Honório Gurgel (bairro do Rio de Janeiro): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Etiquetas: Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel
Linha 15: Linha 15:
| região_administrativa = [[Regiões administrativas do Rio de Janeiro|XV R.A.(Madureira)]]
| região_administrativa = [[Regiões administrativas do Rio de Janeiro|XV R.A.(Madureira)]]
}}
}}
'''Honório Gurgel''' é um bairro tipicamente residencial, localizado na [[Zona Norte (Rio de Janeiro)|Zona Norte]] do [[Rio de Janeiro (cidade)|Rio de Janeiro]], que surgiu após a implantação da [[linha férrea]] na região, em [[1892]]. A estação ferroviária surgiu em [[1895]], com o nome Muguengue — em alusão a um dos vários [[rio]]s que cortam a região. Em [[1905]] teve seu nome alterado para [[Honório Gurgel]], em homenagem ao prefeito do Rio de Janeiro à época, e também herdeiro das terras onde a estação fora instalada.
'''Honório Gurgel''' é o bairro da Anitta, onde ela ja viveu muito perrengue. Localizado na [[Zona Norte (Rio de Janeiro)|Zona Norte]] do [[Rio de Janeiro (cidade)|Rio de Janeiro]], que surgiu após a implantação da [[linha férrea]] na região, em [[1892]]. A estação ferroviária surgiu em [[1895]], com o nome Muguengue — em alusão a um dos vários [[rio]]s que cortam a região. Em [[1905]] teve seu nome alterado para [[Honório Gurgel]], em homenagem ao prefeito do Rio de Janeiro à época, e também herdeiro das terras onde a estação fora instalada.


Vizinho de [[Rocha Miranda]], [[Marechal Hermes]], [[Bento Ribeiro (bairro do Rio de Janeiro)|Bento Ribeiro]], [[Coelho Neto (bairro do Rio de Janeiro)|Coelho Neto]], [[Guadalupe (bairro do Rio de Janeiro)|Guadalupe]] e [[Barros Filho]], esse [[bairro]] [[carioca]] já abrigou [[engenho]]s de [[cana-de-açúcar]] na época [[Império do Brasil|Imperial]].  
Vizinho de [[Rocha Miranda]], [[Marechal Hermes]], [[Bento Ribeiro (bairro do Rio de Janeiro)|Bento Ribeiro]], [[Coelho Neto (bairro do Rio de Janeiro)|Coelho Neto]], [[Guadalupe (bairro do Rio de Janeiro)|Guadalupe]] e [[Barros Filho]], esse [[bairro]] [[carioca]] já abrigou [[engenho]]s de [[cana-de-açúcar]] na época [[Império do Brasil|Imperial]].  

Revisão das 18h51min de 2 de setembro de 2018

Honório Gurgel
Bairro do Rio de Janeiro
Área 137,48 ha (em 2003)
Fundação 23 de julho de 1981
IDH 0,804[1](em 2000)
Habitantes 21 989 (em 2010)[2]
Domicílios 7 948 (em 2010)
Limites Barros Filho, Coelho Neto,
Rocha Miranda, Bento Ribeiro,
Marechal Hermes e Guadalupe
[3]
Distrito Madureira
Região Administrativa XV R.A.(Madureira)
Mapa

Honório Gurgel é o bairro da Anitta, onde ela ja viveu muito perrengue. Localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro, que surgiu após a implantação da linha férrea na região, em 1892. A estação ferroviária surgiu em 1895, com o nome Muguengue — em alusão a um dos vários rios que cortam a região. Em 1905 teve seu nome alterado para Honório Gurgel, em homenagem ao prefeito do Rio de Janeiro à época, e também herdeiro das terras onde a estação fora instalada.

Vizinho de Rocha Miranda, Marechal Hermes, Bento Ribeiro, Coelho Neto, Guadalupe e Barros Filho, esse bairro carioca já abrigou engenhos de cana-de-açúcar na época Imperial.  

História

Estação de trem de Honório Gurgel.

Região próxima ao Engenho Boa Esperança que, com a inauguração da Estrada de Ferro Melhoramentos do Brasil (depois linha auxiliar), em 1892, passou a abrigar a Estação de Munguengue, inaugurada em 1 de novembro de 1895, de onde saía um ramal de 3,02 Km para Sapopemba (atual Deodoro). A estação teve a denominação alterada para Honório Gurgel em homenagem ao Tenente Honório Gurgel do Amaral, vereador, cujo pai possuía fazenda em Irajá. Em Honório Gurgel existiam engenhos, olarias e carvoarias, com caminhos dando acesso a Madureira, o principal deles a estrada Tavares Guerra (atual rua Conselheiro Galvão). Posteriormente, foi implantada a faixa da linha de transmissão elétrica da LIGHT, antes ocupada por lavouras que deram espaço ao atual Parque Madureira.

O bairro é predominante residencial, contudo apresenta considerável número de indústrias pertencentes do Distrito Industrial da Fazenda Botafogo. Uma das primeiras indústrias da região é a ArmcoStaco, inaugurada em 1958.

Uma das moradoras famosas de Honório Gurgel foi a cantora Anitta,[4] bairro que foi retratado no livro “A vida e o sonho — Memórias afetivas sobre o bairro Honório Gurgel”, de Zuleika Sant’Anna.[5]

IAPI de Honório Gurgel

Originalmente Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Industriários, o conjunto habitacional foi inaugurado em 1945[5] durante o governo do presidente Getúlio Vargas, grande impulsionador do processo de ocupação do bairro. Com uma arquitetura funcional, apresenta uma divisão em blocos de apartamentos e casas geminadas, privilegiando áreas de convívio coletivo, como a praça central.

Referências

  1. Tabela 1172 - Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH), por ordem de IDH, segundo os bairros ou grupo de bairros - 2000
  2. Dados
  3. Bairros do Rio
  4. Ana Cora Lima (26 de março de 2018). «Show da poderosa». Uol. Consultado em 8 de maio de 2018 
  5. a b Leonardo Cazes. «O lado bucólico de Honório Gurgel». O Globo. Consultado em 8 de maio de 2018 

Ligações externas


Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Categoria no Commons