Marília Arraes: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Etiquetas: Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel
Linha 25: Linha 25:
| Filhos = Maria Isabel {{Pequeno|(n. 2015)}}
| Filhos = Maria Isabel {{Pequeno|(n. 2015)}}
}}
}}
'''Marília Valença Rocha Arraes de Alencar Pontes''' ([[Recife]], [[12 de abril]] de [[1984]]), é uma advogada e [[político|política]] [[brasil]]eira, atualmente Deputada Federal por Pernambuco, filiada ao [[Partido dos Trabalhadores]]. É neta de [[Miguel Arraes]].<ref>{{Citar web|titulo=Perfil de Marília Arraes|url=http://www.recife.pe.leg.br/vereadores/biografia-dos-vereadores/marilia-arraes|obra=www.recife.pe.leg.br|acessodata=8 de outubro de 2018|data=2 de agosto de 2017|publicado=Câmara Municipal do Recife|ultimo=|primeiro=}}</ref>
'''Marília Valença Rocha Arraes de Alencar ''' ([[Recife]], [[12 de abril]] de [[1984]]), é uma advogada e [[político|política]] [[brasil]]eira, atualmente Deputada Federal por Pernambuco, filiada ao [[Partido dos Trabalhadores]]. É neta de [[Miguel Arraes]].<ref>{{Citar web|titulo=Perfil de Marília Arraes|url=http://www.recife.pe.leg.br/vereadores/biografia-dos-vereadores/marilia-arraes|obra=www.recife.pe.leg.br|acessodata=8 de outubro de 2018|data=2 de agosto de 2017|publicado=Câmara Municipal do Recife|ultimo=|primeiro=}}</ref>


== Família e estudos ==
== Família e estudos ==

Revisão das 18h56min de 3 de abril de 2019

Marília Arraes
Marília Arraes
Marília Arraes
Deputada Federal por Pernambuco
Período 1º de fevereiro de 2019 - incumbente
Vereadora do Recife
Período 1º de janeiro de 2009
até 31 de janeiro de 2018 (3 mandatos consecutivos)
Secretária de Juventude e Qualificação Profissional do Recife
Período 2 de janeiro de 2013
até 4 de abril de 2014
Prefeito Geraldo Júlio
Dados pessoais
Nascimento 12 de abril de 1984 (40 anos)
Recife, PE
Progenitores Mãe: Sônia Valença Rocha
Pai: Marcos Arraes de Alencar
Alma mater Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco
Cônjuge Felipe Francismar (2012-2017)
Filhos(as) Maria Isabel (n. 2015)
Partido PT
Profissão Advogada

Marília Valença Rocha Arraes de Alencar (Recife, 12 de abril de 1984), é uma advogada e política brasileira, atualmente Deputada Federal por Pernambuco, filiada ao Partido dos Trabalhadores. É neta de Miguel Arraes.[1]

Família e estudos

Filha da psicóloga Sônia Valença Rocha Arraes de Alencar e do administrador de empresas Marcos Arraes de Alencar, Marília cresceu em um ambiente de intensa atividade política. Neta do ex-governador Miguel Arraes, pôde conviver com a realidade do povo de Pernambuco e do Recife. Seu principal aprendizado foi defender os mais necessitados, movida pelo ideal de transformação da sociedade, sempre participando das movimentações e campanhas políticas ao lado do avô. É também prima do ex-governador Eduardo Campos. É sobrinha da ex-deputada e atual ministra do Tribunal de Contas da União, Ana Arraes.

Por parte de mãe, é neta de um dos pioneiros em psiquiatria infantil no Brasil, Dr. Zaldo Rocha, que também é considerado um dos precursores da psicanálise no país.

Marília Arraes estudou no Colégio Marista São Luís, no Recife e, aos 17 anos, foi aprovada nos concorridos vestibulares de Direito, na Universidade Federal de Pernambuco, e de Administração de Empresas, na Universidade de Pernambuco. Cursou o primeiro período de Administração e formou-se em Direito, na UFPE, em 2007, aos 23 anos.

Foi casada com Luiz Felipe Câmara de Oliveira Pontes (Felipe Francismar) e, em 2015, deu à luz, no Recife, a Maria Isabel Arraes de Alencar Pontes.

Política

Filiou-se ao PSB em 2005, partido que foi presidido por Arraes. Marília sempre teve um trabalho ativo, militando em diversas campanhas socialistas. Em 2007, formou-se em direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Durante o curso, engajou-se no movimento estudantil, debatendo gênero e a pluralidade de direitos, além de trabalhar em projetos de melhorias para conservação do patrimônio da universidade.

Aos 24 anos, elegeu-se vereadora do Recife com 9.533 votos, sendo a parlamentar mais nova na 15ª legislatura. Durante o biênio 2009/2010, atuou como presidente da Comissão de Políticas Públicas da Juventude. Em 2011, tornou-se a primeira mulher a presidir a Comissão de Legislação e Justiça. Em 2012, reelegeu-se vereadora com 8.841 votos. Logo após as eleições, assumiu a Secretaria Municipal de Juventude e Qualificação Profissional.

Marília voltou à Câmara Municipal do Recife em abril de 2014. Mas, devido à guinada à direita do partido, renunciou à candidatura de deputada federal. Também denunciou interferência da cúpula do PSB na juventude do partido. Em julho do mesmo ano, Marília anunciou o apoio à candidatura da presidenta da República Dilma Rousseff à reeleição.

Desde agosto de 2014, a vereadora passou a atuar como oposição a gestão do Executivo municipal comandada pelo PSB. Em fevereiro de 2016, oficializou sua desfiliação da legenda – diante da falta de democracia interna e da mudança das convicções e ideologias do partido.

Logo em seguida Marília ingressa no Partido dos Trabalhadores (PT) de Pernambuco. A vereadora teve sua ficha de filiação abonada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante a festa dos 36 anos do PT, no Rio de Janeiro. O ato de filiação aconteceu no dia 3 de março de 2016, na Câmara dos Vereadores do Recife.

Em outubro de 2016, Marília disputou novamente as eleições municipais para continuar ocupando a casa legislativa com um mandato ativo de fiscalização, concorrendo ao seu terceiro mandato. Foi eleita com 11.872 votos, uma das maiores votações da atual legislatura e uma das mais expressivas entre os parlamentares do PT nas regiões Nordeste, Norte, Sul e Centro-Oeste. Assumiu a liderança da bancada de oposição na Casa José Mariano, reafirmando sua posição política e sua luta ao lado do povo recifense em busca de uma cidade melhor.

Comprometida com os ideais do partido, Marília esteve à frente do grupo de parlamentares e lideranças que coordenou toda a resistência contra o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.

Em 2018, foi convocada pela militância para disputar a pré-candidatura ao Governo do Estado. Chegou a liderar as pesquisas de intenção de voto, mas o projeto não foi efetivado em função de orientações nacionais do partido, que optou pela consolidação de uma aliança com outras legendas e o apoio à reeleição do então governador, Paulo Câmara.

Apoiada pela mesma militância e por inúmeros setores da sociedade civil, entrou na disputa por uma vaga na Câmara Federal. Venceu com uma expressiva votação (193. 108 mil  votos - a segunda parlamentar federal mais votada no Estado nas eleições de 2018). É a quinta mulher eleita deputada federal na história de Pernambuco.

Referências

  1. «Perfil de Marília Arraes». www.recife.pe.leg.br. Câmara Municipal do Recife. 2 de agosto de 2017. Consultado em 8 de outubro de 2018 

Ligações externas