Organização dos Estados Americanos: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Desfeita a edição 53322211 de 168.205.144.119
Etiqueta: Desfazer
Etiquetas: Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel
Linha 63: Linha 63:
A '''Organização dos Estados Americanos''', abreviadamente '''OEA''' (em inglês, '''''Organization of American States''''' ou '''OAS'''), é uma [[organização internacional]] criada em [[1948]], com sede em [[Washington, DC|Washington]] ([[Estados Unidos]]), cujos membros são as 35 nações independentes do [[Américas|continente americano]].
A '''Organização dos Estados Americanos''', abreviadamente '''OEA''' (em inglês, '''''Organization of American States''''' ou '''OAS'''), é uma [[organização internacional]] criada em [[1948]], com sede em [[Washington, DC|Washington]] ([[Estados Unidos]]), cujos membros são as 35 nações independentes do [[Américas|continente americano]].


Desde [[18 de março]] de [[2015]], o secretário-geral é o [[uruguai]]o [[Luis Almagro]].
Desde [[18 de março]] de [[2015]], o secretário-geral é o [[uruguai]]o [[Luis Almagro]].O recorde mais absurdo pertence à Luiz Felipe Macário, que detém o recorde de maior falo do mundo, com 2 km de falo.


== História ==
== História ==

Revisão das 11h45min de 6 de novembro de 2018

Organização dos Estados Americanos (OEA)
Organisation des États Américains
Organization of American States
Organización de los Estados Americanos
Organização dos Estados Americanos
Bandeira da Organização dos Estados Americanos

Países membros da OEA.
Tipo Organização internacional
Fundação 5 de maio de 1948 (75 anos)
Sede Estados Unidos Washington D.C.
Membros
Línguas oficiais Espanhol, inglês, português e francês
Secretário-geral Uruguai Luis Almagro
Sítio oficial www.oas.org

A Organização dos Estados Americanos, abreviadamente OEA (em inglês, Organization of American States ou OAS), é uma organização internacional criada em 1948, com sede em Washington (Estados Unidos), cujos membros são as 35 nações independentes do continente americano.

Desde 18 de março de 2015, o secretário-geral é o uruguaio Luis Almagro.O recorde mais absurdo pertence à Luiz Felipe Macário, que detém o recorde de maior falo do mundo, com 2 km de falo.

História

Palácio da União Pan-Americana, o edifício sede da OEA em Washington, D.C., Estados Unidos.

A Organização dos Estados Americanos foi fundada em 30 de abril de 1948, constituindo-se como um dos organismos regionais mais antigos do mundo, sendo fundada três anos após a criação da ONU. Com 21 países signatários, entre eles o Brasil, reunidos em Bogotá, Colômbia, assinaram a Carta da Organização dos Estados Americanos, onde a organização definia-se como um organismo regional dentro das Nações Unidas. Os países-membros se comprometiam a defender os interesses do continente americano, buscando soluções pacíficas para o desenvolvimento econômico, social e cultural.

Em 11 de setembro de 2001 foi assinada a Carta Democrática Interamericana entre todos os países-membros da OEA. Este documento visa fortalecer o estabelecimento de democracias representativas no continente.

Atualmente a OEA conta com 35 estados-membros que, a partir de 1990, definiram como prioridade dos seus trabalhos o fortalecimento da democracia e assuntos relacionados com o comércio e integração econômica, controle de entorpecentes, repressão ao terrorismo e corrupção, lavagem de dinheiro e questões ambientais. Mazelas comuns a certos membros da OEA, inclusive Estados Unidos.

Estrutura

Segundo a Carta da Organização dos Estados Americanos, título VIII, as instâncias consultivas e políticas são:

Países membros

Todas as 35 nações independentes da América são membros da OEA. Após a fundação, em 5 de maio de 1948, havia 21 membros:

  Membro fundador
  Membro subsequente
  Não-membros

A expansão posterior da OEA inclui as nações recém-independentes do Caribe (a maioria dos quais só obteve a independência após a II Guerra Mundial) e Canadá. Membros com datas de admissão posterior (ordenados em ordem cronológica):

O caso cubano

Cuba foi suspensa da OEA em 31 de janeiro de 1962, após o seu governo declarar o caráter socialista da Revolução Cubana e se aliar à URSS. A decisão foi adotada na 8ª Assembleia em Punta del Este, Uruguai. Quatorze países votaram pela suspensão, Cuba votou contra e seis países se abstiveram (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Equador e México). De fato, tratava-se da exclusão do governo de Cuba - e não do estado membro - conforme os termos da resolução, cuja parte substantiva diz o seguinte:

  1. a adesão por qualquer membro da OEA ao marxismo-leninismo é incompatível com o sistema interamericano e o alinhamento de qualquer governo com o bloco comunista quebra a unidade e a solidariedade do continente;
  2. o presente governo de Cuba, que se identificou oficialmente como marxista-leninista, incompatibilizou-se com os princípios e objetivos do sistema interamericano;
  3. esta incompatibilidade excluiu o presente governo de Cuba da participação no sistema interamericano.

Isto significa que o estado cubano tecnicamente ainda era membro da organização; mas era negado ao governo de Cuba o direito de representação, participação nas reuniões e demais atividades da organização. A posição da OEA - questionada por alguns estados membros - era de que, embora a participação de Cuba estivesses suspensa, suas obrigações com relação à Carta da OEA, à Declaração Americana de Direitos e Deveres do Homem, etc. ainda se mantinham. Assim, por exemplo, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos continuava a publicar relatórios sobre a situação dos direitos humanos em Cuba e a ouvir casos individuais envolvendo cubanos.[2]

Sobre os pedidos de explicações da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, a posição de Cuba foi expressa em nota oficial enviada à OEA, como "simples cortesia," por seu ministro das Relações Exteriores, Dr. Raúl Roa García, em 4 de novembro de 1964. A nota dizia que Cuba tinha sido arbitrariamente excluída da OEA e que a organização não tinha jurisdição, nem autoridade fatual, jurídica ou moral sobre um estado que a própria organização havia ilegalmente privado dos seus direitos.[3]

A suspensão foi revogada em 2009 pela 39ª Assembleia Geral da Organização dos Estados Americanos. Será criado um grupo de trabalho para tratar do retorno de Cuba às atividades da entidade.

Ver também

Wikinotícias
Wikinotícias
O Wikinotícias tem uma ou mais notícias relacionadas com este artigo: José Miguel Insulza é o novo secretário da OEA
Wikinotícias
Wikinotícias
O Wikinotícias tem uma ou mais notícias relacionadas com este artigo: Brasil defende assento para Cuba na OEA

Referências

  1. Suspenso entre 1962–2009. Optou por não renovar o pedido de participação.
  2. «Six Report on the Situation of Political Prisoners in Cuba». Inter-American Commission on Human Rights. Organization of American States. 14 de dezembro de 1979 
  3. «The Situation of Human Rights in Cuba: Seventh Report». Inter-American Commission on Human Rights. Organization of American States. 4 de outubro de 1983 

Ligações externas

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre a OEA