Arnulfo de Métis: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Etiquetas: Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel
Papa Christus (discussão | contribs)
m Desfeita(s) uma ou mais edições de 177.53.229.146, com Reversão e avisos
Linha 2: Linha 2:
{{Dinastia carolíngia}}
{{Dinastia carolíngia}}


'''Edvagneer de Metz''' ({{ca.}} {{dni|lang=pt|13|8|582|si}} — {{morte|lang=pt|16|8|641}}) foi um nobre [[francos|franco]] que teve grande influência nos reinos [[merovíngios]] como [[bispo]], sendo depois canonizado como [[santo]]. Ele também é conhecido pelo seu nome anglicizado, '''Arnoldo'''. é o 27º Bispo de Metz. Governou na prática com [[Pepino de Landen]] o reino da [[Austrásia]], e tornou-se um eremita perto do mosteiro de Monte Habend fundado por seu amigo Romaric.
'''Arnulfo de Metz''' ({{ca.}} {{dni|lang=pt|13|8|582|si}} — {{morte|lang=pt|16|8|641}}) foi um nobre [[francos|franco]] que teve grande influência nos reinos [[merovíngios]] como [[bispo]], sendo depois canonizado como [[santo]]. Ele também é conhecido pelo seu nome anglicizado, '''Arnoldo'''. é o 27º Bispo de Metz. Governou na prática com [[Pepino de Landen]] o reino da [[Austrásia]], e tornou-se um eremita perto do mosteiro de Monte Habend fundado por seu amigo Romaric.


É o fundador da dinastia dos Arnulfianos, aliada dos [[Dinastia pipinida|Pipinídios]]. Pai de [[Ansegisel]], avô de [[Pepino de Herstal]], tetravô de [[Carlos Magno]], é o ancestral da [[Carolíngios|dinastia carolíngia.]]
É o fundador da dinastia dos Arnulfianos, aliada dos [[Dinastia pipinida|Pipinídios]]. Pai de [[Ansegisel]], avô de [[Pepino de Herstal]], tetravô de [[Carlos Magno]], é o ancestral da [[Carolíngios|dinastia carolíngia.]]

Revisão das 02h28min de 5 de janeiro de 2019

Arnulfo de Métis
Arnulfo de Métis
Estampa del s. XIX com a patró dels cervesers
Nascimento Desconhecido
Lay-Saint-Christophe
Morte 18 de julho de 641 (Error: Need valid year, month, day anos)
Remiremont
Cônjuge Doda de Metz
Filho(a)(s) Ansegisel, Clodulfo de Métis
Ocupação padre, bispo católico
Religião Igreja Católica
Dinastia carolíngia
Pipinida
Arnulfida
Carolíngia
Após o Tratado de Verdun (843)

Arnulfo de Metz (c. 13 de agosto de 58216 de agosto de 641) foi um nobre franco que teve grande influência nos reinos merovíngios como bispo, sendo depois canonizado como santo. Ele também é conhecido pelo seu nome anglicizado, Arnoldo. é o 27º Bispo de Metz. Governou na prática com Pepino de Landen o reino da Austrásia, e tornou-se um eremita perto do mosteiro de Monte Habend fundado por seu amigo Romaric.

É o fundador da dinastia dos Arnulfianos, aliada dos Pipinídios. Pai de Ansegisel, avô de Pepino de Herstal, tetravô de Carlos Magno, é o ancestral da dinastia carolíngia.

Santo cristão, é celebrado localmente a 18 de julho[1][2].

Arnoldo parece ser uma das personalidades mais atraentes do reino da Austrásia: muito influente politicamente, bispo de Metz com imensa reputação, eremita religioso e morre em odor de santidade. Vida muito ocupada - para estar perto de igual duração - muito intensa pode ser muito interessante para o historiador, pois abrange três dimensões essenciais da época: Poder na sociedade, na igreja e no sagrado. [3][4]

Biografia

Enquanto Arnulfo é reconhecido como um dos mais antigos ancestrais documentados de Carlos Magno, e através disso de muitas famílias reais européias modernas, a sua ancestralidade é incerta e não documentada. Alguns têm afirmado que seu pai foi Arnoldo (c. 535 600) e sua mãe Ada da Suábia. Esse Arnoldo é às vezes citado como sendo filho de Ausberto, senador de Mosela e de Berta de Kent, filha de Cariberto I, rei merovíngio de Paris. Outros, citando lendas francas, fazem Arnulfo filho de Bodegisel II. Há ainda outros que a mãe de Arnulfo era Berta, princesa de Paris.

