Mega Drive: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Etiquetas: Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel
m →‎Mega Drive no Brasil: alterado ligação para corresponder ao endereço do jogo
Linha 150: Linha 150:
# [[Michael Jackson's Moonwalker|''Moonwalker'']]
# [[Michael Jackson's Moonwalker|''Moonwalker'']]
# ''[[Sonic Spinball]]''
# ''[[Sonic Spinball]]''
# ''[[Streets of Rage]]''
# ''[[Streets of Rage (jogo eletrônico)|Streets of Rage]]''
# ''[[Virtua Fighter 2]]''
# ''[[Virtua Fighter 2]]''
# ''[[Top Gear 2]]''
# ''[[Top Gear 2]]''

Revisão das 16h21min de 17 de junho de 2019

Mega Drive
Sega Genesis


Acima: primeiro modelo do console
Abaixo: segundo modelo do console
Fabricante Sega
Tipo Console de videogame
Geração 4ª geração
Lançamento Japão 29 de outubro de 1988
Estados Unidos 19 de agosto de 1989
Brasil 1º de setembro de 1990[1]
União Europeia 30 de novembro de 1990
Descontinuado Japão 1995
Estados Unidos 1997
União Europeia 1998
Brasil 2016 (Como novo mega drive)[2]
Unidades
vendidas
Sega: 30.75 milhões
Tec Toy: 3 milhões
Majesco: 1.5 milhões (projetada) [3][4][5][6][7]
Mídia Cartucho
CPU Motorola 68000
Controladores 1 a 2 gamepads
Conectividade Modem (para Sega Meganet, Sega Channel e XBAND)
Serviços
on-line
Sega Meganet, Sega Channel, XBAND
Jogo mais
vendido
Sonic the Hedgehog, 6 milhões[8]
Retrocompa-
tibilidade
Master System (com adaptador)
Antecessor Master System
Sucessor Sega Saturn

Mega Drive (メガドライブ Mega Doraibu?), conhecido como Sega Genesis na América do Norte, é um console de video game de 16 bits da Sega que concorria diretamente com o Super Nintendo Entertainment System. O console fez grande sucesso na década de 1990, perdendo espaço após o surgimento e popularização da nova geração de consoles de 32 bits, como o PlayStation da Sony.

Dentre os jogos de maior sucesso desse sistema está a série Sonic the Hedgehog, a aventura de um veloz ouriço azul para salvar os animais de seu planeta. O jogo foi criado com o objetivo de mostrar a capacidade do console de processar informações rapidamente, e ainda cativar o público jovem, criando assim a Sega seu próprio mascote e maior símbolo. A velocidade do jogo tinha por objetivo mostrar a superioridade do processador do Mega Drive em relação ao console de 16 bits da Nintendo.

No Brasil, o Mega Drive ainda é produzido pela Tectoy, com novas versões. No exterior, de 2006 até o momento, 3 novos jogos para o console foram produzidos, sendo o mais famoso dentre eles o Pier Solar and the Great Architects.

E em 05 de maio de 2017 a Tectoy relançou o console Mega Drive.[9]

O Mega Drive consta com mais de 40 milhões de consoles vendidos. E mais ds 80 milhões no México

Versões

O Nomad, versão portátil do console.

As versões do Mega Drive eram numeradas, mas elas não equivalem em todos os mercados. Há três versões principais do sistema: o Mega Drive original é o maior de todos, suporta o acessório para rodar jogos de Master System, o Mega CD e o 32x. Tem uma saída de fone de ouvido com controle de volume. A segunda revisão do sistema é menor e não suporta corretamente o acessório de compatibilidade com Master System, mas suporta Sega CD e 32X. A terceira revisão foi lançada após a "era dourada" e era uma versão barateada para atingir um mercado mais popular. Essa versão não suporta o 32x nem o Sega CD e foi lançada nos EUA pela Majesco e no Brasil pela Tec Toy (sendo que a versão da Majesco apresentava um novo design).

Uma versão portátil chamada Nomad foi produzida a partir de outubro de 1995 e vendida por um curto período de tempo. Com alto consumo de bateria, uma tela de qualidade insuficiente e alto custo de comercialização, essa versão foi pouco popular.

O Mega CDX era um Mega Drive que incluía o acessório Sega CD embutido, e também podia ser usado como um "discman" através do uso de duas baterias AA. O Mega CDX é consideravelmente maior e mais pesado que os reprodutores portáteis de CD disponíveis no mercado hoje.

