Jogos de Guerra: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m
Linha 99: Linha 99:
{{esboço-filme-eua}}
{{esboço-filme-eua}}
{{controlo de autoria}}
{{controlo de autoria}}
{{DEFAULTSORT:WarGames 1983}}
{{DEFAULTSORT:Jogos Guerra 1983}}
[[Categoria:Filmes dos Estados Unidos de 1983]]
[[Categoria:Filmes dos Estados Unidos de 1983]]
[[Categoria:Filmes sobre armas e guerras nucleares]]
[[Categoria:Filmes sobre armas e guerras nucleares]]

Revisão das 19h52min de 12 de outubro de 2018

 Nota: ""WarGames"" redireciona para este artigo. Para o jogo de tabuleiro, veja WarGame.
WarGames
Jogos de Guerra (PRT/BRA)
 Estados Unidos
 Austrália
1983 •  cor •  114 min 
Gênero filme de drama
filmes de ação
filmes de suspense
Direção John Badham
Roteiro Lawrence Lasker
Walter F. Parkes
Elenco Matthew Broderick
Dabney Coleman
John Wood
Ally Sheedy
Idioma língua inglesa
Orçamento US$ 12 milhões
Receita US$ 79,6 milhões

Jogos de Guerra[1][2] (em inglês: WarGames) é um filme de ficção científica de 1983 escrito por Lawrence Lasker e Walter F. Parkes, com direção de John Badham[3].

A produção é estrelado por Matthew Broderick, em sua primeira atuação no cinema, além de Ally Sheedy, Dabney Coleman, entre outros.

Enredo

Predefinição:Revelações sobre o enredo No início do filme, a tripulação encarregada dos mísseis de combate de uma desolada base da Força Aérea norte-americana recebe ordens para lançar um ataque rumo à União Soviética. O comandante dos mísseis de combate dessa tripulação (representado por John Spencer), insiste aos berros uma verificação, enquanto uma alta-patente (Michael Madsen) aponta-lhe uma arma para coagí-lo a seguir as ordens. No fim, parece que o MCCC (Missile Combat Crew Commander, o comandante da referida divisão bélica) não consegue ativar a chave de lançamento, o que quer dizer que os dez ICBMs sob seu controle não foram lançados.

Logo é revelado que as ordens eram parte de um teste psicológico maior, designado para constatar quantas equipes do comando de mísseis de ataque norte-americano realmente "apertariam o botão" quando uma ordem de lançamento fosse dada. Vinte e dois porcento das equipes dessa divisão de mísseis de ataque dos Estados Unidos falharam durante o exercício em questão.

No Quartel General do NORAD, no Complexo da Montanha Cheyenne, o expert em computadores John McKittrick pontua que há uma taxa de vinte e dois porcento de ineficácia no sistema de ataques, taxa por ele considerada inaceitavelmente alta. McKittrick argumenta que um computador chamado WOPR deveria ser colocado no controle dos silos de lançamento, e deixar os homens "fora da jogada". Sob as objeções do General Beringer, os congressistas retornam a Washington e recomendam a mudança assim mesmo. O Congresso norte-americano aprova a substituição, e a mudança é então implementada; os terminais de lançamento são convertidos, e as ligações eletrônicas são estabelecidas entre cada silo e o Quartel General do NORAD em Colorado Springs.

Enquanto isso, David Lightman(Broderick), um hacker da escola secundária, é introduzido. Percebe-se que ele está sempre disposto a se beneficiar, valendo-se de meios "não-ortodoxos", de novos lançamentos de jogos, prática também aparentemente utilizada na escola, onde a segurança das redes parece lhe ser ainda mais débil. Ele causa uma interrupção de uma aula, o que lhe rende uma "visitinha" à sala do diretor. Enquanto espera pelo diretor, ele verifica a gaveta do mesmo, onde encontra as senhas atualizadas para o sistema de computadores da escola. Depois desse dia David e sua colega de classe Jennifer Mack vão até a casa dele juntos e David a apresenta ao hobby dos computadores. Equipado com um IMSAI, microcomputador da safra dos anos 70, completo com drive de disco de 8 polegadas e modem(conectado ao telefone por um acoplador acústico), ele disca para o computador da escola e usa a senha que encontrou para alterar sua nota de Ciências de um F para um C. Então ele oferece a Jennifer a oportunidade de mudar suas notas também, e de fato ela aceita, mas retrocede sua nota para F novamente, por pedido dela.

