Fonte de corrente: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Desfeita a edição 45606096 de 189.127.0.197 WP:CITE
Linha 2: Linha 2:
[[Imagem:Ohms law current source.svg|thumb|150px|Uma fonte de corrente real, constituída de uma fonte de corrente ideal, ''I'', de um resistor interno, ''R'', e gerando uma tensão ''V'' quando não há dispositivos externos a ela conectados. Os dispositivos são ligados em paralelo com a fonte de corrente e seu resistor interno.]]
[[Imagem:Ohms law current source.svg|thumb|150px|Uma fonte de corrente real, constituída de uma fonte de corrente ideal, ''I'', de um resistor interno, ''R'', e gerando uma tensão ''V'' quando não há dispositivos externos a ela conectados. Os dispositivos são ligados em paralelo com a fonte de corrente e seu resistor interno.]]


Uma '''fonte de corrente contínua''' é um dispositivo elétrico ou eletrônico que mantém uma [[corrente elétrica]] constante entre seus terminais independente da tensão elétrica que tenha que impor entre os mesmos para estabelecer o valor nominal de sua corrente. Nestes termos uma fonte de corrente é um dispositivo utópico visto que não há fontes de corrente ou [[tensão elétrica|tensões]] capazes de manter suas correntes ou tensões nominais de forma independente dos dispositivos a elas conectados.
Uma '''fonte de corrente tontínua''' é um dispositivo elétrico ou eletrônico que mantém uma [[corrente elétrica]] constante entre seus terminais independente da tensão elétrica que tenha que impor entre os mesmos para estabelecer o valor nominal de sua corrente. Nestes termos uma fonte de corrente é um dispositivo utópico visto que não há fontes de corrente ou [[tensão elétrica|tensões]] capazes de manter suas correntes ou tensões nominais de forma independente dos dispositivos a elas conectados.


O conceito é extensível à [[corrente alternada]], caso no qual leva-se em conta os valores eficazes e não os instantâneos das grandezas envolvidas bem como a impedância interna e não apenas a resistência interna da fonte de corrente.
O conceito é extensível à [[corrente alternada]], caso no qual leva-se em conta os valores eficazes e não os instantâneos das grandezas envolvidas bem como a impedância interna e não apenas a resistência interna da fonte de corrente.

Revisão das 00h52min de 17 de maio de 2019

Uma fonte de corrente real, constituída de uma fonte de corrente ideal, I, de um resistor interno, R, e gerando uma tensão V quando não há dispositivos externos a ela conectados. Os dispositivos são ligados em paralelo com a fonte de corrente e seu resistor interno.

Uma fonte de corrente tontínua é um dispositivo elétrico ou eletrônico que mantém uma corrente elétrica constante entre seus terminais independente da tensão elétrica que tenha que impor entre os mesmos para estabelecer o valor nominal de sua corrente. Nestes termos uma fonte de corrente é um dispositivo utópico visto que não há fontes de corrente ou tensões capazes de manter suas correntes ou tensões nominais de forma independente dos dispositivos a elas conectados.

O conceito é extensível à corrente alternada, caso no qual leva-se em conta os valores eficazes e não os instantâneos das grandezas envolvidas bem como a impedância interna e não apenas a resistência interna da fonte de corrente.

O símbolo de uma fonte de corrente ideal é formado por uma seta no interior de um círculo, e dois terminais para conexão. Quando trata-se de uma fonte de corrente alternada, há o acréscimo do símbolo "~" no diagrama, padrão para o caso.

Uma fonte de corrente real é geralmente representada pelo símbolo de uma fonte de corrente ideal em paralelo com a resistência interna desta fonte. O "resistor interno" está sempre presente nas representações tanto de fontes de tensão como de fontes de corrente reais. Nas fontes de tensão, aparecem em série com a fonte de tensão ideal - esta representada por um traço maior (o polo positivo) desenhado de forma paralela a um traço menor (polo negativo).

A "cargas" ou "cargas", ou seja, os demais dispositivos a serem alimentados pela fonte - não confundir com carga elétrica - são conectados em paralelo com a fonte ideal de corrente e seu resistor interno, e em série com a fonte ideal de tensão e seu resistor interno.

A tensão máxima disponível nos terminais de saída desta fonte real é justamente a corrente nominal da fonte ideal multiplicada pelo valor da resistência interna. Tal tensão corresponde à tensão presente entre os terminais da fonte real quando não há dispositivos conectados aos seus terminais externos, sendo esta tensão então designada por tensão em circuito aberto.

A máxima corrente disponível nos terminais externos da fonte real é equivalente à corrente nominal da fonte ideal, sendo obtida quando há um curto-circuito nos terminais externos, não havendo pois corrente em seu resistor interno. Trata-se da máxima corrente que a fonte é capaz de fornecer, sendo esta designada por corrente de curto-circuito.

A máxima potência que uma fonte de corrente real é capaz de fornecer a um dispositivo externo ocorre quando a resistência equivalente desse dispositivo iguala-se à resistência interna da fonte. Nesse caso o produto da tensão pela corrente sobre o dispositivo externo é máximo, e a fonte dissipa internamente potência equivalente à que entrega ao dispositivo. Quando, além de dispositivos resistivos há também dispositivos reativos no circuito, geralmente o caso em se tratando de corrente alternada, o teorema da máxima transferência de potência prevê que a impedância elétrica do circuito conectado à fonte deve igualar-se ao conjugado da impedância interna da fonte.

Uma fonte de tensão ideal com tensão nominal equivalente à tensão de circuito aberto medida para uma fonte de corrente, quando em série com um resistor equivalente de mesmo valor do que o encontrado nesta última, é para todos os efeitos equivalente à fonte de corrente real em consideração. Uma fonte de tensão ideal em série com o seu resistor interno pode para todos os efeitos ser também representada por uma fonte de corrente ideal em paralelo com uma resistência interna de igual, sendo a corrente nominal desta fonte de corrente neste caso igual ao valor da corrente de curto-circuito fornecida pela fonte de tensão real.

A fonte de corrente ideal comporta-se para efeitos práticos como uma fonte de corrente ideal quando as cargas a ela conectadas não representam um resistor equivalente com valor menor do que 10 vezes o valor da resistência interna da fonte (regra dos 10%).

Ver também

Ícone de esboço Este artigo sobre física é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.