General de exército: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Marcelo
m Foram revertidas as edições de 177.206.216.14 para a última revisão de 87.11.74.118, de 23h33min de 17 de fevereiro de 2018 (UTC)
Etiqueta: Reversão
Linha 1: Linha 1:
{{AO-pAO|General de exército|general-de-exército}} é Marcelo um título usado em vários países para designar um [[oficial general]], nominalmente, encarregado de comandar um [[exército (unidade)|exército em campanha]]. Nos países onde existe, o posto de general de exército é, normalmente, a maior patente militar em tempo de [[paz]].
{{AO-pAO|General de exército|general-de-exército}} é um título usado em vários países para designar um [[oficial general]], nominalmente, encarregado de comandar um [[exército (unidade)|exército em campanha]]. Nos países onde existe, o posto de general de exército é, normalmente, a maior patente militar em tempo de [[paz]].


Teoricamente, a patente de general de exército seria imediatamente superior à de [[general de corpo de exército]]. No entanto, nos países onde não existe a patente de general de corpo de exército, a patente de general de exército é imediatamente superior à de [[general de divisão]].
Teoricamente, a patente de general de exército seria imediatamente superior à de [[general de corpo de exército]]. No entanto, nos países onde não existe a patente de general de corpo de exército, a patente de general de exército é imediatamente superior à de [[general de divisão]].

Revisão das 17h05min de 18 de julho de 2018

General de exército (pré-AO 1990: general-de-exército) é um título usado em vários países para designar um oficial general, nominalmente, encarregado de comandar um exército em campanha. Nos países onde existe, o posto de general de exército é, normalmente, a maior patente militar em tempo de paz.

Teoricamente, a patente de general de exército seria imediatamente superior à de general de corpo de exército. No entanto, nos países onde não existe a patente de general de corpo de exército, a patente de general de exército é imediatamente superior à de general de divisão.

A patente "general de exército" não deve ser confundida com a patente de "general do Exército", existente em outros países. Esta última patente é equiparada a marechal, nos países que não dispôem desta patente. Enquanto que, teoricamente, um general de exército comandaria apenas um exército individual (grande unidade de campanha, composta por vários corpos de exército), um general do Exército comandaria a totalidade de um exército nacional (todas as forças terrestres de um país).

Insígnias e distintivos de general de exército

Brasil

General de exército (Gen Ex) é o mais alto posto do Exército Brasileiro em tempo de paz. Um general de exército é denominado general de quatro estrelas. Atualmente existem quinze cargos de general de exército no Exército, além de um cargo no Ministério da Defesa. Eventualmente, quando cabe ao Exército o Comando da Escola Superior de Guerra, o cargo também é exercido por um general de exército.

Eles integram, juntamente com o Comandante do Exército, o Alto Comando do Exército, que toma as principais decisões da Força Terrestre. Em tempo de guerra, existe o posto de marechal.

Referências gerais

Ver também

  1. corresponde ao código do OTAN:OF-9.