Radio Corporation of America: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Desfeita(s) uma ou mais edições de 168.194.14.38, com Reversão e avisos
Linha 14: Linha 14:
No Brasil, seu recordista em vendas de discos foi [[Nelson Gonçalves]], que permaneceu na gravadora desde 1941 até o final de sua vida em 1998. O cantor havia vendido cerca de 78 milhões de cópias até aquele ano.
No Brasil, seu recordista em vendas de discos foi [[Nelson Gonçalves]], que permaneceu na gravadora desde 1941 até o final de sua vida em 1998. O cantor havia vendido cerca de 78 milhões de cópias até aquele ano.


A RCA Brasil já contratou vários talentos brasileiros como [[Vanusa]], [[Carmen Miranda]], [[Luiz Gonzaga]], [[Cauby Peixoto]], [[Chico Buarque]], [[Engenheiros do Hawaii]], [[Latino (cantor)|Latino]], [[Eliana (apresentadora)|Eliana]], [[Carlos Gonzaga]], [[Jacob do Bandolim]], [[Sergio Reis]], [[Os Incríveis (banda)|Os Incríveis]], [[The Fevers]], [[Patrícia e Luciano|Carmem Silva,]] [[Trem da Alegria]], [[Fafá de Belém]], [[Bruno & Marrone]], [[Bezerra da Silva]], [[Obina Shock]], [[Genival Lacerda]], [[José Augusto (cantor)|José Augusto]], [[Maria Creuza]], [[Sá e Guarabira]], [[Gal Costa]], [[Maria Bethânia]], [[Roupa Nova]] e a [[Perla]] (a cantora paraguaia), que graças ao próprio esforço e à gravadora vendeu mais de 30 milhões de discos.
A RCA Brasil já contratou vários talentos brasileiros como [[Vanusa]], [[Carmen Miranda]], [[Luiz Gonzaga]], [[Cauby Peixoto]], [[Chico Buarque]], [[Engenheiros do Hawaii]], [[Latino (cantor)|Latino]], [[Eliana (apresentadora)|Eliana]], [[Carlos Gonzaga]], [[Jacob do Bandolim]], [[Sergio Reis]], [[Os Incríveis (banda)|Os Incríveis]], [[The Fevers]], [[Patrícia e Luciano]], [[Trem da Alegria]], [[Fafá de Belém]], [[Bruno & Marrone]], [[Bezerra da Silva]], [[Obina Shock]], [[Genival Lacerda]], [[José Augusto (cantor)|José Augusto]], [[Maria Creuza]], [[Sá e Guarabira]], [[Gal Costa]], [[Maria Bethânia]], [[Roupa Nova]] e a [[Perla]] (a cantora paraguaia), que graças ao próprio esforço e à gravadora vendeu mais de 30 milhões de discos.


A RCA também é conhecida no Brasil por ter ajudado a implantar a televisão no Brasil em [[1950]], graças à iniciativa de [[Assis Chateubriand]].
A RCA também é conhecida no Brasil por ter ajudado a implantar a televisão no Brasil em [[1950]], graças à iniciativa de [[Assis Chateubriand]].


A RCA Records trouxe ao Brasil a distribuição das gravadoras [[RCA Records]], [[RCA Victor|Victor]],Camden, Bluebird, [[Virgin Records]] e Red Seal e [[Som Livre]]
A RCA Records trouxe ao Brasil a distribuição das gravadoras [[RCA Records]], [[RCA Victor|Victor]], Bluebird, [[Virgin Records]] e Red Seal e [[Som Livre]]


A RCA Records Brasil foi incorporada em 1987 à BMG, fundando assim a BMG Ariola Discos Ltda, depois, BMG Brasil Ltda. que em 2004 se fundiu com a [[Sony Music Brasil]] e formou a [[Sony BMG Music Entertainment|Sony BMG Music Brasil]].
A RCA Records Brasil foi incorporada em 1987 à BMG, fundando assim a BMG Ariola Discos Ltda, depois, BMG Brasil Ltda. que em 2004 se fundiu com a [[Sony Music Brasil]] e formou a [[Sony BMG Music Entertainment|Sony BMG Music Brasil]].

