Vila Buarque: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Foram revertidas as edições de 179.208.218.231 para a última revisão de Danilo.dpa, de 20h12min de 26 de abril de 2017 (UTC)
Etiqueta: Reversão
Introdução do Sebo e Editora Clepsidra entre os locais notáveis do bairro.
Etiquetas: Editor Visual Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel
Linha 21: Linha 21:
É o bairro onde se localizam a [[Santa Casa de Misericórdia de São Paulo]] e a [[Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo]].
É o bairro onde se localizam a [[Santa Casa de Misericórdia de São Paulo]] e a [[Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo]].


Também estão localizados na Vila Buarque a [[Escola da Cidade]], o [[Serviço Social do Comércio|SESC Consolação]], o [[Centro Universitário Maria Antônia]] (no antigo prédio da [[Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo|FFCL-USP]]), a [[Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo]], o [[Teatro Aliança Francesa]], a sede do [[IAB]], a [[Biblioteca Monteiro Lobato]] e o escritório do [[arquiteto]] [[Paulo Mendes da Rocha]], vencedor do [[Pritzker]] 2006.<ref name="Arquiamigos">http://www.arquiamigos.org.br/info/info16/i-estudos.htm</ref>
Também estão localizados na Vila Buarque a [[Escola da Cidade]], o [[Serviço Social do Comércio|SESC Consolação]], o [[Centro Universitário Maria Antônia]] (no antigo prédio da [[Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo|FFCL-USP]]), a [[Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo]], o [[Teatro Aliança Francesa]], a sede do [[IAB]], o Sebo e Editora Clepsidra, a [[Biblioteca Monteiro Lobato]] e o escritório do [[arquiteto]] [[Paulo Mendes da Rocha]], vencedor do [[Pritzker]] 2006.<ref name="Arquiamigos">http://www.arquiamigos.org.br/info/info16/i-estudos.htm</ref>


== História ==
== História ==

Revisão das 17h10min de 9 de outubro de 2018

Vila Buarque
Bairro de São Paulo
Distrito Consolação e República
Subprefeitura
Região Administrativa Centro
Mapa

Vila Buarque é um bairro de São Paulo localizado parte no distrito da República, parte no distrito da Consolação na região central da capital paulista. É administrado pela Prefeitura Regional da Sé.

Logradouros: ruas Maria Antônia, Major Sertório, General Jardim, Marquês de Itu, Dr. Vila Nova, Dr. Cesário Motta Júnior, Cunha Horta, Maria Borba, Amaral Gurgel, Rego Freitas, Bento Freitas, Santa Isabel e praça Rotary.

É o bairro onde se localizam a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Também estão localizados na Vila Buarque a Escola da Cidade, o SESC Consolação, o Centro Universitário Maria Antônia (no antigo prédio da FFCL-USP), a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, o Teatro Aliança Francesa, a sede do IAB, o Sebo e Editora Clepsidra, a Biblioteca Monteiro Lobato e o escritório do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, vencedor do Pritzker 2006.[1]

História

Visão aérea do complexo da Santa Casa de São Paulo.

A região que forma atualmente a Vila Buarque constituía uma Chácara, primeiro pertencente ao marechal José Toledo de Arouche Rendon[2] e mais tarde ao Senador Antônio Pinto do Rego Freitas. Em 1894, os herdeiros do mesmo a venderam para a Empresa de Obras do Brasil, cujos proprietários eram o engenheiro de obras Manuel Buarque de Macedo e o Senador Rodolfo Miranda, que arruaram a chácara.

O desenvolvimento do bairro e de outros adjacentes, como Santa Cecília e Higienópolis, foi fruto do processo migratório das classes mais abastadas, que começavam a sair do centro da cidade ou até mesmo do isolamento das fazendas. Até a década de 1940, a região possuía espaçosas casas, que depois deram lugar a edifícios de classe média. A partir de 1960 o bairro cresceu, ganhando também diversas boates.

Cortada pelo Minhocão, a Vila Buarque sofreu com a degradação do centro de São Paulo na década de 1970. Atualmente, porém, passa por processo de recuperação, ganhando ares culturais e boêmios.

Ver também

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia do estado de São Paulo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.