Oeiras (Piauí): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
→‎Turismo: Lei do monumento nacional.
Linha 207: Linha 207:


São tantas e tantas manifestações culturais nesta cidade que o seu povo se orgulha em fazer parte dessa terra querida.
São tantas e tantas manifestações culturais nesta cidade que o seu povo se orgulha em fazer parte dessa terra querida.
===Biblioteca municipal===

Uma [[Biblioteca Municipal|biblioteca municipal]] também é um dos lugares do turismo de uma cidade e o município de Oeiras tem a '''Biblioteca Municipal de Oeiras''' também conhecida como '''Biblioteca Pública Municipal Solar das 12 Janelas''' e conforme a lista do [[Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas]] fica situada na praça das vitórias, s/n, no centro histórico da área urbana.<ref>Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas - [http://snbp.cultura.gov.br/bibliotecas-pi/ Relação de Bibliotecas Públicas no Estado do Piauí] - novembro de 2013. SNBP. Acesso feito em 27 de dezembro de 2018.</ref>
=== Espaços culturais ===
=== Espaços culturais e museus ===
[[Imagem:Solar_12_janelas.jpg|thumb|200px|Espaço cultural ''Solar das Doze Janelas''.]]
[[Imagem:Solar_12_janelas.jpg|thumb|200px|Espaço cultural ''Solar das Doze Janelas''.]]
* Casa da Cultura (''Solar das Doze Janelas''): Espaço cultural com biblioteca, espaço teatral, sala de informática, e exposições históricas.
* Casa da Cultura (''Solar das Doze Janelas''): Espaço cultural com biblioteca, espaço teatral, sala de informática, e exposições históricas.

Revisão das 15h43min de 30 de dezembro de 2018

Oeiras
  Município do Brasil  
Igreja de N.S do Rosário
Igreja de N.S do Rosário
Igreja de N.S do Rosário
Símbolos
Bandeira de Oeiras
Bandeira
Hino
Lema Oeiras invicta tu sempre serás
Gentílico oeirense.
Localização
Localização de Oeiras no Piauí
Localização de Oeiras no Piauí
Localização de Oeiras no Piauí
Oeiras está localizado em: Brasil
Oeiras
Localização de Oeiras no Brasil
Mapa
Mapa de Oeiras
Coordenadas 7° 01' 30" S 42° 07' 51" O
País Brasil
Unidade federativa Piauí
Municípios limítrofes Colônia do Piauí, São João da Varjota, Ipiranga do Piauí, Nazaré do Piauí.
Distância até a capital 313 km
História
Fundação 26 de dezembro de 1695 (328 anos)
Administração
Prefeito(a) José Raimundo de Sá Lopes (PP, 2017 – 2020)
Características geográficas
Área total [1] 2 719,536 km²
População total (IBGE/2014[2]) 36 266 hab.
Densidade 13,3 hab./km²
Clima tropical (Bsa)
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2000[3]) 0,625 médio
PIB (IBGE/2008[4]) R$ 127 733,458 mil
PIB per capita (IBGE/2008[4]) R$ 3 540,09

Oeiras é um município brasileiro do estado do Piauí. Localiza-se a uma latitude 07º01'30" sul e a uma longitude 42º07'51" oeste, tendo uma população estimada em 2014 em 36 266 habitantes.

História

A cidade de Oeiras tem seu surgimento motivado pela criação bovina. Em meados do século XVII, a criação de gado é empurrada pela coroa portuguesa para o interior no intuito de deixar as terras próximas ao litoral livres para o plantio da cana de açúcar, atividade mais lucrativa da colônia à época. Com isso o governo português doa terras no interior do nordeste para a povoação e criação bovina. Essa política de doação de terras foi bastante comum no período colonial e ficou conhecida como sesmarias.

Sendo assim dezenas de desbravadores se embrenharam pelas terras do interior nordestino em busca de terras apropriadas. Um desses é Domingos Afonso Mafrense e seu irmão Julião Serra que são os responsáveis pela colonização das terras onde hoje se localiza o município de Oeiras.

