Discussão:Jair Bolsonaro/Arquivo/9: diferenças entre revisões

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
→‎Sem título: Respondendo a Ju1i3 (usando reply-link)
Linha 128: Linha 128:
:{{Responder a|Ju1i3}} Caramba, que coisa importante. Obrigado por compartilhar isso conosco! Já irei corrigir. --[[Usuário:Bageense|<b style="color:#000000;font-family:Rockwell;">Bageense</b>]][[Usuário Discussão:Bageense|<sup style="color:#AA0000;">'''(fala)'''</sup>]] 19h18min de 9 de julho de 2019 (UTC)
:{{Responder a|Ju1i3}} Caramba, que coisa importante. Obrigado por compartilhar isso conosco! Já irei corrigir. --[[Usuário:Bageense|<b style="color:#000000;font-family:Rockwell;">Bageense</b>]][[Usuário Discussão:Bageense|<sup style="color:#AA0000;">'''(fala)'''</sup>]] 19h18min de 9 de julho de 2019 (UTC)
::{{Responder a|Bageense}} Por nada. Usuária nova, fico feliz em contribuir. Bom ver que o feedback é rápido. --[[Usuário(a):Ju1i3|Ju1i3]] ([[Usuário(a) Discussão:Ju1i3|discussão]]) 18h26min de 10 de julho de 2019 (UTC)
::{{Responder a|Bageense}} Por nada. Usuária nova, fico feliz em contribuir. Bom ver que o feedback é rápido. --[[Usuário(a):Ju1i3|Ju1i3]] ([[Usuário(a) Discussão:Ju1i3|discussão]]) 18h26min de 10 de julho de 2019 (UTC)
:::{{Responder a|Ju1i3}} O ''feedback'' é rápido. O problema é que demora para que alguém venha apontar um erro no artigo. A página ficou por 6 anos contendo uma informação errada logo na primeira linha. Se achar outra parte do artigo que precise de correção, nos avise. Boa tarde :) --[[Usuário:Bageense|<b style="color:#000000;font-family:Rockwell;">Bageense</b>]][[Usuário Discussão:Bageense|<sup style="color:#AA0000;">'''(fala)'''</sup>]] 18h47min de 10 de julho de 2019 (UTC)
:::{{Responder a|Ju1i3}} O ''feedback'' é rápido. O que demora é alguém ter a paciência de vir aqui apontar um erro no artigo como você fez. A página ficou por 4 anos contendo uma informação errada logo na primeira linha. Se achar outra parte do artigo que precise de correção, nos avise. Boa tarde, e obrigado por ajudar no artigo. :) --[[Usuário:Bageense|<b style="color:#000000;font-family:Rockwell;">Bageense</b>]][[Usuário Discussão:Bageense|<sup style="color:#AA0000;">'''(fala)'''</sup>]] 18h47min de 10 de julho de 2019 (UTC)

Revisão das 18h49min de 10 de julho de 2019


Carlos Bolsonaro

Não vejo motivo para o artigo de Carlos Bolsonaro ter sido eliminado da Wikipédia Lusófona, ele não é só um dos filhos de Jair Bolsonaro, ele é vereador no Rio de Janeiro e é famoso na mídia e nas redes sociais. E darei mais um motivo que me faz considerar que a ideia de eliminar o artigo de Carlos Bolsonaro da Wikipédia lusófona uma ideia idiota, o artigo existe na Wikipédia em inglês.Xavier1824 (discussão) 14h23min de 14 de fevereiro de 2019 (UTC)

Porque não colocam a foto oficial do presidente???

Pesquisando sobre o Lula, Dilma, FHC, etc tem várias fotos sobre eles e a presidência deles. Porque o Bolsonaro não tem a foto oficial e outras fotos relacionados ao cargo que ele ocupa atualmente???


