Psicologia do desenvolvimento: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Etiquetas: Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel
m Foram revertidas as edições de 197.235.35.170 para a última revisão de Editor D.S, de 18h04min de 5 de dezembro de 2017 (UTC)
Etiqueta: Reversão
Linha 1: Linha 1:
{{Psicologia}}
{{Psicologia}}


'''Psicologia do desenvolvimento''' é um dos ramos da psicologia que se dedica ao estudo [[científico]] das mudanças de [[comportamento]] relacionadas à idade durante a [[vida]] de uma pessoa. Este campo examina mudanças através de uma ampla variedade de tópicos, incluindo habilidades motoras, habilidades em solução de problemas, entendimento conceitual, aquisição de [[linguagem]], entendimento da [[moral]] e formação da [[identidade]].
'''Psicologia do desenvolvimento''' é o estudo [[ciência|científico]] das mudanças de [[comportamento]] relacionadas à idade durante a [[vida]] de uma pessoa. Este campo examina mudanças através de uma ampla variedade de tópicos, incluindo habilidades motoras, habilidades em solução de problemas, entendimento conceitual, aquisição de [[linguagem]], entendimento da [[moral]] e formação da [[identidade]].


O estudo científico do [[desenvolvimento humano]] evoluiu de estudos sobre a infância para estudos sobre todos os períodos da vida. O estudo do desenvolvimento humano procura descrever, explicar, prever e modificar o comportamento.
O estudo científico do [[desenvolvimento humano]] evoluiu de estudos sobre a infância para estudos sobre todos os períodos da vida. O estudo do desenvolvimento humano procura descrever, explicar, prever e modificar o comportamento.

Revisão das 18h04min de 24 de julho de 2018

Psicologia do desenvolvimento é o estudo científico das mudanças de comportamento relacionadas à idade durante a vida de uma pessoa. Este campo examina mudanças através de uma ampla variedade de tópicos, incluindo habilidades motoras, habilidades em solução de problemas, entendimento conceitual, aquisição de linguagem, entendimento da moral e formação da identidade.

O estudo científico do desenvolvimento humano evoluiu de estudos sobre a infância para estudos sobre todos os períodos da vida. O estudo do desenvolvimento humano procura descrever, explicar, prever e modificar o comportamento.

Os cientistas do desenvolvimento estudam as mudanças quantitativas e qualitativas e a estabilidade nos domínios físico, cognitivo e psicossocial. O desenvolvimento está sujeito a influências internas e externas, tanto normativas como não normativas. Importantes influências contextuais sobre o desenvolvimento incluem a família, o bairro, a condição socioeconômica, a etnicidade e a cultura.

As perspectivas teóricas sobre o desenvolvimento humano diferem em três aspectos básicos: a importância relativa da hereditariedade e do ambiente, se o desenvolvimento é ativo ou passivo e se ele é contínuo, ou ocorre em estágios.

As teorias do desenvolvimento enquadram-se nas perspectivas psicanalítica, humanista, da aprendizagem, cognitiva, etológica e contextual. Os cientistas utilizam uma variedade de métodos de pesquisa para estudar o desenvolvimento. Os métodos básicos de coleta de dados incluem relatos pessoais, testes e observação. Os modelos básicos de pesquisa incluem os estudos de caso, os estudos etnográficos, os estudos correlacionais e os experimentos. Os modelos mais comuns de pesquisa sobre desenvolvimento são longitudinais e transversais.

Teorias e teóricos

Mãe Uaiana com seu filho

Bibliografia

PAPALIA, Diane E.; FELDMAN, Ruth D. & OLDS, Sally W. Desenvolvimento Humano. 8ª ed. Porto Alegre, Artmed, 2006. ISBN 0-07-232139-3

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre psicologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.