Domingos tornou-se proprietário de muitas fazendas de gado no sul do Piauí, dentre elas merece destaque a Fazenda Cabrobó, no vale do Riacho Mocha, possivelmente fundada década de 1670, que deu origem ao núcleo populacional da Vila da Mocha, primeira capital do Piauí, hoje cidade de Oeiras.

Em 1697, dois padres jesuítas, sendo o principal deles Miguel Carvalho, construiu uma pequena uma pequena capela de taipa e palha, no lugar onde se desenvolveria a Vila da Mocha[5].

Em 1711, Domingos morreu sem deixar herdeiros e destinou seus bens para a Companhia de Jesus (jesuítas), sendo que a Fazenda Cabrobó seria a mais importante dentre as fazendas administradas pelos jesuítas em terras legadas por Domingos[6].

Com o crescimento da população há a necessidade da instalação de igrejas no território. Sendo assim o bispo de Pernambuco autoriza a criação de uma freguesia com o nome de nossa senhora das Vitórias em uma região localizada entre o Riacho Mocha e o Rio Canindé.

A evolução do povoado é grande e em 1712 a Mocha se torna vila por ordem do rei D João V. Em 1718 o Piauí é desmembrado da capitania do Maranhão e se torna independente. A ordem do rei é para que se instale a capital na Vila da Mocha.

Em 1749, jesuítas oriundos Colégio do Maranhão fundaram o Seminário do Rio Parnaíba, consagrado à Santa Úrsula, que teve o padre Francisco Ribeiro, como o primeiro regente. Esse foi o primeiro estabelecimento de ensino secundário, com ensino de gramática e humanidades naquela região[6].

O decreto só vem a ser cumprido em 1759 quando chega o primeiro governador João Pereira Caldas. Mas só em 1761, dois anos após se tornar capital é que a Vila da Mocha é elevada a categoria de cidade com o nome de Oeiras, em homenagem ao ministro português Sebastião José de Carvalho Melo então conde de Oeiras e futuro Marques de Pombal.

Oeiras foi capital por 92 anos. Nesse período Oeiras foi a mais importante cidade da capitania e depois da independência da província do Piauí. Foi ai que em 24 de Janeiro de 1823 sob a liderança de Manuel de Sousa Martins, o Visconde da Parnaíba foi proclamada a adesão do Piauí a independência do Brasil.

Após deixar de ser capital em 1852, Oeiras entrou em decadência. O século XX chegou com Oeiras num marasmo cultural que prejudicou o desenvolvimento da cidade.

A mudança só veio com a chegada da era Vargas, foi quando Oeiras passou a se desenvolver. Grandes obras públicas desse período permanecem intactas até os dias atuais como o Cine Teatro, o Passeio Público Leônidas Melo, o Mercado Público, etc.

Oeiras chegou ao século XXI com um crescimento importante da iniciativa privada no setor de serviços, além de permanecer como polo primário de destaque regional.

Topônimo

Segundo o dicionário onomástico etimológico de língua portuguesa, Oeiras pode vir do latino aurarias, acusativo plural de auraria, <de ouro, esp. mina de ouro>.

Deste modo, o nome de Oeiras leva-nos a aproximar a fundação da povoação a eventuais atividades auríferas no local.

O nome da cidade é uma homenagem ao todo poderoso primeiro ,"Ministro do Reino, o futuro Marquês de Pombal conde de Oeiras de Portugal."

Geografia

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística sua população em 2009 era de 36.293 habitantes. Sua extensão territorial é de 2.720 km², o que lhe confere a densidade demográfica de 12,7 hab/km²

Localização

Oeiras esta situado no estado do Piauí, mais precisamente na segunda menor região do sudeste piauiense, na microrregião de Picos. Por ter sido a primeira capital sua localização é estratégica, no centro do estado.

Geologia

Grande parte do Piauí esta localizado na bacia sedimentar Piauí/Maranhão, e Oeiras esta nessa área sedimentar.

A base geológica do solo oeirense é composto pela formação dos depósitos colúvio-eluviais, formação da pedra do fogo, e formação cabeças. A argila é o principal mineral produzido no município.

