Caminho de ferro de cremalheira: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Sabiusaugustus (discussão | contribs)
Etiqueta: Inserção de predefinição obsoleta
Linha 12: Linha 12:


== Invenção ==
== Invenção ==
Em 1812, o inglês [[John Blenkinsop]] construiu umas vias de cremalheira para uma máquina locomotiva lenta. Depois, em 1862 o suíço [[Niklaus Riggenbach]] colocou a cremalheira num [[terceiro carril]].<ref name=autogenerated1 />
Em 1812, o inglês [[John Blenkinsop]] construiu umas vias de cremalheira para uma máquina locomotiva lenta. Depois, em 1862 o suíço [[Niklaus Riggenbach]] colocou a cremalheira num [[terceiro carril]].<ref name=autogenerated1 /> A primeira ferrovia de cremelhaira construída no mundo foi a [[Mount Washington Cog Railway]], a qual permite realizar a ascensão até o topo do [[Monte Washington]], ponto mais alto da região da [[Nova Inglaterra]], no estado [[EUA|norte-americano]] de [[Nova Hampshire]]<ref name=":0">{{cite journal |first= Charles Carleton |last= Coffin |title= Sylvester Marsh 'The Projector of the Mount Washington Railroad' |journal= The Bay State Monthly, A Massachusetts Magazine |volume= 3 |date= May 1885 |issue= 2}}</ref>. Inaugurada em 1968, foi a primeira ferrovia de [[cremalheira]]s construída no mundo<ref name=":0" /><ref>{{Citar web|titulo=History & Information|url=https://www.thecog.com/cog-history/|obra=Mount Washington Cog Railway|acessodata=2019-02-07|lingua=en-US}}</ref>.


== Sistemas de engrenagens ==
== Sistemas de engrenagens ==

Revisão das 13h10min de 7 de fevereiro de 2019

Via de um caminho de ferro de cremalheira.
Funcionamento do pinhão e cremalheira.

Denomina-se caminho de ferro de cremalheira ou estrada de ferro de cremalheira a um tipo particular de caminhos de ferro que baseia o seu funcionamento na acoplagem mecânica com a via por meio de um terceiro trilho ou carril dentado ou «cremalheira».

O Caminho de Ferro do Corcovado no Rio de Janeiro funciona com o sistema Riggenbach.
Caminho de Ferro de Cremalheira de Nuria.

Aplicações

A disposição mencionada permite que seja utilizado em zonas onde haja uma grande pendente de mais de 8%,[1] nas quais o funcionamento por aderência entre carris e rodas não seria possível devido à escassa fricção entre aquelas.

Se emprega principalmente em trens (comboios) de montanha para turistas e também nas montanhas russas para chegar à primeira ou às principais elevações.

Invenção

Em 1812, o inglês John Blenkinsop construiu umas vias de cremalheira para uma máquina locomotiva lenta. Depois, em 1862 o suíço Niklaus Riggenbach colocou a cremalheira num terceiro carril.[1] A primeira ferrovia de cremelhaira construída no mundo foi a Mount Washington Cog Railway, a qual permite realizar a ascensão até o topo do Monte Washington, ponto mais alto da região da Nova Inglaterra, no estado norte-americano de Nova Hampshire[2]. Inaugurada em 1968, foi a primeira ferrovia de cremalheiras construída no mundo[2][3].

Sistemas de engrenagens

Existem vários tipos de sistemas de engrenagem. Os mais conhecidos são os Marsh, Riggenbach, Strub, Abt, Locher e Lamella (também conhecido como o sistema von Roll).

Caminho de ferro de cremalheira ligeiro, sistema von Roll.
Sistema Riggenbach
Sistema Strub
Sistema Abt
Sistema Locher

Desenvolveram-se diferentes sistemas de engrenagens. Hoje em dia, a maioria dos caminhos de ferro de cremalheira utilizam o sistema Abt.

Ver também

Referências

  1. a b El Ferrocarril
  2. a b Coffin, Charles Carleton (May 1885). «Sylvester Marsh 'The Projector of the Mount Washington Railroad'». The Bay State Monthly, A Massachusetts Magazine. 3 (2)  Verifique data em: |data= (ajuda)
  3. «History & Information». Mount Washington Cog Railway (em inglês). Consultado em 7 de fevereiro de 2019