David mais tarde fica empolgado com alguns novos jogos de computador e decide por não esperar que eles lhe sejam "formalmente" apresentados nas lojas. De posse de um software roteador raro em computadores caseiros naquela época, ele usa sua esperteza: entra em contato com a Diretoria de Assistência para a companhia produtora dos jogos e inquire sobre outros prefixos para aquela localidade(no contexto contemporâneo ao filme, essa "discagem" era o equivalente ao acesso de uma página de qualquer browser atual, mas sem uma interface gráfica), que eram quatro, e solicita a seu computador o tracejamento com posterior discagem de todos os 40.000 números com aquele código de área, à procura de tons de modem(que evidenciariam um computador ao qual ele poideria se conectar), uma prática tipicamente conhecida como "guerra de discagem". Ele intentava "neutralizar" os registros de chamada, para que não aparecessem, ao preço de uma pequena fortuna, na conta telefônica de seu pai.

Quando Jennifer está indo embora para casa (ela diz a David que decidiu deixá-lo mudar sua nota, ao que ouve dele que já a havia mudado para um A), David checa alguns outros números, e encontra algo interessante dentre eles. O primeiro é de um banco, e ele reflete, "É bom anotar isso; pode vir a calhar". O próximo é de uma agência de viagens, no qual agenda uma viagem à Paris para Jennifer e para si, embora seja inútil se não for paga (ele faz isso mais para impressioná-la). Ele tenta um outro número que o concede acesso a uma tela de login sem nenhuma outra identificação especial. Ele tenta vários comandos e é repetidamente desconectado. Finalmente ele decide digitar simplesmente "listar jogos", ao que lhe é mostrada uma lista com vários jogos. Por essa razão David acredita que encontrou a companhia de jogos que procurava. David a imprime e leva a um seu amigo nerd para pedir um conselho, com o qual aprende sobre as "portas-de-fundo" (backdoors) da informática. Ele também o aconselha a investigar o programador do sistema, cujo nome é revelado pelo nome do primeiro jogo, intitulado "Falken´s Maze" (O Labirinto de Falken). David pesquisa sobre um outrora famoso Professor Stephen W. Falken, sobre o qual descobre ser titular da autoria do software que coordena as ações do WOPR, e encontra ainda mais sobre ele, inclusive que sua esposa e filho (chamado Joshua) se foram em um acidente automobilístico. David tenta ganhar acesso àquele sistema inominado novamente, na presença de Jennifer, e dessa vez a senha "Joshua" o permite ter acesso a um ignoto computador. Ele é permitido adentrar o sistema com a frase de boas-vindas "Saudações, Professor Falken".

David, com a impressão de ter ganho acesso ao banco de dados de uma empresa fabricante de jogos, e inadvertido do real uso da máquina que invadira, descobre o que ele acredita ser um jogo de simulação estratégica chamado "Guerra Termonuclear Global" e começa a "jogar", pelo lado da União Soviética.Sem seu conhecimento, o WOPR inicia os preparativos para um ataque real contra a URSS. No QG do NORAD, todos repentinamente ficam alertas para um aviso de mísseis soviéticos se aproximando. David e sua namorada se divertem um bocado designando como alvos grandes cidades norte-americanas, até que sua mãe o chama a descer, ao que desliga seu computador, e o WOPR pára a simulação.