Fica minha reclamação.comentário não assinado de Luizfernandotompson (discussão • contrib) 15h33min de 1 de março de 2019‎ (UTC)

@Luizfernandotompson: Sua reclamação é valida porém deve ser direcionada ao governo federal do Brasil. A Wikipédia apenas aceita imagens cujo autor permite seu uso comercial. As fotos oficiais dos outros presidentes foram divulgadas permitindo este uso. No entanto, o governo Bolsonaro mudou a licença assim que assumiu, proibindo que suas imagens sejam usadas para fins comerciais. Portanto, o artigo de Bolsonaro não possui foto oficial porque o presidente não quer. Não é nossa culpa. Sugiro que entre em contato com o Palácio do Planalto para tentar sensibilizá-los. Érico (disc.) 15h48min de 1 de março de 2019 (UTC)

Renato Bolsonaro e Flavio Bolsonaro

No primeiro paragravo está escrito que o Renato Bolsonaro é político, o que não é verdade já que ele nunca foi eleito e nunca ocupou nenhum cargo político. Materia da Veja sobre Renato Bolsonaro: "Aos 54 anos, Renato tentou seguir os passos do irmão e entrar para a política, mas sem sucesso. Há dois anos, disputou a prefeitura de Miracatu (SP), pelo PR, mas não foi eleito.". E sobre o Flavio Bolsonaro, ainda no primeiro paragrafo, diz que ele é deputado estadual.

Fonte, Renato Bolsonaro:https://veja.abril.com.br/brasil/acusado-de-ser-funcionario-fantasma-irmao-de-bolsonaro-vira-celebridade/

--Aquila Mendes 04h32min de 28 de março de 2019 (UTC)

Tópico Casamento e Religião.

A discussão a seguir está marcada como respondida (feito). Se quiser acrescentar mais algum comentário, coloque-o logo abaixo desta caixa.

No primeiro paragrafo do tópico Casamento e Religião ainda consta a informação desatualizada de que Flavio Bolsonaro é deputado estadual. E no segundo paragrafo consta a informação, também desatualizada, de que Bolsonaro e Michelle moram na Barra da Tijuca. --Aquila Mendes 04h32min de 28 de março de 2019 (UTC)

Feito Saturnalia0 (discussão) 00h49min de 29 de março de 2019 (UTC)

Informação de patente acima do nome

Alguns presidentes e vice-presidentes militares, como é até o caso do próprio vice-presidente Hamilton Mourão, possuem, acima do nome, designação de sua patente. Geralmente isso é feito com o parâmetro General do Exército Brasileiro . Não é o caso de usar no presidente Bolsonaro um semelhante, como Capitão do Exército Brasileiro ?--Nahorlopesjr (discussão) 00h45min de 22 de março de 2019 (UTC)

Time 100

Há alguma seção em que se possa incluir que Jair Bolsonaro foi listado na Time 100 de 2019, o único brasileiro na lista, no estilo "Repercussão" em Sérgio Moro?--Agent010 Yes? 16h43min de 19 de abril de 2019 (UTC)

