Isótopo: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
conashh
nada de jeito
Etiquetas: Possível resumo indevido Editor Visual
Linha 2: Linha 2:
{{Reciclagem|data=dezembro de 2012}}
{{Reciclagem|data=dezembro de 2012}}
[[File:Hidrogeno isotopo.jpg|thumb|300px|Os três isótopos do [[hidrogénio]]]]
[[File:Hidrogeno isotopo.jpg|thumb|300px|Os três isótopos do [[hidrogénio]]]]
'''Isótopos''' são conash variantes de um [[elemento químico]]. Enquanto todos os isótopos de um dado elemento compartilham o mesmo número de [[próton]]s, cada isótopo difere dos outros em seu número de [[nêutron]]s. O termo isótopo é formado a partir das raízes gregas isos (ἴσος "igual") e Topos ("lugar" τόπος). Assim: "o mesmo lugar", significando que diferentes isótopos de um único elemento ocupam a mesma posição na [[tabela periódica]]. O número de prótons dentro do núcleo do átomo identifica unicamente um elemento, mas um determinado elemento pode, em princípio, ter qualquer número de nêutrons. O número de núcleons (soma de prótons e nêutrons) no núcleo é o número de massa, e cada isótopo de um determinado elemento tem um número de massa diferente. A diferença nos pesos atómicos resulta de diferenças no número de nêutrons nos núcleos atómicos, ou seja, os isótopos são átomos que possuem a mesma quantidade de prótons, mas não a mesma de nêutrons. Ex.: O átomo de [[hidrogênio]] possui três formas de isótopos: o [[prótio]] (1 próton sem nêutron) o [[deutério]] (1 próton e 1 nêutron) e o [[trítio]] (1 próton e 2 nêutrons). <ref>I. KAPLAN, Nuclear Physics, Addison-Wesley Publishing Company Inc., Reading, 1977.</ref> O carbono-12, carbono-13 e carbono-14 são três isótopos do elemento carbono com os números de massa 12, 13 e 14, respectivamente. O número atômico do carbono é 6 (= número de prótons no núcleo), o que significa que cada átomo de carbono tem 6 prótons, de modo que os números de nêutrons destes isótopos são 6, 7 e 8, respectivamente.
'''Isótopos''' são, variantes de um [[elemento químico]]. Enquanto todos os isótopos de um dado elemento compartilham o mesmo número de [[próton]]s, cada isótopo difere dos outros em seu número de [[nêutron]]s. O termo isótopo é formado a partir das raízes gregas isos (ἴσος "igual") e Topos ("lugar" τόπος). Assim: "o mesmo lugar", significando que diferentes isótopos de um único elemento ocupam a mesma posição na [[tabela periódica]]. O número de prótons dentro do núcleo do átomo identifica unicamente um elemento, mas um determinado elemento pode, em princípio, ter qualquer número de nêutrons. O número de núcleons (soma de prótons e nêutrons) no núcleo é o número de massa, e cada isótopo de um determinado elemento tem um número de massa diferente. A diferença nos pesos atómicos resulta de diferenças no número de nêutrons nos núcleos atómicos, ou seja, os isótopos são átomos que possuem a mesma quantidade de prótons, mas não a mesma de nêutrons. Ex.: O átomo de [[hidrogênio]] possui três formas de isótopos: o [[prótio]] (1 próton sem nêutron) o [[deutério]] (1 próton e 1 nêutron) e o [[trítio]] (1 próton e 2 nêutrons). <ref>I. KAPLAN, Nuclear Physics, Addison-Wesley Publishing Company Inc., Reading, 1977.</ref> O carbono-12, carbono-13 e carbono-14 são três isótopos do elemento carbono com os números de massa 12, 13 e 14, respectivamente. O número atômico do carbono é 6 (= número de prótons no núcleo), o que significa que cada átomo de carbono tem 6 prótons, de modo que os números de nêutrons destes isótopos são 6, 7 e 8, respectivamente.


Na [[nomenclatura]] científica, os isótopos são designados pelo nome do elemento seguido por um hífen e pelo número de núcleons (prótons e nêutrons) no núcleo atómico (ex: [[ferro]]-57, [[urânio]]-238, [[hélio]]-3).
Na [[nomenclatura]] científica, os isótopos são designados pelo nome do elemento seguido por um hífen e pelo número de núcleons (prótons e nêutrons) no núcleo atómico (ex: [[ferro]]-57, [[urânio]]-238, [[hélio]]-3).

Revisão das 21h54min de 8 de outubro de 2018

Os três isótopos do hidrogénio

Isótopos são, variantes de um elemento químico. Enquanto todos os isótopos de um dado elemento compartilham o mesmo número de prótons, cada isótopo difere dos outros em seu número de nêutrons. O termo isótopo é formado a partir das raízes gregas isos (ἴσος "igual") e Topos ("lugar" τόπος). Assim: "o mesmo lugar", significando que diferentes isótopos de um único elemento ocupam a mesma posição na tabela periódica. O número de prótons dentro do núcleo do átomo identifica unicamente um elemento, mas um determinado elemento pode, em princípio, ter qualquer número de nêutrons. O número de núcleons (soma de prótons e nêutrons) no núcleo é o número de massa, e cada isótopo de um determinado elemento tem um número de massa diferente. A diferença nos pesos atómicos resulta de diferenças no número de nêutrons nos núcleos atómicos, ou seja, os isótopos são átomos que possuem a mesma quantidade de prótons, mas não a mesma de nêutrons. Ex.: O átomo de hidrogênio possui três formas de isótopos: o prótio (1 próton sem nêutron) o deutério (1 próton e 1 nêutron) e o trítio (1 próton e 2 nêutrons). [1] O carbono-12, carbono-13 e carbono-14 são três isótopos do elemento carbono com os números de massa 12, 13 e 14, respectivamente. O número atômico do carbono é 6 (= número de prótons no núcleo), o que significa que cada átomo de carbono tem 6 prótons, de modo que os números de nêutrons destes isótopos são 6, 7 e 8, respectivamente.

Na nomenclatura científica, os isótopos são designados pelo nome do elemento seguido por um hífen e pelo número de núcleons (prótons e nêutrons) no núcleo atómico (ex: ferro-57, urânio-238, hélio-3). Na forma simbólica, o número de núcleons é escrito como um prefixo subido do símbolo químico (ex: 57Fe, 238U, ³He).

Existem 339 isótopos naturais na Terra.[2] E mais de 3100 são conhecidos.[3]

Ver também

Referências

  1. I. KAPLAN, Nuclear Physics, Addison-Wesley Publishing Company Inc., Reading, 1977.
  2. «Radioactives Missing From The Earth» 
  3. «NuDat 2 Description» 

Ligações externas