Rio Kolimá: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Alch Bot (discussão | contribs)
m Robô: Alteração da categoria redirecionada Rios de Chukotka para Rios de Tchukotka
Linha 33: Linha 33:


{{DEFAULTSORT:Kolimá}}
{{DEFAULTSORT:Kolimá}}
[[Categoria:Rios de Chukotka]]
[[Categoria:Rios de Tchukotka]]
[[Categoria:Rios da Iacútia]]
[[Categoria:Rios da Iacútia]]
[[Categoria:Rios do oblast de Magadan]]
[[Categoria:Rios do oblast de Magadan]]

Revisão das 04h14min de 9 de novembro de 2018

Kolimá
Rio Kolimá
O rio Kolimá na passagem por Debin, no distrito de Kolimskoye (Oblast de Magadan)
Comprimento 2129 km
Posição: 38
Caudal médio 4060 m³/s
Foz Golfo do Kolimá, Mar da Sibéria Oriental
Área da bacia 679934 km²
País(es)  Rússia

O rio Kolimá (em russo: Колыма́) encontra-se no noroeste da Sibéria, e a sua bacia cobre partes da República de Sakha, Chukotka, e do Oblast de Magadan.

Tem 2129 km de comprimento e drena uma bacia de 679 934 km², o que o converte no sexto maior da Rússia depois do rio Ienissei, rio Lena, rio Ob, rio Amur e rio Volga. Tem 275 grandes afluentes, cada um deles com mais de 10 km de comprimento. A largura oscila entre os 150 e 170 m com uma profundidade média de 6 m e um transporte médio de 10 km/h.

A bacia do Kolimá consiste em extensas montanhas no sul e leste, elevando-se até aos 2998 m do Monte Chen na Cordilheira de Cherskii, e a extensa planície do Kolimá no norte, onde desagua no Mar da Sibéria Oriental descarregando 4060 m³/s. Desagua no Golfo do Kolimá, no mar da Sibéria Oriental.

Fica congelado até vários metros de profundidade na maior parte do ano, degelando em princípios de Junho, e voltando a congelar em Outubro. Este rio é o habitat de lúcio, perca, salmão e tímalo americano (Thymallus Arcticus). Em terra podemos ver alces, ursos, muflões, renas selvagens, e, nas aves, grous brancos e cinzentos e outras espécies raras.

Seymchan, Zyryanka, Srednekolymsk e Chersky são os lugares mais povoados ao longo do rio. Infelizmente a bacia do Kolimá é mais conhecida pelos campos de trabalho para escravos (os gulags), activos até 1956 e pelas minas de ouro,[1] ambos extensamente documentados desde a abertura dos arquivos da era soviética de Estaline.

Mapa do Rio Kolimá

Ver também

Referências

  1. Kowalski, Ludwik (2008). «1 – Alaska notes». Hell on Earth – Brutality and Violence Under the Stalinist Regime (em inglês). [S.l.]: American Academy of Arts and Sciences. ISBN 978-1-60047232-9 

Ligações externas

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Rio Kolimá