Newport Jazz Festival: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Página proposta para eliminação semirrápida
m Fontes
Etiqueta: Inserção de predefinição obsoleta
Linha 15: Linha 15:
| site = <!-- endereço oficial do evento na internet -->
| site = <!-- endereço oficial do evento na internet -->
}}
}}
O '''Newport Jazz Festival''' ('''Festival de Jazz de Newport'''), é um festival de música [[jazz]], que tem lugar em [[Newport]], [[Rhode Island]], nos [[EUA]], em Agosto de cada ano. Foi criado em [[1954]] pelo empresário de jazz [[George Wein]], e apoiado financeiramente por [[Elaine Lorillard]].
O '''Newport Jazz Festival''' ('''Festival de Jazz de Newport'''), é um festival de música [[jazz]], que tem lugar em [[Newport]], [[Rhode Island]], nos [[EUA]], em Agosto de cada ano. Foi criado em [[1954]] pelo empresário de jazz [[George Wein]], e apoiado financeiramente por [[Elaine Lorillard]].<ref name="Hevesi">{{cite web |last1=Hevesi |first1=Dennis |title=Elaine Lorillard, 93, a Founder of the Newport Jazz Festival, Is Dead |url=https://www.nytimes.com/2007/11/28/arts/music/28lorillard.html |website=The New York Times |accessdate=12 de Agosto de 2018 |date=28 de Novembro de 2007}}</ref><ref name="Ref_2007">{{cite news |url=http://www.boston.com/bostonglobe/obituaries/articles/2007/12/03/elaine_lorillard_helped_start_newport_jazz_festival/ |title=Elaine Lorillard; helped start Newport Jazz Festival |work=The Boston Globe |date=3 de Dezembro de 2007 |accessdate=10 de Dezembro de 2007}}</ref>


Em [[1972]], o festival teve lugar em [[Nova Iorque]], alternando com Newport a partir de [[1982]]. Desde [[1986]] o festival passou a ser designado por JVC Jazz Festival.
Em [[1972]], o festival teve lugar em [[Nova Iorque]], alternando com Newport a partir de [[1982]]. Desde [[1986]] o festival passou a ser designado por JVC Jazz Festival.
Linha 24: Linha 24:


== Gravações e interpretações de destaque ==
== Gravações e interpretações de destaque ==
Dois dos mais famosos concertos do festival foram protagonizados por [[Miles Davis]], em [[1955]], com o seu solo no tema ''[[Round Midnight]]'', e pela orquestra de [[Duke Ellington]], em [[1956]], na música ''[[Diminuendo and Crescendo in Blue]]''. Destaque-se, ainda, as interpretações de [[John Coltrane]] e [[Pee Wee Russell]].
Dois dos mais famosos concertos do festival foram protagonizados por [[Miles Davis]], em [[1955]], com o seu solo no tema ''[[Round Midnight]]'', e pela orquestra de [[Duke Ellington]], em [[1956]], na música ''[[Diminuendo and Crescendo in Blue]]''.<ref>{{cite book|author=Avakian, George|title= ''Liner notes to original release of ''[[Ellington at Newport]]|publisher= Columbia Records CL 934|date= 1956}}</ref> Destaque-se, ainda, as interpretações de [[John Coltrane]] e [[Pee Wee Russell]].