Ainda naquele dia, David e Jennifer ficam chocados ao ver em um noticiário um alerta momentâneo no NORAD. Ele fica muito tenso por suas atividades ilícitas e começa a dispor de todos os materiais que se relacionassem de alguma forma ao nome de Falken. Enquanto fazia isso o computador, com a personalidade de "Joshua"(uma IA capaz de aprender por si; seu "conhecimento" de então equivalia ao de uma criança de 7 anos, como o filho de Falken, Joshua), liga de volta para conectar com seu computador. David aprende, ao conversar com Joshua, que a simulação, uma vez iniciada, continua sendo executada automaticamnete, até que o "objetivo primário" é "vencer o jogo". Ele desconecta sua linha telefônica.

David depois é preso ao sair de uma sucursal das 7-Eleven, levado ao comando do NORAD e interrogado. Ele aprende que John McKittrick foi um assistente de Stephen Falken no passado, e também lhe é explicado o método de avaliação DEFCON (de defense condition, condição de defesa, pelo qual as forças armadas norte-americanas mensuram seu status de segurança exterior). McKittrick pergunta David com quem ele iria para Paris (se referindo às passagens de avião não-utilizadas), achando que David pudesse estar trabalhando com alguém mais para facilitar suas atividades. McKittrick é requisitado em outra partição daquela instalação militar, e David usa o computador de McKittrick para continuar sua conversação com Joshua. Fica sabendo que Stephen Falken recentemente adquirira um cognome de Robert Hume, e que possui um "endereço secreto" na Ilha Goose, no Oregon. A secretária de McKittrick o vê operando o computador e chama a segurança.David tenta explicar o que aprendera ao senhor McKittrick, em vão, pois seus argumentos são ignorados.Ele é levado sob custódia e confinado na enfermaria médica.

David encontra um mini-gravador cassete usado pelos médicos, e o liga, por conectores, ao painel de controle da porta eletrônica que o mantém recluso. Então engana seus vigias, alegando estar necessitando ir ao banheiro, e, quando a porta é aberta, armazena no gravador o código sonoro DTMF, que destranca a porta, e depois declara que só queria falar com McKittrick. O guarda fecha a porta novamente. David reproduz o padrão sonoro armazenado e consegue abrir a porta, então foge enquanto a atenção do único guarda que então lhe supervisionava estava voltada para a atendente do centro médico, mas não o faz sem antes alterar a senha de abertura da porta.David se arrasta pelos dutos de ar enquanto o FBI se dirige à cela onde estava, e logo ao chegarem percebem a impossibilidade de se abrir a porta. David consegue fugir se misturando a um grupo de visitantes que naquele momento visitava as instalações do NORAD, embarcando no respectivo ônibus desse grupo.

Depois de percorrer uma certa distância, ele liga para Jennifer de um telefone público (sem moedas nos bolsos, faz uma "ligação-direta" para poder usá-lo sem dinheiro) e pede-a para que compre uma passagem aérea, e logo depois é surpreendido por ela no aeroporto, e juntos vão para o Oregon, onde procuram pelo Professor Falken. Falken tenta persuadí-los que um holocausto nuclear é agora inevitável, e logo em seguida fala de toda a futilidade da humanidade. Ele propõe que passem a noite consigo, uma vez que os dois perderam a última balsa, mas David e Jennifer deixam a casa.David avidamente procura por um barco que possa usar para voltar para o continente, mas não consegue. Ele e Jennifer compartilham um momento sentimental, quando David tristemente desejava não querer ter chegado a tal situação. Sem saberem, Falken muda de ideia e decide ajudá-los, e solicita um helicóptero militar, o qual os dois acham ser as autoridades tentando pegá-los; mas Falken acaba por oferecê-los uma carona. Então seguem para o Colorado, onde, ao chegarem às instalações militares, percebem o clima de tensão pré-guerra que se manifesta por lá. Chegam bem a tempo para tomar parte nos esforços para tentar convencer Joshua a não finalizar o jogo da Guerra Termonuclear Global. Tão-logo chegaram, Berringer aprontou bombardeiros, para o caso de Joshua ser bem-sucedido em lançar os ICBMs norte-americanos. Falken fala com o General Berringer e tenta convencê-lo de que a guerra não pode ser real porque seria um absurdo. Berringer continua incerto de acreditar no que ouve, mas mantém a ordem de pré-retaliação. Há um momento de ansiedade da espera pelo impacto dos mísseis soviéticos em várias bases dos Estados Unidos. Quando é noticiado de que nada de fato acontecera, todos acreditam que realmente a guerra era somente uma simulação.

