Casa Imperial do Japão: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Atualizei a contagem do número de imperadores, a saber: 126
Etiquetas: Editor Visual Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel
Linha 25: Linha 25:
Sob a atual [[constituição do Japão]], o Imperador é o [[símbolo]] do Estado e da unidade do povo japonês.
Sob a atual [[constituição do Japão]], o Imperador é o [[símbolo]] do Estado e da unidade do povo japonês.


A [[monarquia]] japonesa é a mais antiga do mundo, reconhecendo 125 monarcas legítimos desde a acessão do [[Imperador Jimmu]] (remonta a 660 [[a.C.]]). O atual imperador é [[Naruhito]], nascido em 1960.
A [[monarquia]] japonesa é a mais antiga do mundo, reconhecendo 126 monarcas legítimos desde a acessão do [[Imperador Jimmu]] (remonta a 660 [[a.C.]]). O atual imperador é [[Naruhito]], nascido em 1960.


==Membros==
==Membros==

Revisão das 03h40min de 3 de maio de 2019

Casa Imperial do Japão
Yamato
Estado JapãoJapão
Título Imperador do Japão
Imperatriz do Japão
Regente do Japão
Príncipe Herdeiro
Princesa Herdeira
Origem
Fundador Jimmu
Fundação 660 a.C.
Atual soberano
Naruhito
Linhagem secundária
Casa de Akishino
Casa de Hitachi
Casa de Mikasa
Casa de Takamado
Xintoísmo

A Casa Imperial do Japão (kōshitsu, 皇室), também referida como a família imperial japonesa e dinastia Yamato, compreende os membros da família do Imperador do Japão que desempenham deveres públicos e oficiais, sem assumir papéis nas relações de governo.

Sob a atual constituição do Japão, o Imperador é o símbolo do Estado e da unidade do povo japonês.

A monarquia japonesa é a mais antiga do mundo, reconhecendo 126 monarcas legítimos desde a acessão do Imperador Jimmu (remonta a 660 a.C.). O atual imperador é Naruhito, nascido em 1960.

Membros

Em outubro de 1947, após a derrota do Japão na Segunda Guerra Mundial, removeram-se onze ramos colaterais da família imperial, diminuindo consideravelmente seu tamanho. Desde então, os membros da família imperial passaram a ser oficial e efetivamente apenas os descendentes da linhagem masculina do Imperador Taisho (1879-1926). As princesas japonesas que se casarem com plebeus e seus descendentes são excluídos de quaisquer tipos de tratamentos e privilégios imperiais. Em dezembro de 2012, a família imperial continha 22 membros[1], dos quais 9 são familiares diretos do imperador; 7 são do sexo masculino e 14 do sexo feminino; e apenas 2 membros são de menoridade (no Japão, abaixo de 20 anos de idade).

Ex-membros vivos

Finanças

Conforme o artigo 88 da Constituição japonesa, todas as propriedades usufruídas pela família imperial pertencem ao Estado japonês e todas as despesas relacionadas a ela, bancadas pela Dieta em seu orçamento.

Administrados pela Agência da Casa Imperial, os custos consistem em despesas pessoais, em pensões para membros da Família Imperial e outros tipos de despesas.[2]

  • Estipuladas em lei, as despesas pessoais se referem às compras cotidianas realizadas para atender aos membros da Família Imperial. Somaram, no ano de 2010, cerca de 324 milhões de ienes.
  • As pensões destinadas aos membros da família imperial, com a exceção do imperador, são anuais e providenciadas para manter um estilo de vida que beneficie sua posição. A base para o cálculo das pensões é igualmente estipulada em iei, e quantia total gasta em 2010 foi de 283,4 milhões de ienes. Os membros da família imperial também recebem uma pensão quando estabelecem uma moradia independente ou abdicam de seu status imperial.
  • As outras despesas estão relacionadas com os deveres oficiais dos membros da família imperial, tais como cerimônias, banquetes de Estado, recepções e viagens domésticas e exteriores. Também incluem a manutenção e a administração dos palácios e de outras propriedades. Somaram 5.867,68 milhões de ienes em 2010.

Estandartes imperiais

Galeria

Ver também

Referências

Ligações externas

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Casa Imperial do Japão