Revisão das 03h07min de 17 de abril de 2019

RCA Corporation
upright=!Artigos sem imagens
Criação
Extinção
Sede social
Sectores de atividade
eletrónica
indústria de mídia (d)
Produtos
RCA Photophone (en)
fonógrafo
videodisc (en)
televisor
RCA Studio II
Director
Thornton F. Bradshaw (d)
Proprietário
Hearst Corporation (a partir de )
Empresa-mãe
Divisão
RCA Victor (en)
Website


Radio Corporation of America, também conhecida como RCA, foi uma empresa norte-americana cuja fundação data de 1919, que era pioneira no setor de telecomunicações.

Em 1929 a RCA comprou a Victor Talking Machine Company, fundada em 1901, formando a RCA Victor, o mais antigo selo fonográfico da América. O selo era facilmente identificado pelo famoso logotipo de um cachorro, chamado "Nipper", que olha atentamente para uma concha acústica de um fonógrafo e escuta a chamada Voz do Dono" - His Master's Voice.

A RCA Victor foi responsável pela mais famosa transação comercial da história da música, quando, em 1955, adquiriu o contrato de exclusividade de Elvis Presley da Sun Records por 35 mil dólares. Outros artistas famosos incluem Enrico Caruso, Little Richard, Jefferson Airplane, David Bowie, Scorpions, The Main Ingredient, Avril Lavigne, Kesha, Adam Lambert, Christina Aguilera, Sam Cooke e Foo Fighters também foram exclusivos da RCA.

Em 1987, a RCA Victor foi vendida ao grupo alemão Bertelsmann, a BMG, passando a se chamar BMG/Ariola (por um breve período em 1987 foi denominada RCA/Ariola) e mais tarde BMG. Em 2004, houve a fusão da BMG com a gravadora japonesa Sony Music, formando assim a Sony BMG. Em 2008, o grupo Bertelsmann vendeu sua parte à Sony Music, que rebatizou a Sony BMG apenas como Sony Music.

RCA no Brasil

Anúncio de 1942 do fonógrafo e principais artistas, dentre os quais Galhardo, Linda Batista, Silvio Caldas, Orlando Silva, Aracy de Almeida e Nelson Gonçalves.

No Brasil, seu recordista em vendas de discos foi Nelson Gonçalves, que permaneceu na gravadora desde 1941 até o final de sua vida em 1998. O cantor havia vendido cerca de 78 milhões de cópias até aquele ano.

A RCA Brasil já contratou vários talentos brasileiros como Vanusa, Carmen Miranda, Luiz Gonzaga, Cauby Peixoto, Chico Buarque, Engenheiros do Hawaii, Latino, Eliana, Carlos Gonzaga, Jacob do Bandolim, Sergio Reis, Os Incríveis, The Fevers, Patrícia e Luciano, Trem da Alegria, Fafá de Belém, Bruno & Marrone, Bezerra da Silva, Obina Shock, Genival Lacerda, José Augusto, Maria Creuza, Sá e Guarabira, Gal Costa, Maria Bethânia, Roupa Nova e a Perla (a cantora paraguaia), que graças ao próprio esforço e à gravadora vendeu mais de 30 milhões de discos.

A RCA também é conhecida no Brasil por ter ajudado a implantar a televisão no Brasil em 1950, graças à iniciativa de Assis Chateubriand.

A RCA Records trouxe ao Brasil a distribuição das gravadoras RCA Records, Victor, Bluebird, Virgin Records e Red Seal e Som Livre

A RCA Records Brasil foi incorporada em 1987 à BMG, fundando assim a BMG Ariola Discos Ltda, depois, BMG Brasil Ltda. que em 2004 se fundiu com a Sony Music Brasil e formou a Sony BMG Music Brasil.

Ver também

Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.