Joshua tem outras ideias. Ele inicia um ataque de força-bruta sobre os códigos de lançamento automático de mísseis. É calculado que não há tempo suficiente para desconectar os mísseis do sistema, isso porque eles poderiam simplesmente ser lançados de qualquer maneira, como resposta a uma percepção equivocada da destruição do NORAD. Falken e David tentam entrar no WOPR para abortar a simulação, mas seu acesso é negado toda vez que tentam interromper o andamento do jogo. Falken descobre que sua senha. "Joshua", foi removida do sistema. Contudo, por optar por "Jogo-da-velha" na tela de login, lhe é permitido acessar o jogo. David começa a jogar contra o computador. Eles reiniciam com zero jogadores e o sistema "cai", por jogar repetidamente contra si próprio. Joshua aprende rapidamente, não por sua consciência, como um ser humano, mas por notar que não há razões probabilísticas positivas para se iniciar uma guerra, somente há perdas, e, por essa constatação da futilidade das guerras, destrava os códigos de lançamento.Joshua prossegue em sua análise de simulação do que um ataque bem-sucedido teria provocado, em termos probabilísticos, que mostra no monitor:

  • EUA atacam primeiro. Vencedor: nenhum.
  • URSS ataca primeiro. Vencedor: nenhum.
  • China ataca primeiro. Vencedor: nenhum.
  • China-EUA contra URSS. Vencedor: nenhum.
  • China-URSS contra EUA. Vencedor: nenhum.
  • India (aliado da URSS) contra Paquistão (aliado dos EUA). Vencedor: nenhum.
  • Israel contra os Estados Árabes. Vencedor: nenhum.

Depois de cerca de cem cenários de simulação bélica, envolvendo até mesmo os menores pares de possibilidades beligerantes, cada um deles termina do mesmo modo-os maiores poderes vão em auxílio a seus aliados, e as duas superpotências atacam umas às outras. Tanto numa abordagem como noutra, o resultado final concede a vitória a nenhum dos lados. E as simulações passam a ser executadas mais e mais rapidamente, tanto que fogem à captação visual.

No fim, parece que o WOPR/Joshua aprendeu o significado da frivolidade da guerra, após aprender a insignificância de algumas ações, após jogar o jogo-da-velha (todos sabem que a lógica funcional do jogo-da-velha é que ao fim do jogo, se jogado com consideração, não haverá vencedores; é um jogo, por essência, fútil) incansavelmente contra si próprio. A constatação final de WOPR/Joshua é que "a única vitória reside no ato de não jogar". Há um intenso regozijo de alívio na sala de operações. Predefinição:Spoiler-fim

Elenco

Principais prêmios e indicações

Oscar 1984 (EUA)

  • Indicado nas categorias de Melhor Fotografia, Melhor Som e Melhor Roteiro Original.

BAFTA[desambiguação necessária] 1984 (Reino Unido)

  • Venceu na categoria de Melhor Som.
  • Indicado nas categorias de Melhor Direção de Arte e Melhores Efeitos Especiais.

Prêmio Eddie 1984 (EUA)

  • Venceu na categoria de Melhor Edição.

Prêmio Saturno 1984 (EUA)

  • Venceu na categoria de Melhor Diretor.
  • Indicado nas categorias de Melhor Ator (Matthew Broderick), Melhor Atriz (Ally Sheedy), Melhor Filme de Ficção Científica, Melhor Ator Coadjuvante (John Wood) e Melhor Roteiro.

Referências

  1. «Jogos de Guerra». Portugal: SapoMag. Consultado em 24 de abril de 2024 
  2. «Jogos de Guerra». Brasil: CinePlayers. Consultado em 24 de abril de 2024 
  3. WarGames, review: 'tense' Jornal The telegrafh - edição de 1/ de maio de 2015
Ícone de esboço Este artigo sobre um filme estadunidense é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.