Valsa: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Desfeita a edição 52906733 de 167.249.64.76
Etiqueta: Desfazer
Linha 40: Linha 40:
[[hr:Engleski valcer]]
[[hr:Engleski valcer]]
[[sk:Anglický valčík]]
[[sk:Anglický valčík]]

A valsa é uma dança mais avançada , pois a dança é muito dificil. A valsa é muito prática e muito especial, então agradeço a todos que leram até aqui.

Revisão das 22h50min de 14 de agosto de 2018

Valsa

Valsa (do alemão Walzer) é um gênero musical de compasso ternário, ou então binário composto (embora muitas vezes, para facilitar a leitura, seja escrita em compasso ternário). As valsas foram muito tocadas nos salões vienenses e muito dançadas pela elite da época.[1] A valsa surgiu na Áustria e na Alemanha.

Durante meados do século XIX, a allemande, muito popular na França, já antecipava, em alguns aspectos da valsa. Carl Maria von Weber, com as suas Douze Allemandes, e, mais especificamente, com o Convite à dança (também conhecido por Convite à valsa), de 1747, pode ser considerado o pai do gênero.[carece de fontes?]

Os compositores mais famosos do estilo são os membros da família Strauss, Josef e Johann Strauss. O estilo foi depois reinterpretado por compositores como Frédéric Chopin, Johannes Brahms e Maurice Ravel. Johann Strauss II compôs mais de duzentas valsas tornou-se logo uma dança independente com contato mais próximo entre os parceiros. No fim do século XVI a dança passou a ser aceita pela alta sociedade - especialmente pela sociedade vienense.[2].

Valsa no Brasil

A valsa chegou ao Brasil com a transferência da corte portuguesa ao país, em 1808. A música foi apresentada em salões onde a elite do Rio de Janeiro dançava.[3] Depois chegou outro gênero musical, a polca, em 1845. Ao longo da segunda metade do século XIX, a valsa continuou a ter grande aceitação e foi, nas palavras do estudioso José Ramos Tinhorão, "um dos únicos espaços públicos de aproximação que a época oferecia a namorados e amantes ".

Entre os músicos brasileiros que fizeram obras neste gênero estão os compositores Villa Lobos, Carlos Gomes e Ernesto Nazaré, Chiquinha Gonzaga.

Tradição

As valsas são muito utilizadas em bailes de debutantes e casamentos, e formaturas.

Valsas

Referências

  1. Tipos de Dança edukbr.
  2. Valsa, Dança de Salão Cultura Mix.
  3. A valsa brasileira Samba Choro. (Maio, 2003).

Ligações externas

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Valsa
Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

A valsa é uma dança mais avançada , pois a dança é muito dificil. A valsa é muito prática e muito especial, então agradeço a todos que leram até aqui.