Em [[1999]], foi editada uma nova versão do álbum ''[[Ellington at Newport]]'', com o concerto de Duke Ellington, em [[1956]]. Para além da música "Diminuendo and Crescendo in Blue", que incluía um solo de [[saxofone]] de [[Paul Gonsalves]], o álbum original continha cópia de versões das principais músicas tocadas ao vivo, gravadas em estúdio sem o consentimento de Elligton. O novo álbum, por outro lado, era composto pelas versões originais do concerto ao vivo, gravadas pela Voice of América. Incluíam, entre outras curiosidades, a estranha ''performance'' de Paul Gonsalves que se enganou no microfone: em vez de escolher o da banda, dirigiu-se para o da Voice of América; este incidente causaria algum desconforto entre o público que se manifestou negativamente.
Em [[1999]], foi editada uma nova versão do álbum ''[[Ellington at Newport]]'', com o concerto de Duke Ellington, em [[1956]]. Para além da música "Diminuendo and Crescendo in Blue", que incluía um solo de [[saxofone]] de [[Paul Gonsalves]], o álbum original continha cópia de versões das principais músicas tocadas ao vivo, gravadas em estúdio sem o consentimento de Elligton. O novo álbum, por outro lado, era composto pelas versões originais do concerto ao vivo, gravadas pela Voice of América. Incluíam, entre outras curiosidades, a estranha ''performance'' de Paul Gonsalves que se enganou no microfone: em vez de escolher o da banda, dirigiu-se para o da Voice of América; este incidente causaria algum desconforto entre o público que se manifestou negativamente.<ref>{{cite book|author=Schaap, Phil|title= ''Liner notes to ''Ellington at Newport (Complete)|publisher= Columbia Records / Legacy C2K 64932|date= Fevereiro de 1999}}</ref>


''[[Jazz on a Summer's Day]]'' é um dos filmes do festival em [[1958]]. As interpretações de [[Ella Fitzgerald]], [[Billie Holiday]] e [[Carmen McRae]], seriam também lançadas, no álbum do mesmo ano ''[[Ella Fitzgerald and Billie Holiday at Newport]]''.
''[[Jazz on a Summer's Day]]'' é um dos filmes do festival em [[1958]]. As interpretações de [[Ella Fitzgerald]], [[Billie Holiday]] e [[Carmen McRae]], seriam também lançadas, no álbum do mesmo ano ''[[Ella Fitzgerald and Billie Holiday at Newport]]''.
Linha 36: Linha 36:
Embora com alguns incidentes, o festival de 1960 seria levado até ao fim, entre [[30 de Junho]] e [[3 de Julho]], com concertos de [[Cannonball Adderley]] e [[Dave Brubeck]], entre outros. Estes interpretariam a música ''Pennies from Heaven'' sob uma forte chuvada.
Embora com alguns incidentes, o festival de 1960 seria levado até ao fim, entre [[30 de Junho]] e [[3 de Julho]], com concertos de [[Cannonball Adderley]] e [[Dave Brubeck]], entre outros. Estes interpretariam a música ''Pennies from Heaven'' sob uma forte chuvada.


Em [[1971]], devido a violentos confrontos, o festival deixou de ser apresentado em Newport, até ao ano de [[1981]].<ref name="Hevesi" /><ref name="Ratliff2005">{{cite news | last=Ratliff | first=Ben | title=Singin' the Blues Before the JVC Jazz Festival | newspaper=The New York Times | date=14 de Junho de 2005 | url=https://www.nytimes.com/2005/06/14/arts/music/14jazz.html | accessdate=4 de Janeiro de 2009}}</ref><ref name="Clendinen1981">{{cite news | last=Clendinen | first=Dudley | title=After a decade, prospering Newport celebrates the jazz festival's return | work=The New York Times | date=4 de Agosto de 1981 | url=https://query.nytimes.com/gst/fullpage.html?res=9A01E3DB123BF937A1575BC0A967948260 | accessdate=4 de Janeiro de 2009}}</ref>
Em [[1971]], devido a violentos confrontos, o festival deixou de ser apresentado em Newport, até ao ano de [[1981]].


O festival de [[1973]], apresentado em [[Carnegie Hall]], foi gravado no álbum ''[[Newport Jazz Festival: Live at Carnegie Hall]]''.
O festival de [[1973]], apresentado em [[Carnegie Hall]], foi gravado no álbum ''[[Newport Jazz Festival: Live at Carnegie Hall]]''.

{{referências}}


== {{Ligações externas}} ==
== {{Ligações externas}} ==

Revisão das 07h48min de 23 de maio de 2019

Festival de Jazz de Newport
Newport Jazz Festival
Período de atividade 1954 - presente
Fundador(es) George Wein, Elaine Lorillard
Local(is)  Estados Unidos, Newport
Data(s) Agosto
Gênero(s) Jazz

O Newport Jazz Festival (Festival de Jazz de Newport), é um festival de música jazz, que tem lugar em Newport, Rhode Island, nos EUA, em Agosto de cada ano. Foi criado em 1954 pelo empresário de jazz George Wein, e apoiado financeiramente por Elaine Lorillard.[1][2]

Em 1972, o festival teve lugar em Nova Iorque, alternando com Newport a partir de 1982. Desde 1986 o festival passou a ser designado por JVC Jazz Festival.