Esta genealogia é baseada no trabalho de Christian Settipani, ele defende que Clóvis o Ripuriano deve ser identificado com Clódio.

  • Riquemiro (350-384), casado com Ascila (?-352)
  • Teodomiro Magno (370-414), casado com Valentina Justina (?-414)
  • Clóvis o Ripuriano (398-448), casado com Ildegunda de Colônia (399-450)
  • Quildeberto de Colônia (430-483), casado com Amalaberga (435-478)
  • Sigeberto o Manco (?-509)
  • Cloderico de Colônia (477-509), também conhecido como Cloderico o Parricida
  • Munderico (500-532), casado com Artemia (500-?)
  • Mumolino
  • Bodegisel II (?-588), casado com Oda da Sabóia
  • Arnulfo (582-641), casado com Doda (586-612)

Notável, influente

Naturalmente com as habilidades para supervisionar, controlar, dirigir, proteger, decidir[5], todas as qualidades que reconhecemos aos nobres no mundo franco, Arnoldo torna-se uma personagem importante, e pode ser "o representante mais ilustre da «autoridade real na Austrásia»[6], ao ponto do rei lhe confiar a administração de seis províncias.[7]

O resistente e intrigante

Arnulfo prestou serviço diferenciado na corte austrasiana sob Teodeberto II (595-612). Por volta de 611 ele foi ordenado bispo de Metz. Em 613, ele e Pepino de Landen, cuja filha, Begga, havia casado com seu filho Ansegisel, lideraram a oposição dos nobres francos à rainha Brunilda da Austrásia. Brunilda foi derrubada do poder, torturada e finalmente executada, sendo subseqüentemente os reinos francos reunificados sob Clotário II, sobrinho da poderosa rainha. Apesar de Arnulfo querer se retirar para os montes Vosges como um eremita, ele foi persuadido a permanecer e se tornar bispo de Metz.

A partir de 623 (com Pepino de Landen, então o prefeito do palácio), Arnulfo foi conselheiro de Dagoberto I. Junto com seu amigo Romarico, ele se retirou para os Vosges em 627, para implementar sua decisão para toda a vida de se tornar um eremita. Antes de ser consagrado, ele teve dois filhos com sua esposa Doda: Ansegisel e Clodulfo. Ansegisel casou-se com Begga, filha de Pepino de Landen, tendo com ela um filho, Pepino de Herstal, um dos bisavôs de Carlos Magno. Clodulfo, como seu pai, tornou-se bispo de Metz. A existência de um terceiro filho chamado Martinho é considerada duvidosa.

O santo eremita

Ele poderia, finalmente, atender à chamada tão poderosa para a solidão santa retirando-se na encosta de uma montanha arborizada (o "Morthomme"), perto do Monte Habend, local da fundação um mosteiro de mulheres por Romaric seu amigo de sempre, cujo primeiro abade foi São Ame depois de uma temporada no mosteiro de Luxeuil fundado por São Columba). Arnulfo então criou a sua própria ermida, acompanhado por alguns monges servos, à distância, no entanto, da vida monástica tradicional, trabalhando numa santa devoção aos leprosos da época, que procuravam refúgio. Esta vida de oração e meditação, caridade e abnegação, durou cerca de dez anos. Havia, sem dúvida, fortes intercâmbios com seu amigo Romaric, que entretanto se tinha tornado abade do mosteiro de Monte Habend (a sua chegada nas montanhas próximas coincidiu com a data da morte de St. Ame: assim Romaric a quem ele sempre foi assistiu espiritualmente na sua tarefa por duas personalidades atraídas pela solidão absoluta). Esta vida de eremita apagada e discreta, longe da sua vida anterior, terminou por volta de 640. O seu corpo foi transportado e depositado no mosteiro de Monte Habend.

