Vålerenga Fotball: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Substituição de {{col-end}} por {{Fim}}
Linha 5: Linha 5:
|nomeabrev=Vålerenga
|nomeabrev=Vålerenga
|alcunhas=''Enga'', ''Os boêmios''
|alcunhas=''Enga'', ''Os boêmios''
|fundadoem=29 de julho de 1913
|fundadoem={{dtlink|29|7|1913|idade}}
|estádio=[[Ullevaal Stadion]]
|estádio=[[Ullevaal Stadion]]
|capacidade=25.000
|capacidade=25.000

Revisão das 04h02min de 15 de maio de 2019

Vålerenga
Nome Vålerenga Fotball
Alcunhas Enga, Os boêmios
Fundação 29 de julho de 1913 (110 anos)
Estádio Ullevaal Stadion
Capacidade 25.000
Presidente Thomas Baardseng
Treinador(a) Ronny Deila
Material (d)esportivo Umbro
Competição Eliteserien
Website http://www.vif.no
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

Vålerenga I.F. Fotball (originalmente Vålerengens Idrettsforening Football) é um clube da cidade de Oslo na Noruega, que disputa a Tippeligaen. Suas cores são azul, branca e vermelha.

A última conquista da Tippeligaen aconteceu no ano de 2005, o que interromperia uma sequência de 13 títulos do Rosenborg, este que foi o quinto título no torneio da história do clube.

O Vålerenga foi fundado em 1913, inicialmente com o fim de ser um clube social da Sota Corner, região operária de Oslo.

Além dos cinco títulos conquistados no campeonato nacional, a equipe também triunfou três vezes na Copa da Noruega, o segundo torneio mais importante do país.

História

O início

A agremiação surgiu em 1913, como clube social para um bairro operário de Oslo. Até o campeonato nacional ser inaugurado, em 1937, o clube venceu quatro vezes o torneio regional, sendo o primeiro destes em 1927, e o último em 1934. Nesta competição, a equipe conseguiu boa série entre 1932 e 1936, já que de 1932 a 1934, a equipe conquistou um tricampeonato, e em 1935 e no ano seguinte o time foi vice-campeão.

Primeiras conquistas nacionais

O Vålernga viria a iniciar suas conquistas nacionais em 1949, quando foi vice-campeão do campeonato nacional.

Dezesseis anos depois, em 1965, o time ganharia seu primeiro campeonato nacional. Em função disso, a equipe disputou pela primeira vez uma competição européia, no caso, a Liga dos Campeões da UEFA. O clube foi eliminado ainda na primeira fase, perante o Linfield FC, da Irlanda do Norte.

Após isso, o Vålerenga demoraria a reconquistar um título. Só viria a acontecer em 1980, ao bater o Lillestrøm na final da Copa da Noruega por 4-1. Este foi o início de um grande time, já que no ano seguinte foi vencido o campeonato nacional, o que se repetiria em 1983 e 1984. Na mesma década, o clube também chegaria duas vezes ao vice da Copa, em 1983 e 1985.

Tempos ruins

Os bons tempos do Vålerenga, porém, terminariam pouco tempo depois, já que em 1990 a equipe foi rebaixada à segunda divisão nacional (no momento, chamada de 1. divisjon). Em 1992, o clube quase foi rebaixado à terceira divisão (2. divisjon), mas salvou-se na última rodada, ao vencer o Eik-Tønsberg. Em 1994 o time voltou à divisão de elite, mas foi novamente rebaixado em 1996.

Um título só voltaria a ser conquistado em 1997, com o triunfo na Copa e na 1. divisjon, fazendo-o voltar à Tippeligaen. Entretanto, em 2000, o clube perdeu a disputa na repescagem contra o Sogndal Fotball e foi novamente rebaixado. Voltou à Tippeligaen em 2002.

No ano seguinte, terminou a competição como antepenúltimo colocado, e disputou contra o Sandefjord, que vinha da segunda divisão, a repescagem para tentar permanecer na principal divisão. Os resultados de 0-0 como visitante, e vitória por 5-3 em seus domínios garantiram o clube na principal divisão.

Atualidade e volta às glórias

Depois de quase voltar à segunda divisão nacional, a equipe fez boa temporada em 2004 e chegou à duas rodadas do fim do campeonato norueguês empatada em número de pontos com o Rosenborg. Os dois clubes conquistaram vitórias semelhantes nas duas últimas partidas, mas o Vålerenga levou desvantagem, já que na última rodada, o time bateu o Stabæk por 3-0, enquanto o Rosenborg venceu o FC Lyn Oslo por 4-1, e levou vantagem quanto ao número de golos marcados, ficando com o título.

Em 2005, a equipe contou com o afastamento do Rosenborg da briga pela conquista do campeonato, e disputou até o fim o título com o recém promovido Start. Em condição semelhante à do ano anterior, ambas equipes chegaram à última rodada com o mesmo número de pontos, com pequena vantagem do Start em relação ao saldo de gols. Na última partida, o Vålerenga iria jogar contra o Odd Grenland fora de casa, e o Start jogaria contra o Fredrikstad em seu estádio. O Fredrikstad seria rebaixado caso perdesse, mas acabou por vencer o jogo por 3-1. Na outra partida, o Vålerenga empatou com o Odd por 2-2 e venceu o campeonato com um ponto de diferença sobre o Start, encerrando uma série de treze anos de conquistas consecutivas do Rosenborg e pondo fim aos maus momentos vividos pela equipe nos anos anteriores.

Títulos

Torcida após o término da temporada 2006, quando o clube ficou em terceiro lugar na Tippeligaen.

Estádio

Ver artigo principal: Ullevaal Stadion
Ullevaal Stadion, em Oslo.

O Vålerenga disputa suas partidas no Ullevaal Stadion, estádio nacional em Oslo. O local foi inaugurado em 1926, e hoje é o maior estádio do país, com capacidade para receber até 25.572 espectadores.

Além do Vålerenga, também mandam suas partidas na arena o FC Lyn Oslo e a seleção nacional.

Elenco Atual

Atualizado em Março de 2015


Nota: Bandeiras indicam equipe nacional, conforme definido pelas regras de elegibilidade da FIFA. Os jogadores podem ter mais de uma nacionalidade não-FIFA.

N.º Posição Jogador
1 Canadá G Lars Hirschfeld
2 Noruega D Niklas Gunnarsson
3 Noruega D Ruben Kristiansen
4 Noruega D Jonatan Tollås
6 Noruega D Simon Larsen
7 Noruega A Daniel Fredheim Holm
8 Noruega M Sivert Heltne Nilsen
9 Suécia M Rasmus Lindkvist
10 Noruega M Ghayas Zahid
11 Noruega M Morten Berre
14 Noruega M Herman Stengel
17 Noruega A Daniel Braaten
N.º Posição Jogador
18 Noruega M Moussa Nije
19 Noruega M Christian Grindheim (Capitão)
20 Noruega M Mathias Totland
21 Noruega M Alexander Mathisen
22 Islândia A Elías Már Ómarsson
23 Noruega M Sander Berge
24 Noruega D Kjetil Wæhler
25 Noruega D Markus Nakkim
30 Áustria G Michael Langer
37 Noruega D Ivan Näsberg
Noruega D André Muri
Jamaica A Deshorn Brown

Principais jogadores

Treinadores

Referências

Ligações externas

Bandeira de NoruegaSoccer icon Este artigo sobre clubes de futebol noruegueses é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.