Relevo

Localizada nos baixos planaltos do médio-baixo Parnaíba, mais precisamente no vale do rio Canidé, tem altitudes máximas de 300 metros, com vários morros dentro e ao redor da cidade. é perceptível a irregularidade do relevo oeirense nos bairros que variam de altitude, uns altos e outros mais baixos. As maiores altitudes são encontradas no bairro Soizão que praticamente fica em cima de um morro. Já as menores altitudes ficam próximos ao rio Canindé no bairro Fomento, mais conhecido como beira rio.

Hidrografia

Águas subterrâneas

O potencial hídrico subterrâneo é médio a forte formando assim muitos "olhos d'água", gerando áreas úmidas chamadas regionalmente de brejos, dando assim origem a riachos e grotas.

Águas superficiais

O principal curso d´água é o rio Canindé, que é um rio temporário. Seu volume de água varia de acordo com o tempo, geralmente está mais cheio no verão e mais seco no inverno período que chove menos. Outras fontes de água presente estão riachos na zona rural, açudes, e as barragens Soizão e Salinas.

Clima

O clima é tropical semiárido, este clima tem condição seca por apresentar índices pluviométricos médios anuais de 400mm até 800mm, com distribuição de chuvas concentradas em 3 ou 4 meses do ano. O período seco prolonga por 8 ou 9 meses do ano.

Vegetação

Sua localização lhe coloca numa região de transição entre o bioma cerrado/caatinga, tendo uma diversidade biológica típica piauiense.

Muitas plantas são encontradas nesses dois biomas como ; carnaúba, buriti, juazeiro, pequi, jatobá...

Dentre as espécies da fauna encontramos; tatu, carcará (ave símbolo da cidade), onça pintada, gambá, sapo cururu...

Limites municipais

  • Norte: Cajazeiras do Piauí, Santa Rosa do Piauí, Barra d'Alcântara, Novo Oriente do Piauí e Tanque do Piauí.
  • Sul: São Francisco do Piauí, Colônia do Piauí e Wall Ferraz.
  • Leste: Ipiranga do Piauí, São João da Varjota e Santa Cruz do Piauí.
  • Oeste: Nazaré do Piauí.

Cidades irmãs

Oeiras é atualmente geminada com:

Economia

Comércio

O comércio representa a principal fonte de renda do município. Oeiras é o principal centro comercial do vale do Rio Canindé articulando uma região de mais de 100.000 pessoas que fazem o setor de comércio oeirense se dinamizar. A Área comercial da cidade esta localizada ao redor do Mercado Público Municipal sendo que este sofre uma expansão considerável na direção leste.

Turismo

Vista da Praça da Matriz.

Oeiras é tida como uma das cidades mais religiosas do estado.[carece de fontes?] Destacam-se as festas da Padroeira Nossa Senhora da Vitória, em 15/08, de Nossa Senhora da Conceição, em 08/12 e a Semana Santa.

Igreja de N.S do Rosário.

Oeiras é um ponto de peregrinação de fiéis em diversas datas religiosas. A tradicional Semana Santa, maior festa religiosa da região, atrai pessoas de várias regiões do Piauí. A Procissão de Bom Jesus do Passos, a Procissão do Fogaréu e a Descida da Cruz são uns dos mais significativos eventos da Primeira Capital piauiense.

Monumento nacional

Em razão de Oeiras possuir preservado acervo arquitetônico colonial foi oficializada como Monumento Nacional pelo Congresso Nacional do Brasil por meio da Lei Federal nº 7.745, sancionada em 30 de março de 1989.[7]

Educação

UESPI- Oeiras- Piauí

Oeiras conta com diversas redes de ensino privado e público.

Algumas das escolas públicas e privadas de Educação Básica:

U.E. Armando Burlamaqui

U.E. Prof. Balduíno B. de Deus - CAIC

Centro de Ensino Médio de Tempo Integral (CEMTI) - Pedro Sá

Centro de Ensino Médio de Tempo Integral(CEMTI)- Rocha Neto

U.E. Costa Alvarenga

U.E. Dr. José Coelho Reis

U.E. Orlando Carvalho

U.E. Nogueira Tapety

U.E. Farmacêutico João Carvalho

Sociedade Educacional Paulo Freire - privada

Instituto Barros de Ensino - IBENS - privada

Cooperativa Educacional Mista de Oeiras - CEMOPI - privada

Instituto Educacional Mahatma Gandhi - privada

Instituto Fontes de Ensino - privada

Escolas públicas e privadas de Ensino Técnico:

CEEP - Centro Estadual de Educação Profissional

Instituto Fontes de Ensino

Universidades públicas e privadas:

Universidade Estadual do Piauí - UESPI

Universidade Norte do Paraná - UNOPAR

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI

Instituto Educacional Kairós

Leal Informática

Comunicações

Estações de rádios

Consulte abaixo a listagem das rádios que são captadas em Oeiras:

Emissoras de TV

Consulte abaixo a listagem dos canais de televisão que são captadas em Oeiras:

Cultura

Conjunto Histórico e Paisagístico de Oeiras

Oeiras é um importante polo cultural do Piauí, sua diversidade é extensa e importante para o estado. Foi tombada pelo IPHAN no ano de 2012 como patrimônio cultural nacional, se assim reconhecida sua importância cultural no cenário piauiense e brasileiro. É uma cidade rica de Cultura. Podemos nos deparar com tantas e tantas manifestações culturais, dentre elas, Suas Procissões, Congos, Bandolins, Grupos de Reisados. Neste podemos citar o "Reisado do Bairro Canela", que teve como grande figura principal o Senhor Quelé, que foi morador deste bairro por longos tempos e que difundiu essa Cultura em nossa região. Com sua morte, hoje este grupo é representados por jovens moradores deste bairro (Canela), comandado pelo seu mestre Weslley Nunes, popularmente conhecido por Boy. Os Congos, outro tradicional grupo, tem suas origens no bairro Rosário, e hoje comandado por Flávio.

Mercado Público José Lopes da Silva, que é parte do centro histórico da cidade

São tantas e tantas manifestações culturais nesta cidade que o seu povo se orgulha em fazer parte dessa terra querida.

Biblioteca municipal

Uma biblioteca municipal também é um dos lugares do turismo de uma cidade e o município de Oeiras tem a Biblioteca Municipal de Oeiras também conhecida como Biblioteca Pública Municipal Solar das 12 Janelas e conforme a lista do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas fica situada na praça das vitórias, s/n, no centro histórico da área urbana.[8]

Espaços culturais e museus

Espaço cultural Solar das Doze Janelas.
  • Casa da Cultura (Solar das Doze Janelas): Espaço cultural com biblioteca, espaço teatral, sala de informática, e exposições históricas.
  • Centro de artesanato Salomé Tapety: Espaço de exposição e venda de artesanato.
  • Museu de Arte Sacra: Principal museu da cidade.
  • Sobrado Major Selemérico: Edifício histórico com exposição de objetos históricos.
  • Casa da Pólvora: o primeiro museu do Piauí, onde eram guardadas armas que utilizavam pólvora.
  • Museu do Divino Espírito Santo: Exposição de objetos sacros com esculturas, objetos e quadros.
  • Cine Teatro de Oeiras: Cinema-teatro.
  • Centro Histórico de Oeiras(tombada pelo IPHAN)
  • Ponte Grande (primeira ponte de pedra do Piauí)[9]

Ver também

Referências

  1. IBGE (10 de outubro de 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010 
  2. «Estimativa populacional 2014 IBGE». Estimativa populacional 2014. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 1 de julho de 2014. Consultado em 29 de agosto de 2014 
  3. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  4. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 de dezembro de 2010 
  5. «Fragmentos do Relatório apresentado ao Conselho Consultivo do IPHAN em 25-01-2012»  acesso em 09 de novembro de 2016.
  6. a b «Padres e Fazendeiros no Piauí Colonial – Século XVIII» (PDF)  acesso em 09 de novembro de 2016.
  7. LEI Nº 7.745, DE 30 DE MARÇO DE 1989. Eleva a cidade de Oeiras, no Estado do Piauí, à condição de monumento nacional. Câmara dos Deputados. Lei pesquisada em 30 de dezembro de 2018
  8. Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas - Relação de Bibliotecas Públicas no Estado do Piauí - novembro de 2013. SNBP. Acesso feito em 27 de dezembro de 2018.
  9. «iphan». Consultado em 24 de julho de 2014 

Predefinição:Hierarquia urbana do Brasil

Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado do Piauí é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.