Isto é, após um ano o seu corpo foi levado de volta para Metz, e esta translação foi cercada e acompanhada por sinais e maravilhas que a tradição hagiográfica gosta de detalhar para demonstrar a santidade brilhante da ex-bispo de Metz.[8]

Os seus restos mortais foram transferidos para Metz, para a igreja dos Santos Apóstolos, que tomou o nome de St. Arnulf em 717. Ele foi amplamente comemorado nos séculos seguintes na cidade aos quais servira com tanta devoção, e que manteve as suas relíquias e falou da sua lenda.

Aqui podemos mencionar a palavra do historiador P. Riche no seu livro os Carolíngios, uma família que fez a Europa [9] "na sua morte, já considerado um santo, que não é sem importância para o prestígio futuro da sua família [...]. "Assim, pela sua vida, Arnulfo pode doar cartas de nobreza a toda a dinastia merovíngia e carolíngia, ainda mais do que o apego a uma distinção humana superior e um espaço rico e efémero ... Na verdade, por referência à seu santidade e veneração das suas relíquias, ele estava em plena glória na sua cidade, muito mais do que se ele tivesse permanecido senhor ativo na política e o governo de curta duração do Reino da Austrásia.[10]

Os cânones de Remiremont tinham algumas devoções celebrando a data da sua morte e da translação das suas relíquias. Carlos Magno viria a Remiremont na sua memória, e ele sobreviveu por um tempo numa peregrinação e uma capela no maciço de Morthomme (o ermitério de São Arnulfo no século XVII ainda estava, no entanto, honrando e perpetuando a sua memória, mantido pelo cânones de Remiremont [11].

Ainda mantém a sua memória em Metz, na montanha que acolheu no último período da sua vida, contudo não há mais nada da ermida, e continua a haver apenas uma cruz de ferro e uma placa de metal indicando eloquentemente aos poucos transeuntes e caminhantes, "Esta cruz lembra a capela dedicada a São Arnulfo, antepassado de Carlos Magno, o primeiro tutor do rei Dagoberto, prefeito do palácio da Austrásia, bispo de Metz. Depois de abandonar seu cargo, veio juntar-se o São Romarico em Saint-Mont, em seguida, retirou os leprosos daqui até à sua morte, em 16 de agosto de 640 "[12].

Arnulfo foi canonizado santo pela Igreja Católica Romana e é conhecido como o santo patrono dos cervejeiros. Comemora-se seu dia em uma dessa datas: 18 de Julho, 24 de Julho ou 16 de Agosto. Na iconografia, ele é retratado com um ancinho em sua mão. Ele é freqüentemente confundido nas lendas com Arnoldo de Soissons, que é outro santo patrono dos cervejeiros.

Lenda e culto

O seu nome está associado a um tesouro da Catedral de Metz que milagrosamente escapou da revolucionária ganância: um anel, de fio de ouro maciço, de um trabalho bastante duro, inclui um ónix de ágata sobre a qual está gravado um peixe enrolado numa rede em torno dos quais se notam dois outros peixes.

Esta cena não é uma reminiscência dos fatos históricos ou anedóticos ligados a este anel e narrado pelo escritor Paul Deacon, que o tirou mesmo dos lábios de Carlos Magno. De acordo com este autor, Santo Arnulfo passando por cima de uma ponte sobre o Moselle atira ao rio o dito anel e diz orando a Deus para fazer dele um símbolo de perdão dos pecados. Algum tempo depois, encontraram nas vísceras de um peixe um anel episcopal.

"São Arnulfo decidiu um belo dia lançar o seu anel no Moselle. O seu gesto é um sinal de humildade. Lançando-o, ele disse: "Eu acredito que Deus me perdoou os meus pecados quando eu encontrar este anel." Assim nasceu esta famosa lenda que sugere que um peixe engoliu o anel e foi servido pouco tempo depois na mesa episcopal. A crer na lenda, Deus entrou indiretamente em contato com Arnulfo, que foi lavado dos seus pecados e fez dele um legítimo representante de Deus na Terra."

