Pérsia: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Foram revertidas as edições de 170.245.64.42 (usando Huggle) (3.3.5)
Etiquetas: Huggle Reversão
→‎Guerras: Adição de conteúdo
Etiquetas: Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel
Linha 33: Linha 33:
== Guerras ==
== Guerras ==
Os persas tinham um exército tão poderoso que era conhecido pelos gregos como "Imortais", nomeado assim por conter 10 000 homens e, a cada morto, um outro soldado ocupar o seu lugar. Os persas eram conhecidos também por usarem [[elefante]]s em batalha.
Os persas tinham um exército tão poderoso que era conhecido pelos gregos como "Imortais", nomeado assim por conter 10 000 homens e, a cada morto, um outro soldado ocupar o seu lugar. Os persas eram conhecidos também por usarem [[elefante]]s em batalha.
Outro meio de mobilidade utilizado em larga escala pelos persas, foi as bigas. Poderiam ser divididas em dois grupos, bigas leves (que eram puxadas por 2 animais, geralmente cavalos, levavam apenas uma pessoa) e as bigas pesadas (levavam até 4 pessoas, sua tração era feita por até 4 animais, portavam armas pesadas como lanças, alabardas e foices, eram utilizadas como infantaria, tal como os veículos blindados atuais)


== História ==
== História ==

Revisão das 22h54min de 14 de maio de 2018

 Nota: Para outros significados, veja Pérsia (desambiguação).
O antigo Império Aquemênida em seu auge em 500 a.C.. Até hoje, o Império Aquemênida é considerado um dos maiores de todos os impérios da história

Pérsia (em latim: Persia; em em grego clássico: Περσίς; romaniz.:Persís) é o nome metonímico[1] pelo qual os gregos da Antiguidade designavam o território governado pelos reis aquemênidas, cuja dinastia (c. 550–330 a.C.) marcou o apogeu do império, que, graças às conquistas territoriais empreendidas por Dario I e Xerxes I, tornara-se o maior império do mundo conhecido.

No século III, sob o Império Sassânida, aparece a palavra Ērān (Irã) ou Ērānšahr ("País dos Arianos" ou "País dos Iranianos"). No século VII, após a queda dos Sassânidas, o país volta a ser chamado de "Pérsia", pelos estrangeiros. Essa denominação seria usada até 1934, quando Reza Pálavi, por decreto firmado em 31 de dezembro daquele ano, substitui o nome "Pérsia" por Irã.[2] De fato, o país sempre fora chamado "Irã", pelo seu povo, embora, durante séculos, tivesse sido referido pelos europeus como "Pérsia" (de Pars ou Fars, província no sul do Irã), por influência dos escritos dos historiadores gregos. Mais tarde, em 1959, ambos os nomes passaram a ser admitidos oficialmente pelo governo iraniano,[3][4] embora a denominação "Irã" tenha se tornado a mais usual no Ocidente a partir de 1935.

Atualmente, o termo Pérsia costuma ser reservado ao Império Persa, que foi fundado por um grupo étnico (os persas) a partir da cidade de Ansam, situada na atual província iraniana de Fars. O império foi governado por dinastias sucessivas (persas ou não), que controlavam o planalto Iraniano e os territórios adjacentes.

"Persa" pode, portanto, significar:

Etimologia

Pelo menos desde 600 a.C., o termo Persis era usado pelos gregos para referirem-se à Pérsia/Irã. Persis provém do persa Pars ou Parsa – o nome do clã principal de Ciro e que também deu o nome da região onde habitavam os persas (correspondente, hoje, à moderna província iraniana de Fars). O latim emprestou o termo do grego, transformando-o em Persia, forma adotada pelas diversas línguas europeias.

O povo iraniano, para se referir ao próprio país, usava desde o período sassânida, o termo "Iran", que significa “terra dos arianos”, derivado de Aryanam, forma encontrada em textos persas antigos. No período aquemênida, os persas usavam o termo Parsa.

Em 1935, o Reza Pahlavi solicitou formalmente que a comunidade internacional passasse a empregar o nome nativo do país, Iran (Irã ou Irão, em português). Em 1959, o xá Mohammad Reza Pahlavi anunciou que tanto Pérsia como Irã eram formas corretas de referir-se ao seu país.[5]

Economia

Os persas praticavam a agricultura, a pesca, o artesanato, a metalurgia e a mineração de metais e de pedras muito preciosas. Também eram muito bons no comércio, construíam estradas de pedras, para facilitar o transporte, trocas e como correio. Eram bons também em economia monetária. Dario I criou o dárico, a moeda que foi unificada no vasto Império Aquemênida.

Guerras

Os persas tinham um exército tão poderoso que era conhecido pelos gregos como "Imortais", nomeado assim por conter 10 000 homens e, a cada morto, um outro soldado ocupar o seu lugar. Os persas eram conhecidos também por usarem elefantes em batalha. Outro meio de mobilidade utilizado em larga escala pelos persas, foi as bigas. Poderiam ser divididas em dois grupos, bigas leves (que eram puxadas por 2 animais, geralmente cavalos, levavam apenas uma pessoa) e as bigas pesadas (levavam até 4 pessoas, sua tração era feita por até 4 animais, portavam armas pesadas como lanças, alabardas e foices, eram utilizadas como infantaria, tal como os veículos blindados atuais)

História

História da Pérsia Antiga: Império Aquemênida
Persas e Medos Império Aquemênida
Império Macedônico
*helenístico
Império Selêucida
*helenístico
Reino Greco-Bactriano Império Arsácida
ou Império Parta
Império Cuchana Império Sassânida

Cidades históricas

Ver também

Notas

  1. A região denominada Pars, Pārsa em persa antigo ou Pārs em persa médio, designa um território reduzido à área em torno de Persépolis.
  2. Olivier Pironet (junho de 2007). «Iran : chronologie historique». Le Monde diplomatique 
  3. "Persia or Iran - A Brief History Pre-Twentieth Century". Iransaga.
  4. Iranian.ws, Iranian & Persian Art.
  5. Pejman Akbarzadeh (20 de setembro de 2005). «A Note on the terms "Iran" and "Persia"». Payvand's Iran News. NetNativ. Consultado em 3 de maio de 2007