Portal:Bahia: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Chelon (discussão | contribs)
Chelon (discussão | contribs)
Linha 5: Linha 5:
{{Portal:Bahia/cabeçalho|1=<big style="font-size:150%;">'''Portal da Bahia'''</big>|2=Portal:Bahia/Introdução}}
{{Portal:Bahia/cabeçalho|1=<big style="font-size:150%;">'''Portal da Bahia'''</big>|2=Portal:Bahia/Introdução}}
{{Portal:Bahia/Introdução}}
{{Portal:Bahia/Introdução}}
{{Portal:Rodapé|}} Você sabia que....
{{Portal:Rodapé|}} {Você sabia que....
O [[Samba-reggae]] é um novo estilo musical do Brasil proveniente do [[Estado]] da [[Bahia]]? e que faz parte de um antigo movimento musical o [[Axé Music]] que agora se chama [[Samba-Reggae Bahia]]?
O [[Samba-reggae]] é um novo estilo musical do Brasil proveniente do [[Estado]] da [[Bahia]]? e que faz parte de um antigo movimento musical o [[Axé Music]] que agora se chama [[Samba-Reggae Bahia]]?}


<!--- Coluna da Esquerda --->
<!--- Coluna da Esquerda --->

Revisão das 00h29min de 20 de março de 2007

Portal:Bahia/topo

 ver · editar Portal da Bahia
Bandeira da Bahia

A Bahia é uma das 27 unidades federativas do Brasil. É aquela que mais possui vizinhos (oito) e a de maior litoral, banhado pelo Oceano Atlântico no leste do território. Ocupa mais de 567 mil quilômetros quadrados, sendo pouco maior que a França. Está situada no sul da região Nordeste, na qual representa maior extensão territorial, população, produto interno bruto e número de municípios. Sua capital é Salvador, que possui a maior população. Completam o grupo de dez municípios mais populosos: Feira de Santana, Vitória da Conquista, Camaçari, Itabuna, Juazeiro, Ilhéus, Lauro de Freitas, Barreiras e Jequié.

Brasão da Bahia
Brasão da Bahia

Foi entre Santa Cruz de Cabrália e Porto Seguro onde a frota de Pedro Álvares Cabral ancorou em 1500, marcando o achamento europeu do Brasil e a celebração da primeira missa, na praia da Coroa Vermelha. Parte mais antiga e um dos primeiros núcleos de riqueza açucareira da América Portuguesa, foi destino de imenso contingente de trabalhadores compulsórios africanos. Consequentemente, sua influência cultural está presente na música, na culinária, na religião, no modo de vida de sua população, não só ao redor de Salvador e Recôncavo baiano, mas, principalmente, em toda a costa baiana.

{Você sabia que....
                  O Samba-reggae é um novo estilo musical do Brasil proveniente do Estado da Bahia? e que faz parte de um antigo movimento musical o Axé Music que agora se chama Samba-Reggae Bahia?}
 ver · editar 
Artigo em destaque


Vistas incríveis esperam o visitante
Vistas incríveis esperam o visitante

A Chapada Diamantina é um conjunto de serras e montanhas que corta o centro da Bahia no sentido norte-sul, com cidades históricas como Rio de Contas (a primeira cidade planejada do Brasil), ou Lençóis (terra do "super-coronel" Horácio de Matos). Um passado de lutas e resistência, retratado em filmes, novelas e livros como Maria Dusá ou Torto Arado, em ciclos como o do ouro e do diamante, cujos registros tornaram a região um dos principais destinos turísticos brasileiros.

Ali estão os pontos culminantes da Região Nordeste, como o Pico do Barbado, além de numerosas áreas de proteção ambiental como o PARNA-CD ou a APA Marimbus-Iraquara com o inusitado "pantanal da Bahia". Completam seus atrativos naturais as cavernas como o Poço Azul, escorregadores naturais como o Poço do Diabo, dezenas de cachoeiras como a Buracão. A região é considerada um "berçário de rios", ali nascendo os rios principais das bacias do Paraguaçu e Contas, além de importantes afluentes da bacia do rio São Francisco. Por suas características diversas de todo o meio à sua volta, ali foram registradas várias espécies endêmicas da fauna e da flora, como o beija-flor-de-gravata-vermelha.

Patrimônios históricos, como o "Cemitério Bizantino" em Mucugê, a Igreja de Pedra de Rio de Contas, os casarões de Andaraí, as casas de Igatu, registram seu passado de riqueza preservados. Sua economia vai além do turismo, tendo em Seabra um dos centros; a agricultura vem se desenvolvendo em polos agrícolas e produção de excelência no café, frutas, oliveiras, etc.

Com um falar diferenciado, uma cultura peculiar, a Chapada Diamantina é um exemplo da vastidão que é o estado da Bahia.


 ver · editar 
Sabia que…
 ver · editar 
Imagem em destaque


Amanhecer em Guaratiba, no município de Prado, norte da Costa das Baleias.
 ver · editar 
Eventos recentes