Saltar para o conteúdo

Sistema de posicionamento global: diferenças entre revisões

m (Protegeu "Sistema de posicionamento global": Vandalismo excessivo (progressivo) ([Editar=Permitir apenas utilizadores autoconfirmados] (expira a 19h04min de 16 de abril de 2019 (UTC))))
[[Imagem:KyotoTaxiRide.jpg|thumb|Exemplo de um receptor GPS com mapas, instalado em um carro.]]
 
A comunidade científica utiliza o sistema de posicionamento global pelo seu [[relógio]] altamente preciso, já que durante experiências científicas de coleta de dados, pode-se registarregistrar com precisão de microsegundos (0,000001 [[segundo]]) quando a amostra foi obtida. Naturalmente, a localização do ponto onde a amostra foi recolhida também pode ser importante. Agrimensores diminuem custos e obtêm levantamentos precisos mais rapidamente com o GPS. Unidades específicas têm custo aproximado de 3.000 [[dólar]]es e precisão de 1 [[metro]], mas existem receptores mais caros com precisão de 1 centímetro. A coleta de dados por estes receptores é mais lenta.
 
Guardas florestais, trabalhos de prospecção e exploração de recursos naturais, geólogos, arqueólogos, bombeiros, são enormemente beneficiados pela tecnologia do sistema. O GPS tem-se tornado cada vez mais popular entre [[ciclismo|ciclistas]], [[balão|balonistas]], [[pesca]]dores, ecoturistas, ''[[Geocaching|geocachers]]'', voo livre ou por aventureiros que queiram apenas orientação durante as suas viagens. Com a popularização do GPS, um novo conceito surgiu na agricultura: a agricultura de precisão. Uma máquina agrícola dotada de [[receptor GPS]] armazena dados relativos à produtividade em um dispositivo de memória que, tratados por programa específico, produz um mapa de produtividade da lavoura. As informações permitem também optimizar a aplicação de correctivos e fertilizantes. A função de geolocalização desse sistema é a base de aplicativos de relacionamento como o [[Tinder]] e jogos de realidade aumentada como [[Ingress]] e [[Pokémon GO]].
Utilizador anónimo