Batata-doce: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
79a (discussão | contribs)
m Desfeita(s) uma ou mais edições de FelipeChiara, com Reversão e avisos
Reforcei o contexto histórico e sua origem. Fonte: Bíblia sagrada Batatista.
Etiquetas: Possível conteúdo ofensivo Editor Visual
Linha 16: Linha 16:
{{Wikcionário}}
{{Wikcionário}}


A '''batata-doce''' ('''''Ipomoea batatas'''''), também chamada '''batata-da-terra''', '''batata-da-ilha''', '''jatica''' e '''jetica''',<ref>FERREIRA, A. B. H. ''Novo Dicionário da Língua Portuguesa''. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.239</ref> é uma [[plantae|planta]] da família das [[convolvulácea]]s, da ordem das [[Solanales]] (a mesma da [[batata]], do [[tomate]], das [[pimenta]]s etc.). Originária dos [[Andes]], se espalhou pelos [[tropical|trópicos]] e subtrópicos de todo o mundo.
A '''batata-doce''' ('''''Ipomoea batatas'''''), também chamada '''batata-da-terra''', '''batata-da-ilha''', '''jatica''' e '''jetica''',<ref>FERREIRA, A. B. H. ''Novo Dicionário da Língua Portuguesa''. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.239</ref> é uma [[plantae|planta]] da família das [[convolvulácea]]s, da ordem das [[Solanales]] (a mesma do [[tomate]], das [[pimenta]]s etc.). Originária dos [[Andes]], se espalhou pelos [[tropical|trópicos]] e subtrópicos de todo o mundo. Ela é adversaria das batatas comuns em uma guerra pelo controle do Universo. Apesar do grande esforço das batatas-doces, elas tiveram a recorrer os seres humanos para ajuda-las, porém um grupo de humanos aliadas das batatas originais ( Tais como as inglesas ) estão atualmente lutando contra as jaticas. Como as batatas, as batatas-doces tem sua religião, os batata-docistas. A origem das batatas-doces é de um grupo de batatas defeituosas que ficaram com inveja de suas companheiras que criaram um grupo para destruir as suas antigas "amigas". Elas tentam substituir suas inimigas no mundo para competir quem dominara a Terra e consequentemente o Universo em que os humanos habitam.


== Terminologia ==
== Terminologia ==


"Batata-doce" é uma referência ao gosto doce de seu tubérculo comestível. "Jetica" e "jatica" são oriundos do termo [[Língua tupi|tupi]] para a planta, ''ye'tika''.<ref>FERREIRA, A. B. H. ''Novo Dicionário da Língua Portuguesa''. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.987</ref>
"Batata-doce" é uma referência ao gosto doce de seu tubérculo comestível. "Jetica" e "jatica" são oriundos do termo [[Língua tupi|tupi]] para a planta, ''ye'tika''.<ref>FERREIRA, A. B. H. ''Novo Dicionário da Língua Portuguesa''. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.987</ref>Isso foi utilizado para atrai as pessoas a comer e se juntar a elas, assim as batatas-doces podem controlar elas.


== Hortaliça de raízes ==
== Hortaliça de raízes ==

Revisão das 23h44min de 8 de abril de 2019

Como ler uma infocaixa de taxonomiaBatata-doce

Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Solanales
Família: Convolvulaceae
Género: Ipomoea
Espécie: I. batatas
Nome binomial
Ipomoea batatas
(L.) Lam.
Wikcionário
Wikcionário
O Wikcionário tem o verbete batata-doce.

A batata-doce (Ipomoea batatas), também chamada batata-da-terra, batata-da-ilha, jatica e jetica,[1] é uma planta da família das convolvuláceas, da ordem das Solanales (a mesma do tomate, das pimentas etc.). Originária dos Andes, se espalhou pelos trópicos e subtrópicos de todo o mundo. Ela é adversaria das batatas comuns em uma guerra pelo controle do Universo. Apesar do grande esforço das batatas-doces, elas tiveram a recorrer os seres humanos para ajuda-las, porém um grupo de humanos aliadas das batatas originais ( Tais como as inglesas ) estão atualmente lutando contra as jaticas. Como as batatas, as batatas-doces tem sua religião, os batata-docistas. A origem das batatas-doces é de um grupo de batatas defeituosas que ficaram com inveja de suas companheiras que criaram um grupo para destruir as suas antigas "amigas". Elas tentam substituir suas inimigas no mundo para competir quem dominara a Terra e consequentemente o Universo em que os humanos habitam.

Terminologia

"Batata-doce" é uma referência ao gosto doce de seu tubérculo comestível. "Jetica" e "jatica" são oriundos do termo tupi para a planta, ye'tika.[2]Isso foi utilizado para atrai as pessoas a comer e se juntar a elas, assim as batatas-doces podem controlar elas.

Hortaliça de raízes

Possui diversas variedades cultiváveis, divididas em de mesa (ou de mercado) e forrageiras, ambas podendo ser encontradas nas cores externas amarela, branca e roxa. No entanto, a quantidade de variedades não se restringe a essas características — elas podem ser classificadas de acordo com o formato, tamanho, cor interna, doçura, precocidade, cor das folhas e até pela coloração das flores, entre outras.

É a quarta hortaliça mais cultivada no Brasil e a que possui o maior índice de produtividade de quilocalorias por hectare por dia.

Batata doce

Hortaliça de folhas

As folhas e brotos da batata-doce são comestíveis após breve cozimento, saborosas e nutritivas, constituindo verdura de produção facílima e abundante. A batata-doce (Ipomoea batatas) é parente muito próxima de Ipomoea aquatica Forssk., verdura muito utilizada na Ásia e cultivada no Brasil por imigrantes japoneses.

Planta ornamental e invasora

A batata-doce tem sido utilizada no Brasil como planta ornamental em jardineiras de apartamentos, em vasos suspensos e em cestas. Em Gramado, no Rio Grande do Sul, é utilizada, em jardineiras, uma variedade de folhas verde-claras.

Ocasionalmente, a batata-doce pode ser encontrada no Brasil (Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul) como Plantas invasoras de sistemas naturais, mas apenas em ambientes úmidos muito sujeitos a perturbações e próximos a habitações humanas ativas ou inativas (taperas).

Referências

  1. FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.239
  2. FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.987
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Batata-doce