Estrada de Ferro do Norte: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
feito redirecionamento para Estrada de Ferro Central do Brasil
 
Retirado redirecionamento e adicionado informações sobre o tópico.
Etiqueta: Redirecionamento removido
Linha 1: Linha 1:
{{Info/Ferrovia
#Redirecionamento [[Estrada de Ferro Central do Brasil]]
| nome = Estrada de Ferro do Norte
| mapa = ‎
| legenda_mapa =
| abreviações = EFN
| local_de_operação = [[Estado de São Paulo]]
| ano_inicial = [[1869]]
| ano_final = [[1896]]
| bitola = [[bitola métrica|1,000 m]]
| frota_locomotivas =
| frota_vagões =
| sede = [[São Paulo]], [[Brasil]]
| sucessora = [[Estrada de Ferro Central do Brasil]]
| antecessora =
}}
A '''Estrada de Ferro do Norte''', também chamada de '''E. F. São Paulo ao Rio de Janeiro''', foi uma ferrovia paulista em [[bitola métrica]], construída pela [[Companhia São Paulo e Rio de Janeiro]], ligando a Estação do Norte (ao lado da [[Estação Brás]] da [[São Paulo Railway]] em [[São Paulo (cidade)|São Paulo]]), até a [[Estação Ferroviária de Cachoeira Paulista|Estação Cachoeira]], em [[Cachoeira Paulista]]), onde em 1877, se encontrou com a [[Estrada de Ferro D. Pedro II]], em [[bitola larga]], mas que com baldeação de composições, podia seguir até o [[Rio de Janeiro]]. Em 1896, o trecho com com 231 km de extensão da E. F. do Norte foi incorporado pela Estrada de Ferro D. Pedro II, com o propósito de alargar a bitola e unificar as duas linhas, no que passaria a ser chamado de Ramal de São Paulo<ref>http://www.estacoesferroviarias.com.br/trens_sp_2/efnorte.htm</ref>.

== História ==
Em 1869, foi constituída por fazendeiros do [[ Vale do Paraíba]] a [[Companhia São Paulo e Rio de Janeiro]], para a construção da E. F. do Norte (ou E. F. São Paulo-Rio), que abriu o primeiro trecho, saindo da Estação do Norte, ao lado da [[Estação Brás]] da [[São Paulo Railway]], até a [[Penha (São Paulo)|Penha]], ainda em São Paulo.

Seguiu por [[Mogi das Cruzes]] e [[Guararema]] ate atingir o [[Vale do Paraíba]]. A partir de [[Jacareí]], seguiu pela margem esquerda do [[Rio Paraíba do Sul]], passando por [[São José dos Campos]], [[Taubaté]], [[Pindamonhangaba]] e [[Guaratinguetá]]. Em 12/05/1877, chegou até o Porto de Cachoeira, onde com [[bitola métrica]], encontrou-se com a [[Estrada de Ferro Dom Pedro II]], na estação do povoado Santo Antônio da Cachoeira, (atual [[Cachoeira Paulista]]).

A E. F. Dom Pedro II, que pertencia ao [[Império do Brasil|Governo Imperial]], utilizava a [[bitola larga]] (1,60m) e a [[Estação Ferroviária de Cachoeira Paulista]] era o fim do ramal que vinha do [[Rio de Janeiro]], partindo do tronco em [[Barra do Piraí]], atingindo Cachoeira no terminal navegável do [[Rio Paraíba do Sul]]<ref>http://www.estacoesferroviarias.com.br/c/cachoeira.htm</ref>.

A inauguração oficial do encontro entre as duas ferrovias se deu em 8/7/1877, com festas. Dali, com baldeação de composições por conta da diferença de bitolas, podiam seguir até o Rio de Janeiro.