A história é muito parecida com a lenda em torno da fundação da Abadia de Orval. É em memória deste fato que desde aí o levam em procissão até a igreja de St. Arnulfo no dia da festa do santo bispo. Removido em 1793 com os vasos sagrados da catedral, foi comprado por um dos funcionários da moeda. Ele foi devolvido ao Tesouro em 1846.

A sua vida, onde ele é lembrado como um grande da Austrásia, apesar da sua oposição a Brunilda, mas especialmente a sua lenda, chamada Lenda de Santo Arnulfo influenciou profundamente a memória das regiões do leste da França.

Santo Arnulfo é o santo padroeiro dos cervejeiros Lorenos. Pouco depois da sua morte, os seus restos mortais foram trazidos de Remiremont para Metz. Chegados perto de Champigneulles (ou de Nossoncourt de acordo com outras versões da lenda), aqueles que relatam faltar a cerveja oram a São Arnulfo para ter algo para comer. As suas preces foram atendidas quando eles encontraram milagrosamente cerveja nos seus barris vazios. Esta planta rara foi representada por Jean-Baptiste de Champaigne.

Pais

Bodegisel da Aquitânia (◊ 562 † 589) [Não confirmado; de acordo com alguns historiadores]

Crodoara de Amay (◊ c. 560 † antes de 634)

Casamentos e filhos

  1. Ansegisel (◊ c. 615 † c. 679)
  2. Clodulfo de Metz (◊ ? † c. 660(?) ou 696 ou 697)

Fontes

Para uma discussão mais ampla sobre sua ancestralidade, ver o "New England Historical and Genealogical Register". Boston, MA. Kelly, David H. Genealogical Research in England, vol. 101 [April 1947]:109-113; ibid, Chart:113.

Referências

  1. Nominis : Saint Arnoul de Metz [archive]
  2. Forum orthodoxe.com : saints pour le 18 juillet du calendrier ecclésiastique [archive]
  3. Jean Euclin, Hommes de Dieu et fonctionnaires du Roi en Gaule du nord du V au ixe siècle, édition Septention, 1998.
  4. Pour les sources hagiographiques : G. Nauroy, « La vita anonyme de saint Arnoul et ses modèles antiques. La figure du saint évêque entre vérité historique et motifs hagiographiques. » dans Mémoires de l’académie nationale de Metz, 183e année, série VII, t. 15, Metz, 2003, p. 293-322.
  5. pas si influent que certains l’ont prétendus cependant : voir p. 176 "La France avant la France" 481/888 tome 1, Belin, 2010.
  6. pour une définition de la noblesse franque, cf. La France avant la France, op cité, p. 466 et A. Huguenin, Histoire d'Austrasie, Paraiges, Metz, 2011, p. 198
  7. cf. Vita Anonyme de saint Arnoul, op cité, p. 302.
  8. cf. M.-H. Collin, Les Saints lorrains, édition Stanislas, 2010, p. 246. Voir aussi sur le pont des fées pp. 100-101 "le pays de Remiremont", numéro 7, société d'histoire de Remiremont. On pourrait consulter également le petit livret édité par Les Lutrins de la cour dor 1989 : saint Arnoul ancêtre de Charlemagne et des européens
  9. réédition édition Pluriel, format poche, 2012, p. 28.
  10. La France avant la France, op cité, p. 179.
  11. Le Pays de Remiremont, société d'histoire locale, n° 15, p 180 à 188.
  12. Sur le culte de saint Arnoul, cf. Les saints Lorrains, op cité, p. 205/206. Sur les Reliques, J. Euclin, Hommes de Dieu…, op cité, p. 158, 204-205.

Ligações externas

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Arnulfo de Métis


Precedido por
Papolo
Bispo de Metz
612 - 628
Sucedido por
Goeri