Saltar para o conteúdo

Godofredo Maurício de La Tour de Auvérnia, Duque de Bulhão: diferenças entre revisões

Filho de [[Frederico Maurício de La Tour de Auvérnia]] e de Leonor Catarina Febronis de Bergh, era o segundo de onze filhos nascidos do casamento de seus pais. A sua irmã mais velha Isabel<ref name="Godefroy"/> (1635–1680) casou com [[Carlos III, Duque de Elbeuf]] <ref>filho e herdeiro de [[Carlos II, Duque de Elbeuf]] e de [[Catarina Henriqueta de Bourbon]], ''Légitimée de France'', filha (legitimada) do rei [[Henrique IV da França]] e de [[Gabrielle d'Estrées]]</ref>.
 
Veio a casar com [[Maria Ana Mancini]], a sobrinha mais nova do [[Cardeal Mazarino]] e uma das [[Mazarinettes]]<ref> as outras irmãs Mancini incluíam [[Laura Mancini]] (1636–1657); [[Olímpia Mancini]] (1638–1708); [[Maria Mancini]] (1639–1715); e [[Hortênsia Mancini]] (1646–1699)</ref>. Um dos irmãos de Maria Ana foi [[Filipe Júlio Mancini]], amante de [[Filipe I, Duque de Orleães]], irmão do rei [[Luís XIV]], e que veio a falecer quando Maria Ana tinha 13 anos.
 
Na noite anterior à morte do cardeal, o famoso marechal [[Turenne]] veio até ao seu leito para lhe pedir a mão de Maria Ana em nome do seu sobrinho, o jovem Godofredo Maurício, Duque de Bulhão.<ref name="Godefroy"/>
9 855

edições