Castelo de Balmoral: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Substituição de predefinições obsoletas
Linha 44: Linha 44:
* {{link|en|2=http://gouk.about.com/library/weekly/aa061002a.htm|3=O castelo de Balmoral no website ''About.com00}}
* {{link|en|2=http://gouk.about.com/library/weekly/aa061002a.htm|3=O castelo de Balmoral no website ''About.com00}}
* {{link|en|2=http://www.scotlandontv.tv/?channel=Town+and+Country&clipid=1380_SMG111|3=Tom Weir visita Balmoral - vídeo da ScotlandonTV}}
* {{link|en|2=http://www.scotlandontv.tv/?channel=Town+and+Country&clipid=1380_SMG111|3=Tom Weir visita Balmoral - vídeo da ScotlandonTV}}



{{Palácios e residências reais do Reino Unido}}
{{Palácios e residências reais do Reino Unido}}



{{controlo de autoria}}
{{DEFAULTSORT:Castelo Balmoral}}
{{DEFAULTSORT:Castelo Balmoral}}
[[Categoria:Castelos da Escócia|Balmoral]]
[[Categoria:Castelos da Escócia|Balmoral]]

Revisão das 08h13min de 23 de maio de 2019

Castelo de Balmoral
Castelo de Balmoral
Tipo
Estilo dominante Escocês Baronial
Arquiteto William Smith
Alberto de Saxe-Coburgo-Gota
Construção 1390
Proprietário inicial Roberto II da Escócia
Proprietário atual Isabel II do Reino Unido
Website
Área
  • 50 000 acre
Geografia
País Reino Unido
Localidade Royal Deeside, Aberdeenshire,
Escócia,  Reino Unido
Coordenadas 57° 02' 27" N 3° 13' 49" O

O Castelo de Balmoral é uma grande propriedade em Royal Deeside, Aberdeenshire, Escócia. Está localizado próximo da cidade de Crathie. O castelo é uma das residências da família real britânica desde 1852, quando o local e a construção original foram compradas pessoalmente pelo príncipe Alberto de Saxe-Coburgo-Gota, marido da rainha Vitória do Reino Unido. Eles permanecem propriedade pessoal da família real e não são parte da Coroa.

Pouco depois da propriedade ter sido comprada, percebeu-se que a casa existente era muito pequena e assim o atual Castelo de Balmoral foi encomendado. O arquiteto escolhido foi William Smith, apesar de seus projetos terem sido retocados pelo príncipe Alberto.

O castelo é um exemplo da arquitetura Escocesa Baronial, sendo classificada pela Historic Scotland como um edifício de categoria A. Ele foi completado em 1856 e o antigo castelo foi demolido logo em seguida.

A propriedade de Balmoral foi expandida por sucessivos membros da família real, atualmente cobrindo uma área de aproximadamente cinquenta mil acres. É um castelo funcional, incluindo amarras para perdizes, silvícolas e terras agrícolas, além do gerenciamento de rebanhos de veados, gado e pôneis.

História

O castelo começou a ser construído para Sir William Drummond em 1390. A propriedade havia pertencido ao rei Roberto II da Escócia (1371-1390), que mantinha um pavilhão de caça na região. Posteriormente, a propriedade foi vendida a Alexander Gordon, o 3° Conde de Huntly, no século XV. Balmoral permaneceu nas mãos da família Gordon até 1662, quando o clã Farquharson a adquiriu. À nova família foi concedido o título de conde de Balmoral. Em 1798, o 2° conde de Fife adquiriu o castelo.

Residência Real

O Castelo de Balmoral pintado pela Rainha Victoria em 1854.

Balmoral é hoje melhor conhecida como residência real, um refúgio de Verão da Rainha Isabel II e do seu marido, o Duque de Edimburgo.

A história do Castelo de Balmoral como residência real remonta a 1848, quando a Rainha Vitória e o Príncipe Alberto o arrendaram o castelo aos depositários de Sir Robert Gordon (que havia obtido um arrendamento de longo termo do castelo em 1830 e morreu em 1847). O casal Real gostou muito da sua estadia na casa e pagou mais de 30.000 libras pela sua posse total em 1852. O príncipe começou imediatamente a fazer planos com William Smith para aumentar o existente castelo quinhentista e fazer um "novo" e maior castelo para a Família Real.

Em 1856, a construção estava concluída. Nos valores actuais, o castelo, sem incluir a propriedade em que que se insere, tem um valor de 160 milhões de libras.

Juntamente com Sandringham House, Balmoral é uma propriedade privada e não parte da "royal estate". Este tornou-se centro de um caso quando, em 1936, Eduardo VIII abdicou como rei mas não abandomou automaticamente a propriedade privada que havia herdado. Jorge VI teve que comprar explicitamente Balmoral e Sandringham ao seu irmão mais velho para que permanecessem refúgios privados para o monarca.

Actualmente a Propriedade de Balmoral mantém-se em funcionamento, ocupando mais de 200 km² de terra. A Família Real emprega cerca de 50 funcionários a tempo inteiro e outros 50 a 100 em tempo parcial para cuidar dos jardins, do castelo e dos animais da propriedade. O pessoal em part-time é usado essencialmente quando a Rainha faz a sua visita anual.

Tem havido alguma especulação sobre a possibilidade de o Castelo de Balmoral Castle ter sido assinalado como um refúgio Real na eventualidade de uma guerra nuclear. Na década de 1960 os planos de guerra visavam, aparentemente, evacuar o soberano para o Iate Real Britannia, mas isso não seria prático e seria desejável um refúgio terrestre. Pode parecer que, contrariamente ao rumor persistente, não existiram planos para juntar o soberano com o Primeiro-ministro no complexo de bunkers de Corsham, conhecido variadamente como Hawthorn, Subterfúgio, Sitio 3, Burlington ou Turnstile. O Palácio de Buckingham e o Castelo de Windsor seriam ambos muito vulneráveis, o primeiro por se encontrar situado no coração de Londres — um alvo principal por direito próprio — e Windsor devido à sua proximidade com o Aeroporto de Heathrow.

A Rainha encontrava-se em Balmoral em 1997, quando recebeu a notícia de que sua ex-nora, a Princesa Diana, havia falecido em Paris, França, após sofrer um trágico acidente de carro. A sua decisão de não voltar para Londres, para falar publicamente sobre a perda da Princesa do Povo, foi muito criticada na época, rendendo discussões entre ela e o primeiro-ministro Tony Blair. Tais momentos serviram de tema para o filme The Queen, de 2006.

Ligações externas

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Castelo de Balmoral