Saltar para o conteúdo

Diferenças entre edições de "Pedro Miguel de Almeida Portugal e Vasconcelos"

m
sem resumo de edição
m (manutencao)
m
Foi indicado pela Coroa de Portugal como terceiro governador da [[Capitania de São Paulo e Minas de Ouro]] (''Real Capitania das Minas de Ouro e dos Campos Gerais dos Cataguases''), visando manter a ordem entre os mineiros da região e garantir as rendas da Coroa.
 
Chegou ao Brasil em Julho de 1717, desembarcando no [[Rio de Janeiro (cidade)|Rio de Janeiro]], onde permaneceu por alguns dias, seguindo viagem por mar até [[Santos]] e depois por terra até [[São Paulo (cidade)|São Paulo]], onde tomou posse da Capitania a 4 de Setembro, em cerimônia na Igreja do Carmo. No final desse mês iniciou visita de inspeção às Minas Gerais, residindo na cidade de [[Mariana]].
 
Uma de suas ações mais conhecidas na [[história do Brasil]] foi a repressão praticada contra a '''Sedição de Vila Rica''', popularmente conhecida como [[Revolta de Felipe dos Santos]] (1720), onde, após ter simulado concordar com as reivindicações estabelecendo a paz com os revoltosos, ordenou às suas tropas a invasão do arraial, tendo feito deter os cabeças. [[Felipe dos Santos]] foi executado sumariamente.
13

edições