Colchete: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Fgnievinski moveu Colchete (símbolo) para seu redirecionamento Colchete
Linha 2: Linha 2:
{{Ver desambig|o elemento arquitectónico|Cogulho}}
{{Ver desambig|o elemento arquitectónico|Cogulho}}
{{pontuação|[]}}
{{pontuação|[]}}
O '''parêntese reto''' ou '''colchete''' é um [[símbolo]] utilizado na [[língua portuguesa]], na [[matemática]], na [[química]] e também na [[informática]]. Em alguns casos, os [[parêntese]]s têm maior precedência do que os colchetes, noutros casos a precedência é igual. Os seus símbolos são os seguintes: '''<big><big>[</big></big>''' para abrir e '''<big><big>]</big></big>''' para fechar.
O '''colchete''' ou '''parêntese reto''' é um [[símbolo]] utilizado na [[língua portuguesa]], na [[matemática]], na [[química]] e também na [[informática]]. Em alguns casos, os [[parêntese]]s têm maior precedência do que os colchetes, noutros casos a precedência é igual. Os seus símbolos são os seguintes: '''<big><big>[</big></big>''' para abrir e '''<big><big>]</big></big>''' para fechar.


== Emprego dos colchetes ==
== Emprego dos colchetes ==

Revisão das 15h53min de 15 de junho de 2019

 Nota: Para o elemento arquitectónico, veja Cogulho.

O colchete ou parêntese reto é um símbolo utilizado na língua portuguesa, na matemática, na química e também na informática. Em alguns casos, os parênteses têm maior precedência do que os colchetes, noutros casos a precedência é igual. Os seus símbolos são os seguintes: [ para abrir e ] para fechar.

Emprego dos colchetes

Os colchetes têm a mesma finalidade que os parênteses, todavia seu uso se restringe aos escritos de cunho didático, filológico, científico. Pode ser empregado:

  • em definições do dicionário, para fazer referência à etimologia da palavra.

Por exemplo: amor- (ô). [Do lat. amore.] 1. Sentimento que predispõe alguém a desejar o bem de outrem, ou de alguma coisa: amor ao próximo; amor ao patrimônio artístico de sua terra. (Novo Dicionário Aurélio)

  • para intercalar palavras ou símbolos não pertencentes ao texto.

Por exemplo: Em Aruba se fala o espanhol, o inglês, o holandês e o papiamento. Aqui estão algumas palavras de papiamento que você, com certeza, vai usar:

  1. - Bo ta bon? [Você está bem?]
  2. - Dios ta di Brazil. [Deus é brasileiro.]
  • para inserir comentários e observações em textos já publicados.

Por exemplo: Machado de Assis escreveu muitas cartas a Sílvio Dinarte [pseudônimo de Visconde de Taunay, autor de "Inocência"].

  • para indicar omissões de partes na transcrição de um texto.

Por exemplo: "É homem de sessenta anos feitos [...] corpo antes cheio que magro, ameno e risonho" (Machado de Assis)[1].

  • para acrescentar uma palavra, a fim de esclarecer a anterior.

Por exemplo: O Brasil é grande. Ele [Brasil] também é importante.

Informática

Em diversas linguagens de programação, os colchetes são utilizados para definição de listas e arrays. Exemplo: [4, 1, 9] é um conjunto sequencial dos inteiros 4, 1 e 9.

Química

É utilizado na Química para indicar concentração.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre tipografia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.