A Tectoy ainda hoje produz o Mega Drive, em versões mais baratas, voltadas ao mercado popular. Atualmente, ela produz apenas o MD Play, uma versão portátil do console lançada em 2009 que ao contrário do Nomad, não possui entrada para cartuchos, apenas de cartão SD para expandir a biblioteca de vinte jogos na memória. Outros recursos incluem tela LCD de alta resolução e bateria interna recarregável.[10] É a segunda versão móvel da Tec Toy, depois do Mega Drive Portátil, lançado em 2007 sem método de expansão.[11]

As últimas versões tradicionais da Tec Toy não possuíam entradas para cartucho, permitindo apenas usar os jogos salvos na memória interna. Para compensar, a fabricante criava novos jogos originais inspirados em games da época. O Mega Drive III, de 2008, tinha entre seus 81 jogos na memória versões de quatro jogos da Electronic Arts baseadas nas versões para celular, Fifa 2008, Need for Speed: ProStreet, The Sims 2 e Sim City.[12] Já o Mega Drive 4 Guitar Idol, de 2009, tinha duas versões - uma com 87 jogos na memória e outra com 100 - ambas com um game semelhante a Guitar Hero e um joystick em formato de guitarra.[13]Em novembro de 2016, a Tectoy disponibilizou para pré-venda uma nova versão do Mega Drive, diferente de todas as outras. Isso porque esta versão possui o design original do primeiro modelo do console e do joystick. Esta versão também conta com 22 jogos na memória interna, entrada para SD Card(que acompanha o console) e uma entrada para os cartuchos originais do Mega Drive(alguns podem não ser compatíveis). Por enquanto, esta versão se encontra apenas em pré-venda e será lançada somente em junho de 2017.[14]

Nos EUA e na Europa há uma versão idêntica ao último MD Play lançado pela Tectoy por pouco menos de US$ 50 (EUA), lá fora o Mega Drive portátil é produzido pela AtGames.

Especificações Técnicas

Especificações técnicas
CPU GPU
Motorola MC68000
Frequência de clock:
Normal 7,68 MHz

Maximum 13,4 MHz (Virtua Racing)

Lisura:
Barramento:
M68K 16bits with 32bits acess data

64KB RAM

Sound Processor Z-80 3.58 MHz
VDP (Video Display Processor) ~15mhz.

1536 colors palette with shadow mode.

186 colors on screen with shadow mode.

512 colors palette without shadow mode.

91 colors on screen (six palettes technic) without shadow mode.

61 colors on screen without shadow mode.

64KB VRAM.

Normal Resolutions 320x224, 256x224.

Maximum resolution 320x512.

Maximum sprites 80.

2 layers scrolls + 1 window.

Áudio Mídia
Yamaha YM2612
Canais de áudio:
Normal 6 FMs

Special 5 FMs + 4 PCMs + 3 PSGs + 1 noise (Stef's Sound Driver)

Cartridge
Capacidade normal:
4 MB standard

5 MB SSF2

8 MB Pier Solar

Expansive to SEGA CD or and SEGA 32X

Acessórios

O Mega Drive com o 32X (acima) e o Sega CD (ao lado).

O controle original do Mega Drive tinha 3 botões (A, B e C) principais e o botão Start. Em 1993 um controle com 6 botões principais (adicionados X, Y e Z) foi lançado,[15] este controle foi feito especialmente para os jogos de luta e tem função de alternar entre modos de 3 ou de 6 botões para ser compatível com todos os jogos.

O Mega Drive, nativamente baseado em cartuchos, podia ser expandido através do acessório Sega CD para aceitar jogos gravados em CD. Esse acessório acrescentava um co-processador auxiliar idêntico ao do próprio Mega Drive e permitia a exibição de vídeos.

Com o 32x, o sistema ganhava dois processadores auxiliares de 32 bits, além de ganhar uma paleta de 32,768 cores(em vez dos 64 do Sega CD), com novos jogos baseados em cartucho sendo desenvolvidos para esse sistema. Poucos jogos foram produzidos para a combinação do 32x com o Mega CD, devido à pouca popularidade desses acessórios.

Outros acessórios também foram lançados. A Menacer era uma pistola de luz para jogos de tiro. O Activator permitia que o jogador usasse jogos de luta dando socos e chutes no ar, sem controles. XBAND era um modem que permitia jogar com outras pessoas conectadas em um serviço pago, além de mandar e-mails e acessar outros serviços online (no Brasil esses serviços incluíam correio eletrônico e acesso bancário).

Originalmente o Mega Drive foi lançado com um joystick com um botão direcional, três botões de ação e um de início de jogo. Por ocasião de lançamento do jogo Street Fighter II para o console um joystick com seis botões de ação foi lançado e se tornou rapidamente o padrão de mercado.

O Power Base Converter ou Sega Mega Adaptor permitia jogar cartuchos de Master System no Mega Drive. O acessório apresentava alguns problemas em revisões posteriores do console, já que o conector do cartucho ficava mais distante do topo do gabinete do console, fazendo com que o terminal de inserção do acessório não ficasse devidamente encaixado. O problema podia ser resolvido removendo o acessório do gabinete plástico, encaixando-o diretamente no Mega Drive.

O Sega Meganet.

O Sega Meganet lançado em 3 de novembro de 1990 no Japão foi um acessório que permitia jogos online no console, funcionava através de um cartucho com modem que se conectava à internet através de conexão dial-up, apesar dos planos, a Sega nunca lançou o acessório nos Estados Unidos.