O evento tinha lugar na propriedade de Louis e Elaine Lorillard, situado na Bellevue Avenue, actualmente chamada de Belcourt Castle e propriedade da família Tinney.

Os primeiros festivais eram transmitidos pela rádio Voice Of America (Voz da América), e alguns dos concertos eram gravados, e posteriormente comercializados por diversas editoras discográficas.

Gravações e interpretações de destaque

Dois dos mais famosos concertos do festival foram protagonizados por Miles Davis, em 1955, com o seu solo no tema Round Midnight, e pela orquestra de Duke Ellington, em 1956, na música Diminuendo and Crescendo in Blue.[3] Destaque-se, ainda, as interpretações de John Coltrane e Pee Wee Russell.

Em 1999, foi editada uma nova versão do álbum Ellington at Newport, com o concerto de Duke Ellington, em 1956. Para além da música "Diminuendo and Crescendo in Blue", que incluía um solo de saxofone de Paul Gonsalves, o álbum original continha cópia de versões das principais músicas tocadas ao vivo, gravadas em estúdio sem o consentimento de Elligton. O novo álbum, por outro lado, era composto pelas versões originais do concerto ao vivo, gravadas pela Voice of América. Incluíam, entre outras curiosidades, a estranha performance de Paul Gonsalves que se enganou no microfone: em vez de escolher o da banda, dirigiu-se para o da Voice of América; este incidente causaria algum desconforto entre o público que se manifestou negativamente.[4]

Jazz on a Summer's Day é um dos filmes do festival em 1958. As interpretações de Ella Fitzgerald, Billie Holiday e Carmen McRae, seriam também lançadas, no álbum do mesmo ano Ella Fitzgerald and Billie Holiday at Newport.

Em 1960, o álbum At Newport 1960, é considerado como documentando a melhor interpretação de Muddy Waters.

Nesse mesmo ano, violentos confrontos entre fãs e a Guarda Nacional, levariam ao quase encerramento do festival. No seguimento do anúncio do fim do festival, por Muddy Waters, o poeta Langston Hughes, escreveu uma poesia, Goodbye Newport Blues (Adeus Blues de Newport), que entregou à banda de Waters para estes o interpretarem. Otis Spann, pianista da banda, cantaría o poema.

Embora com alguns incidentes, o festival de 1960 seria levado até ao fim, entre 30 de Junho e 3 de Julho, com concertos de Cannonball Adderley e Dave Brubeck, entre outros. Estes interpretariam a música Pennies from Heaven sob uma forte chuvada.

Em 1971, devido a violentos confrontos, o festival deixou de ser apresentado em Newport, até ao ano de 1981.[1][5][6]

O festival de 1973, apresentado em Carnegie Hall, foi gravado no álbum Newport Jazz Festival: Live at Carnegie Hall.

Referências

  1. a b Hevesi, Dennis (28 de Novembro de 2007). «Elaine Lorillard, 93, a Founder of the Newport Jazz Festival, Is Dead». The New York Times. Consultado em 12 de Agosto de 2018 
  2. «Elaine Lorillard; helped start Newport Jazz Festival». The Boston Globe. 3 de Dezembro de 2007. Consultado em 10 de Dezembro de 2007 
  3. Avakian, George (1956). Liner notes to original release of Ellington at Newport. [S.l.]: Columbia Records CL 934 
  4. Schaap, Phil (Fevereiro de 1999). Liner notes to Ellington at Newport (Complete). [S.l.]: Columbia Records / Legacy C2K 64932 
  5. Ratliff, Ben (14 de Junho de 2005). «Singin' the Blues Before the JVC Jazz Festival». The New York Times. Consultado em 4 de Janeiro de 2009 
  6. Clendinen, Dudley (4 de Agosto de 1981). «After a decade, prospering Newport celebrates the jazz festival's return». The New York Times. Consultado em 4 de Janeiro de 2009 

Ligações externas