Em 1889, com a queda do Império, a Estrada de Ferro Dom Pedro II passou a se chamar [[Estrada de Ferro Central do Brasil]].
Na década de 1890, o alto custo dessas baldeações fez com que em 1896, a E. F. Central do Brasil comprasse e incorporasse a já falida E. F. do Norte, com o propósito de alargar a bitola e unificar as duas linhas no chamado Ramal de São Paulo. O primeiro trecho (Cachoeira- [[Taubaté]]) ficou pronto em 1901 e o trecho todo em 1908.

== Ver também ==
*[[Estrada de Ferro Central do Brasil]]

{{Ferrovias Brasileiras}}
{{Ferrovias do Estado de São Paulo}}
{{Tópicos sobre o Império do Brasil}}

[[Categoria:Empresas ferroviárias extintas do Brasil]]
[[Categoria:História do Império do Brasil]]
[[Categoria:História do Brasil Republicano]]
[[Categoria:1877 no Brasil]]

Revisão das 20h21min de 30 de maio de 2018

Estrada de Ferro do Norte
Info/Ferrovia
Informações principais
Sigla ou acrônimo EFN
Área de operação Estado de São Paulo
Tempo de operação 18691896
Sede São Paulo, Brasil
Ferrovia(s) antecessora(s)
Ferrovia(s) sucessora(s)

Estrada de Ferro Central do Brasil
Especificações da ferrovia
Bitola 1,000 m
Diagrama e/ou Mapa da ferrovia

A Estrada de Ferro do Norte, também chamada de E. F. São Paulo ao Rio de Janeiro, foi uma ferrovia paulista em bitola métrica, construída pela Companhia São Paulo e Rio de Janeiro, ligando a Estação do Norte (ao lado da Estação Brás da São Paulo Railway em São Paulo), até a Estação Cachoeira, em Cachoeira Paulista), onde em 1877, se encontrou com a Estrada de Ferro D. Pedro II, em bitola larga, mas que com baldeação de composições, podia seguir até o Rio de Janeiro. Em 1896, o trecho com com 231 km de extensão da E. F. do Norte foi incorporado pela Estrada de Ferro D. Pedro II, com o propósito de alargar a bitola e unificar as duas linhas, no que passaria a ser chamado de Ramal de São Paulo[1].

História

Em 1869, foi constituída por fazendeiros do Vale do Paraíba a Companhia São Paulo e Rio de Janeiro, para a construção da E. F. do Norte (ou E. F. São Paulo-Rio), que abriu o primeiro trecho, saindo da Estação do Norte, ao lado da Estação Brás da São Paulo Railway, até a Penha, ainda em São Paulo.

Seguiu por Mogi das Cruzes e Guararema ate atingir o Vale do Paraíba. A partir de Jacareí, seguiu pela margem esquerda do Rio Paraíba do Sul, passando por São José dos Campos, Taubaté, Pindamonhangaba e Guaratinguetá. Em 12/05/1877, chegou até o Porto de Cachoeira, onde com bitola métrica, encontrou-se com a Estrada de Ferro Dom Pedro II, na estação do povoado Santo Antônio da Cachoeira, (atual Cachoeira Paulista).

A E. F. Dom Pedro II, que pertencia ao Governo Imperial, utilizava a bitola larga (1,60m) e a Estação Ferroviária de Cachoeira Paulista era o fim do ramal que vinha do Rio de Janeiro, partindo do tronco em Barra do Piraí, atingindo Cachoeira no terminal navegável do Rio Paraíba do Sul[2].

A inauguração oficial do encontro entre as duas ferrovias se deu em 8/7/1877, com festas. Dali, com baldeação de composições por conta da diferença de bitolas, podiam seguir até o Rio de Janeiro.

Em 1889, com a queda do Império, a Estrada de Ferro Dom Pedro II passou a se chamar Estrada de Ferro Central do Brasil. Na década de 1890, o alto custo dessas baldeações fez com que em 1896, a E. F. Central do Brasil comprasse e incorporasse a já falida E. F. do Norte, com o propósito de alargar a bitola e unificar as duas linhas no chamado Ramal de São Paulo. O primeiro trecho (Cachoeira- Taubaté) ficou pronto em 1901 e o trecho todo em 1908.

Ver também