Poderia ser criada uma sessão de prêmios. Como presidente do Brasil é bem provável que ele receba muitos prêmios. Isso é comum. Ainda mais se tratando do chefe de estado de uma das dez maiores economias do mundo.--SirEdimon (discussão) 18h20min de 19 de abril de 2019 (UTC)
Não é um prémio. A lista engloba as 100 pessoas mais influentes, não as que mais fizeram por uma causa honrosa. A lista por vezes contém ditadores e criminosos; Hitler e Mussolini, por exemplo. Sobre o, Bolsonaro diz "a poster boy for toxic masculinity, an ultraconservative homophobe intent on waging a culture war and perhaps reversing Brazil’s progress on tackling climate change". Portanto, ser "o único brasileiro" não mérito nenhum se for considerado para a lista por características como essas. Rui Gabriel Correia (discussão) 10h12min de 20 de abril de 2019 (UTC)
Ninguém aqui está falando que a lista é sobre as pessoas que mais fizeram por uma causa honrosa ou que por ele ser "o único brasileiro" é mérito algum. Abri este tópico para discutir a inserção da informação, não seus méritos, que pouco me importam.--Agent010 Yes? 11h02min de 20 de abril de 2019 (UTC)
Melhor prestar um pouco mais de atenção antes de responder. Refiro-me a "Poderia ser criada uma sessão de prêmios" + "... provável que ele receba muitos prêmios". Acrescentei "o único brasileiro" para salientar que dada a fundamentação da escolha, algo que parece ser uma coisa positiva, na verdade não o é. Rui Gabriel Correia (discussão) 12h23min de 20 de abril de 2019 (UTC)
E é disto mesmo que estou falando: "Acrescentei "o único brasileiro" para salientar que dada a fundamentação da escolha, algo que parece ser uma coisa positiva, na verdade não o é": não importa o mérito, pra mim, a intenção é apenas acrescentar o informação. Talvez poderia se criar uma seção com título "Reconhecimentos", uma vez que há distinção entre os prêmios recebidos por uma pessoa e os reconhecimentos dados a ela por uma revista, por exemplo. E, sim, isto não é uma premiação, como SirEdimon calculou (presumo) que fosse.--Agent010 Yes? 13h40min de 20 de abril de 2019 (UTC)
Primeiro que estar na lista da Time é sim um reconhecimento e dos grandes. Mesmo que a maioria dos presidentes do Brasil entrem na lista devido ao tamanho da economia brasileira e de sua influência a nível regional e, por que não dizer, mundial. Segundo, que o Rui leu somente a parte da reportagem que lhe interessava. No perfil feito pela Time também está escrito: "After three months as Brazil’s President, he represents a sharp break with a decade of high-level corruption, and Brazil’s best chance in a generation to enact economic reforms that can tame rising debt". Além disso, o Rui esqueceu de colocar o início da frase que ele mesmo citou: "The former army officer is ALSO a poster...". O "also" diz muito aqui. Mas enfim, concordo que possa ser criada uma sessão de "Reconhecimentos". Só para citar alguns exemplos que podem ser usados como base, no artigo sobre o Lula, essas informações estão em uma sessão chamada de "Prêmios e honrarias". No de Dilma Roussef parece não existir nenhuma sessão do tipo. No caso de FHC, existe um artigo separado: Prêmios e honrarias recebidos por Fernando Henrique Cardoso. Enfim, criemos uma sessão "Reconhecimentos". Acho que daria conta do recado. Até porque entrar na Time100 é sim um reconhecimento.--SirEdimon (discussão) 18h44min de 20 de abril de 2019 (UTC)

Ainda não estar colocado no artigo beira o inacreditável. Ser discutida a relevância deste fato e se merece ser acrescentado, mais ainda. Passa a clara impressão de que estamos sempre precisando tentar convencer as pessoas que administram a página e pedir autorização para acrescentar coisas positivas. É relevante. É importante. Tudo de ruim já consta no artigo. Simplesmente não há o que se discutir. André 179.215.125.214 (discussão) 14h57min de 24 de abril de 2019 (UTC)

Feito [1]. Discutam e ajustem de acordo, se necessário. Saturnalia0 (discussão) 17h32min de 24 de abril de 2019 (UTC)

Representação do numeral ordinal

Quis mudar a representação do numeral ordinal, retirando o "." para coerência com o resto dos numerais ordinais na infocaixa (e conforme a infocaixa do Lula e da Dilma) e percebi que são dois modelos diferentes. Não é uma simples substituição, não sei como mudar, alguém que saiba considere se vale a pena.

