Saltar para o conteúdo

Sistema de posicionamento global: diferenças entre revisões

No caso da categoria de maior uso do [[GPS]] (a navegação), embora possua menor precisão de posicionamento, há várias vantagens em sua utilização; como o baixo preço de aquisição e suas aplicações como: ferramenta de equipamentos como computadores de mão, celulares, relógios, entre outros. Atualmente, com a convergência de dispositivos, existem muitas opções de Pocket PCs com GPS interno, que têm a vantagem de se poder escolher o [[software]] de localização que se pretende utilizar com eles.
 
== Atualizações ==
== <small>Atualidades</small> ==
 
Em [[24]] de [[Marçomarço]] de [[2009]] foi lançado o primeiro satélite GPS equipado com uma amostra de ''[[hardware]]'' funcionando em frequência l5L5. Entre outras novidades, este satélite foi o primeiro a emitir o sinal GPS numa frequência de 1.1761176,45 MHz (±1.2 GHz). E suas vantagens são:
 
* Melhoria da estrutura do sinal para maior desempenho;
 
* Transmissão com sinal superior ao dos satélites L1 e L2.
 
A data limite para que a [[Força aérea americana|Força Aérea Americana]] colocasse um satélite GPS de forma operacional em frequência L5 foi [[26]] de [[Agostoagosto]] de [[2009]]. Caso ultrapassassem essa data, o governo dos Estados Unidos perderia o direito de utilizar essa frequência em seus projetos militares/civis. O L1C é um sinal de uso civil transmitido na mesma frequência L1 (1.575,42 MHz), contém o sinal GPS L1C utilizado por todos os atuais usuários e está disponível com o primeiro bloco III desde [[2013]].
 
Hoje em dia, em dois países os aparelhos receptores de GPS são proibidos: [[Coreia do Norte]] e [[Síria]]. O [[Egito]] suspendeu a proibição em Abril de 2009.
 
Hoje em dia, em dois países os aparelhos receptores de GPS são proibidos: a [[Coreia do Norte]] e a [[Síria]]. O [[Egito]] suspendeu a proibição em Abrilabril de 2009.{{Carece de fontes}}
A primeira aplicação comercial do GPS para rastreamento de caminhões no mundo foi feita no [[Brasil]] em [[1992]]. Gérard Lesbazeilles, de nacionalidade [[francesa]], mas naturalizado brasileiro desde os [[anos 70]], então diretor de telecomunicações da empresa de engenharia Brasileira ESCA, liderou a equipe que criou a empresa RODOSAT Brasil. A RODOSAT foi o primeiro cliente da INMARSAT (pioneira em comunicações móveis via satélite a nível mundial) e tinha, em 1994, 6.000 caminhões rastreados.{{Carece de fontes}}
 
== Técnicas de posicionamento ==
153 971

edições