Pierre Bouguer: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
-cat
Thijs!bot (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: ru:Бугер, Пьер
Linha 38: Linha 38:
[[fi:Pierre Bouguer]]
[[fi:Pierre Bouguer]]
[[fr:Pierre Bouguer]]
[[fr:Pierre Bouguer]]
[[ru:Бугер, Пьер]]
[[sv:Pierre Bouguer]]
[[sv:Pierre Bouguer]]

Revisão das 00h12min de 8 de março de 2007

Pierre Bouguer
Nascimento 16 de Fevereiro de 1698
Croisic
Morte 15 de Agosto de 1758
Paris
Nacionalidade Francês

Pierre Bouguer (Croisic, 16 de Fevereiro de 1698 - Paris, 15 de Agosto de 1758) foi um matemático, físico e hidrógrafo francês.

Seu pai, Jean Bouguer, um dos melhores hidrógrafos do seu tempo, era professor em Croisic e autor de um tratado sobre navegação. Em 1713, Pierre Bouguer é contratado para suceder a seu pai. Em 1727, é premiado pela Académie des Sciences pela sua apresentação Sur la meilleure manière de former et distribuer les mâts des bateaux (Sobre a melhor forma de distribuir os mastros dos navios) e obtem ainda outros dois prémios pelas suas dissertações Sur la meilleure méthode pour observer l'altitude des étoiles en mer (Sobre o melhor método de observar a altura das estrelas no mar) e Sur la meilleure méthode pour observer la variation de la boussole en mer (Sobre o melhor método de observação da variação da bússola no mar), tendo em conta certas anomalias da força gravítica.

Em 1729, publica Essai d'optique sur la gradation de la lumiére (Ensaio de óptica sobre a gradação da luz), cujo objectivo é a determinação da quantidade de luz perdida quando esta atravessa uma dada distância na atmosfera terrestre. Descobre que a luz solar é cerca de 300 vezes mais intensa que a da Lua. Este ensaio é realmente inovador. Por um lado, é o primeiro registo de medidas fotométricas de luminância, por outro, nele Bouguer demonstra o fenómeno de adaptação do olho à luminosidade determinando um valor relativo (1/64) a partir do qual a distinção entre duas intensidades luminosas diferentes é impossível. Este último trabalho, precede em dois séculos os trabalhos de psicofísica, e um dos fundadores desta disciplina, Ernst Weber utilizará o seu nome para designar a relação entre o limiar de detecção e intensidade: trata-se da relação de Bouguer-Weber.

Em 1730 é nomeado professor de hidrografia em Le Havre e sucede a Pierre Louis Maupertuis como geómetra associado da Académie des Sciences. Foi também o inventor dum heliómetro, mais tarde melhorado por Joseph von Fraunhofer. É eleito para a Académie des Sciences para tomar o lugar de Maupertuis, estabelecendo-se então em Paris.

Em 1735, viaja pelo Perú com Charles Marie de La Condamine e Louis Godin com o propósito de medir um grau do meridiano próximo do equador. Serão necessários dez anos para completar esta tarefa, cujo relato é publicado em 1749 em Détermination de la Figure de la Terre (Determinação da forma da Terra). Durante esta viagem, efectua observações gravimétricas em altitude pondo em evidência a anomalia que tem o seu nome. Em 1746 publica a sua obra-prima Traité du navire (Tratado do navio), a primeira síntese de arquitectura naval onde explica a utilização do metacentro como medida da estabilidade dos navios. Quase todos os seus escritos ulteriores são sobre a teoria de navegação e arquitectura naval.

Na matemática, Pierre Bouguer desenvolveu trabalhos na área das curvas sobre o plano. Introduz em 1734 os símbolos para  maior ou igual  e para  inferior ou igual.

Publicações

  • Entretiens sur la cause de l'inclination des orbites des planètes, où l'on répond à la question proposée par l'Académie royale des sciences (1724)
  • De la mâture des vaisseaux, pièce qui a remporté le prix de l'Académie royale des sciences proposé pour l'année 1727 (1727)
  • Essai d'optique sur la gradation de la lumière (1729)
  • Traité du navire, de sa construction et de ses mouvemens (1746)
  • Nouveau Traité de navigation, contenant la théorie et la pratique du pilotage (1753)
  • La Figure de la terre, déterminée par les observations de Messieurs Bouguer et de La Condamine, envoyés par ordre du Roy au Pérou pour observer aux environs de l'équateur, avec une Relation abrégée de ce voyage qui contient la description du pays dans lequel les opérations ont été faites, par M. Bouguer (1749)
  • De la Manœuvre des vaisseaux, ou Traité de méchanique et de dynamique dans lequel on réduit à des solutions très simples les problèmes de marine les plus difficiles, qui ont pour objet le mouvement du navire (1757)
  • Traité d'optique sur la gradation de la lumière, ouvrage posthume de M. Bouguer (1760)