Mega Drive no Brasil

O Mega Drive é produzido até hoje no Brasil pela Tectoy em versões baratas para competir com a faixa mais baixa no mercado de jogos eletrônicos (dominada em sua maior parte por clones asiáticos do NES/Famicom) que, normalmente incluindo dezenas de jogos na memória ou em um cartucho multijogo. Esses consoles são equivalentes ao "Genesis III" da Majesco americana, que não suportam os acessórios produzidos para o sistema ou o jogo Virtua Racing.

A Tec Toy desenvolveu alguns jogos exclusivos para o Mega Drive, como "Férias Frustradas do Pica-Pau", "Turma da Mônica na Terra dos Monstros" (uma modificação de Wonder Boy in Monster World com Mônica e Cebolinha), um port de Duke Nukem 3D e Show do Milhão.

Em 2004 a Tec Toy revelou os jogos mais vendidos de seus consoles. No Mega Drive eram:

  1. Sonic the Hedgehog
  2. Sonic the Hedgehog 2
  3. Mortal Kombat 3
  4. Mortal Kombat 2
  5. Super Monaco GP
  6. Castle of Illusion
  7. Ultimate Mortal Kombat 3
  8. Ayrton Senna's Super Monaco GP II
  9. FIFA Soccer '97 Gold
  10. Moonwalker
  11. Sonic Spinball
  12. Streets of Rage
  13. Virtua Fighter 2
  14. Top Gear 2

Emulação

Atualmente, utilizando emuladores como o Kega Fusion e o Gens é possível jogar os jogos de Mega Drive no PC. Os emuladores oferecem alguns recursos interessantes frente ao console, como filtros gráficos e sonoros, save states, suporte a códigos do Game Genie, etc. Estes emuladores permitem inclusive 2 jogadores, por exemplo, no Gens os controles padrão do jogador número 1 são as setas direcionais, "enter" e as letras "A", "S", "D", "Z", "X" e "C". Já o jogador número 2 possui os mesmos comandos, porém no lugar das setas direcionais, a letra "Y" é a seta para cima, "H" para baixo, "G" para a esquerda e "J" para a direita. O "enter" é a tecla "U", e a sequência "ASDZXC" fica sendo "KLMIOP" (todavia é possível configurar os comandos como desejado).

Pode-se encontrar todos os jogos para o Sega Mega Drive, totalmente extraídos de seus cartuchos originais, pela internet.

O Nintendo Wii, é capaz de emular jogos de Mega Drive através do sistema Virtual Console. Os jogos comercializados através da rede on-line do Wii e salvos na memória interna do aparelho ou em cartões Secure Digital.

Já o PlayStation 2 emula jogos de Mega Drive/Genesis através do software PGEN, sendo que este suporta USB.

Nos portáteis, o Nintendo DS e o PlayStation Portable já o emulam pelos devidos cartões de memória externa e por "flashcards".

Ver também

Predefinição:Portal-sega

Ligações externas

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Mega Drive

Referências

  1. p. 9 do caderno "Economia". «Tec Toy lança no País o videogame Mega Drive». O Estado de S. Paulo. 111 (35513). 81 páginas. 22 de novembro de 1990. ISSN 1516-2931 
  2. «Entrevista: desenvolvedor brasileiro fala sobre "Pier Solar"». www.pop.com.br. Consultado em 31 de julho de 2012 
  3. «Genesis vs. SNES: Vendas». www.ign.com. Consultado em 11 de setembro de 2012 
  4. Ken Polsson. «Chronology of Sega Video Games». Consultado em 1 de dezembro de 2006 
  5. Sam Pettus (janeiro de 2007). «SegaBase Volume 3 - Mega Drive / Genesis». SegaBase v1.10. Eidolon's Inn. 3 páginas. Consultado em 8 de setembro de 2007. Arquivado do original em 7 de novembro de 2007 
  6. «Anual Sales SNES/GEN». www.vgchartz.com. Consultado em 24 de Fevereiro de 2009 
  7. «Portraits: A 40-Year Pictorial History of Gaming». Consultado em 8 de Setembro de 2007 
  8. «Gamasutra - Features - A Detailed Cross-Examination of Yesterday and Today's Best-Selling Platform Games». www.gamasutra.com. Consultado em 19 de abril de 2012 
  9. Monteiro, Rafael (5 de maio de 2017). «Mega Drive da TecToy antecipa lançamento e anuncia jogo da Turma da Mônica». Techtudo. Consultado em 30 de novembro de 2017 
  10. MD Play
  11. Mega Drive vira portátil com 20 jogos
  12. Novo Mega Drive vem com games da EA na memória
  13. Mega Drive ressurge (de novo) com Guitar Idol — clone de Guitar Hero com bandas brasileiras
  14. «Tectoy - Mega Drive Edição Limitada». www.tectoy.com.br. Consultado em 4 de novembro de 2016 
  15. «Six Button Control Pad (Mega Drive)». Sega Retro (em inglês). Consultado em 20 de janeiro de 2017