Mata de igapó: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Etiquetas: Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel
Zorahia (discussão | contribs)
Linha 4: Linha 4:
{{ver artigo principal|Geografia da Região Norte do Brasil}}
{{ver artigo principal|Geografia da Região Norte do Brasil}}


[[Ficheiro:Igapó no Rio Negro com Vitórias-Régias.jpg|thumb|Mata de igapó com [[Vitória-régia|vitórias-régias]], plantas típicas, no [[Parque Estadual Rio Negro Setor Sul|Parque Estadual Rio Negro]], AM.]]
[[File:Amazonas1.jpg|thumb|Igapó na divisa entre as cidades de [[Envira]], [[Eirunepé]] e [[Ipixuna]], no estado do Amazonas, no Brasil]]
[[File:Amazonas1.jpg|thumb|Igapó na divisa entre as cidades de [[Envira]], [[Eirunepé]] e [[Ipixuna]], no estado do Amazonas, no Brasil]]



Revisão das 23h56min de 18 de novembro de 2018

Mata de igapó com vitórias-régias, plantas típicas, no Parque Estadual Rio Negro, AM.
Igapó na divisa entre as cidades de Envira, Eirunepé e Ipixuna, no estado do Amazonas, no Brasil

Mata de igapó é um tipo de vegetação característico da floresta amazônica. Situa-se em terrenos baixos, próximos a rios e que são frequentemente inundados. Como consequência, a vegetação se adapta a esses alagamentos.

As florestas de Igapó, também conhecidas como florestas lombrófilas densas, são as vegetações da Amazônia brasileira que ocorrem ao longo dos rios de águas pretas ou claras, são periodicamente inundadas e carregam baixa quantidade de sedimentos e nutrientes. O clima é tropical pluvial (equatorial), quente e úmido. As áreas alagadas na Amazônia ocupam cerca de 8% do bioma Amazônico e são diferenciadas com base no tipo de inundação, cor da água, tipo de solo, origem geológica, estrutura e composição de espécies.

As planícies inundáveis de rios de água preta consistem em solos arenosos pobres em nutrientes, intercalados com praias arenosas. A diferença na cor das águas dos rios da Amazônia indicam diferenças na qualidade da água. Os rios de água preta têm águas escuras devido à presença de compostos fenólicos que se formam no interior dos igapós, fruto da decomposição lenta e anaeróbica da serapilheira submersa. A água é ácida e o teor de substâncias inorgânicas dissolvidas é baixo. A água e o solo de área alagada por rios de água preta tem baixa fertilidade quando comparados aos dos rios de água clara.

Os igapós provavelmente surgiram nos períodos do Terciário e Pré-Cambriano e a flora associada a este tipo de ecossistema é altamente adaptada às condições deste ambiente como, por exemplo, inundação, sedimentação, erosão, pH e produtividade. Essas florestas cobrem uma área de aproximadamente 100.000 km², no período das enchentes e crescem principalmente sobre solos arenosos, pobres em nutrientes, mas com muitas espécies endêmicas. Muitas dessas espécies florescem durante a fase aquática, sendo o período de inundação que comanda todos os processos de crescimento e desenvolvimento nestes ambientes.

Na floresta de Igapó a vegetação geralmente é baixa sendo constituída por arbustos, cipós e musgos, que são exemplos de plantas comuns nestas áreas. É também nas matas de igapó que encontramos a vitória-régia, um dos símbolos da Amazônia. Sua folha arredondada que fica na superfície da água pode chegar a mais de um metro de diâmetro, possui espinhos ao redor das bordas como forma de defesa contra ataques de peixes e sua flor pode variar do branco a rosa. A planta fica presa no leito do rio por um tendão que impede que a folha se separe da raiz. As árvores têm uma altura de aproximadamente 20 metros e podem-se encontrar espécies como a seringueira, a ucuuba, a bacaba, o buriti e a sumaúma. Entre a fauna aquática, os peixes são de grande importância por atuarem como dispersores de sementes.

As florestas de igapó, devido a ocorrerem em regiões geológicas mais antigas dos Períodos do Terciário e Pré-Cambriano, possuem solos bastante pobres. Desta forma, são ambientes frágeis e de difícil recuperação uma vez alterados pela intervenção humana que atualmente é maior ameaça a esse ecossistema de área alagada. O grau de resiliência do solo (capacidade do solo recuperar sua integridade funcional) nestes ambientes é muito baixo e a remoção de sua cobertura vegetal pode levar a perda do habitat, face à importância ecológica e estrutural que as plantas desempenham para a manutenção desse ambiente.

Etimologia

"Igapó" um termo oriundo do tupi antigo e significa "rio de raízes", através da junção dos termos ’y ("água") e apó ("raiz").[1]

Características

As árvores atingem até vinte metros de altura, com a maioria entre quatro e cinco metros. As espécies vegetais aqui encontradas são adaptadas a terrenos alagadiços. Suas plantas, de menor porte, são hidrófilas (adaptadas a regiões alagadas), possuindo como espécies comuns a vitória-régia, as orquídeas, as bromélias e outras.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Botânica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.