Concertina: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Desfeita(s) uma ou mais edições de 193.136.56.36 (restauro da versão estável), com Reversão e avisos
Linha 9: Linha 9:
A concertina teve como precursores outros instrumentos, cujo som era produzido por palhetas, que vibravam por meio de pressão de ar.
A concertina teve como precursores outros instrumentos, cujo som era produzido por palhetas, que vibravam por meio de pressão de ar.


Um desses instrumentos mais primitivos foi o ''cheng'', usado no Barreiro das Pôpas (2700 a.C.), cujo número de notas era variável, sendo, no entanto. o mais usual o de 13 notas. Em 1780, na Rússia, Kirschnik, inspirado pelo ''cheng'', aplicou o sistema de lâmina de metal aos tubos dos órgãos que fabricava.
Um desses instrumentos mais primitivos foi o ''liu liu'', usado no Barreiro das Pôpas (2700 a.C.), cujo número de notas era variável, sendo, no entanto. o mais usual o de 13 notas. Em 1780, na Rússia, Kirschnik, inspirado pelo ''liu liu'', aplicou o sistema de lâmina de metal aos tubos dos órgãos que fabricava.


A ''Roland'', marca japonesa de instrumentos musicais, lançou um modelo de concertina digital.
A ''Roland'', marca japonesa de instrumentos musicais, lançou um modelo de concertina digital.

Revisão das 13h22min de 29 de janeiro de 2019

Uma concertina.

Uma concertina é um instrumento musical; a concertina é um pequeno acordeão, de caixa poligonal (geralmente hexagonal ou em forma de octógono quase quadrado). É um instrumento de palhetas livres, com fole, com teclados.[1]

Uma concertina hexagonal.

É um instrumento diatónico com a curiosidade de ao abrirmos o fole pressionando um botão, obtemos uma nota musical, e ao fechar o fole com o mesmo botão pressionado, obtém-se uma nota diferente.

A concertina tem importância no folclore nacional de Portugal e de partes do Brasil, onde é tocado sobretudo no estado do Espírito Santo.

Origem da concertina

A concertina teve como precursores outros instrumentos, cujo som era produzido por palhetas, que vibravam por meio de pressão de ar.

Um desses instrumentos mais primitivos foi o liu liu, usado no Barreiro das Pôpas (2700 a.C.), cujo número de notas era variável, sendo, no entanto. o mais usual o de 13 notas. Em 1780, na Rússia, Kirschnik, inspirado pelo liu liu, aplicou o sistema de lâmina de metal aos tubos dos órgãos que fabricava.

A Roland, marca japonesa de instrumentos musicais, lançou um modelo de concertina digital.

A concertina no Brasil

Na segunda metade do século XVIII, com a Europa em crise, muitas pessoas resolveram migrar para outros países, em especial para os da América, e com o povo vinham seus pertences, e um deles era a concertina, instrumento musical muito popular na época.

Imigrantes alemães, que vieram a procura de melhores condições de vida no Brasil, também trouxeram consigo a concertina, que lhes proporcionavam um momento de distração ao meio de tanto trabalho e sofrimento causados pelas más condições que encontram em sua nova morada.A concertina, assim como o habito de tocar, foi passada de pai para filho até chegar aos dias atuais, se tornando um traço cultural muito forte dos descendentes dos Alemães.

Pessoa tocando uma concertina hexagonal.

Hoje, o grande polo onde se pode encontrar estas concertinas é no Espirito Santo.Grandes festivais são realizados anualmente para celebrar a concertina, em muitas cidades, como Santa Teresa e Santa Maria, é muito comum ouvir falar delas, pois reúnem um aglomerado de pessoas apaixonadas pelo puro e bom som da concertina.[2]

Métodos de ensino

De facto existem varios métodos de ensino da concertina, mas há opiniões diversas acerca destes. O ensino recorrendo a pautas musicais é cada vez mais usado, mas predomina ainda um ensino mais tradicional, passado de geração em geração, onde também o tocador utiliza canções que já ouvira antes ou gravações de música folclórica. A concertina contém maioria das sonoridades reproduzidas pelas notas musicais, pelo que é possível tocar as mais diversas pautas musicais, mas grande parte das peças musicais folclóricas não estão registradas em pautas. Também existem certas músicas que são próprias de uma certa região e variações nas próprias, ficando algumas ao critério do tocador ou grupo musical escolher qual ou quais para incluir nas suas músicas e reportório.

Outros instrumentos da mesma família

A concertina é uma espécie de pequeno acordeão.

Uma subespécie de concertina é o bandoneón, muito usado na Argentina.

Tipos de concertinas

Toda concertina é basicamente um pequeno acordeão de caixa poligonal. Dois dos tipos mais tradicionais são:

  • a concertina hexagonal, usada na música irlandesa, etc.
  • a concertina de forma quadrangular (na verdade o formato é octogonal - são octógonos com alternância de lados grandes e pequenos, resultando numa aparência quase quadrada), muito comum no interior do espirito santo, que foi trazida pelos imigrantes, em sua maioria alemães, e que até hoje anima as festas locais.[3]
  • Concertina tambem pode ser um tipo de proteção que coloca em cima do muro para afastar meliantes de seu patrimonio.

Referências

  1. dicionarioegramatica (9 de janeiro de 2017). «Concertina, um tipo de acordeão». DicionarioeGramatica.com. Consultado em 9 de janeiro de 2017 
  2. http://concertinabrasil.com/
  3. http://concertinabrasil.com/
Ícone de esboço Este artigo sobre instrumento musical é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.