Estilo usado em Lula e Dila:

Jair Bolsonaro/Arquivo/9
38º Presidente do Brasil

Rui Gabriel Correia (discussão) 10h34min de 20 de abril de 2019 (UTC)

O correto é manter o ponto, vide WP:LE/NQ. Saturnalia0 (discussão) 12h46min de 20 de abril de 2019 (UTC)

Como se juntar edição

Como faço pra ser um dos editores da pagina do presidente DanielVitor17 (discussão) 01h28min de 6 de maio de 2019 (UTC)

DanielVitor17 É preciso certa participação no projeto antes de editar certas páginas. Até lá, pode sugerir o conteúdo que deseja inserir aqui, nessa página, para avaliação de outros editores. Saturnalia0 (discussão) 01h41min de 6 de maio de 2019 (UTC)
@DanielVitor17: Você também poderia editar o artigo Governo Jair Bolsonaro --Bageense(fala) 00h15min de 12 de maio de 2019 (UTC)

Matéria na Época

Este artigo foi citado em texto publicado no site da revista Época [2]. Fala justamente sobre as alterações controversas como a fotografia do biografado. Jardel.[5.250] d 08h35min de 17 de maio de 2019 (UTC)

@JardelW: Hehe, foi citado também o parágrafo que eu escrevi sobre o tempo de Bolsonaro como vereador. Não me lembrava que houve uma (pequena) controvérsia envolvendo uma frase adicionada a posteriori.
"A criação de uma seção de prêmios e honrarias, que continha o prêmio de racista e misógino do ano, concedido por uma emissora francesa ao presidente em 2018, também não foi consenso. Após acrescentado, foi apagado por outro usuário." Haha, eu ri disso. Mas mesmo assim, deveríamos criar essa seção, assim como ela exista na en.wiki: en:Jair Bolsonaro. --Bageense(fala) 10h12min de 17 de maio de 2019 (UTC)
Agora vi que fui eu mesmo quem reverteu aquela inserção de conteúdo sobre camisinha. O trecho foi adicionado pelo Luizpuodzius. Eu o reverti. Se trata de informação desnecessária. Primeiro, porque o artigo apenas descreve a atuação de Bolsonaro como vereador. Não é uma seção pra falar de camisinha. Segundo, ninguém minimamente sensato vai levar a sério as declarações de Bolsonaro, por isso chega a ser cômico querer desmenti-lo. Enfim, Luiz, você está na ÉPOCA. Rsrs. --Bageense(fala) 11h52min de 17 de maio de 2019 (UTC)

A reportagem noticia apenas o trabalho editorial usual, nada de extraordinário. Há discussões muito mais interessantes em outras biografias políticas a se noticiar, caro estagiário que nos lê. Saturnalia0 (discussão) 00h44min de 18 de maio de 2019 (UTC)

Acredito que possa haver, talvez no futuro já que o governo tem seis meses, um artigo até sobre as honrarias recebidas pelo presidente. O Lula tem um artigo a esse respeito e acho natural cada presidente ter uma. Questão de alguém querer criar.FábioJr de Souza msg 03h08min de 19 de junho de 2019 (UTC)

Ficheiro:2019 Almoço em Homenagem ao Senhor Presidente da República e entrega do Prêmio “Personalidade do Ano” (cropped2).jpg
Almoço em Homenagem a Jar Bolsonaro, oferecido pelo World Affairs Council de Dallas-Fort Worth e Cerimônia de entrega do Prêmio “Personalidade do Ano” pela Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos.
@Fabiojrsouza: Acho que cabe tudo aqui mesmo. Falta apenas criar a seção. Eu não sei de todas as honrarias que bolsonaro recebeu, então não tenho muito que fazer. A única honraria que eu sei que ele recebeu é essa que está na imagem ao lado. --Bageense(fala) 14h45min de 21 de junho de 2019 (UTC)

Condecorações

Na infocaixa, em condecorações, não consta a Medalha do Pacificador com Palma, que foi concedida a ele no ano passado.[3] comentário não assinado de Aquila Leite (discussão • contrib) (data/hora não informada)

Vou tentar criar a seção. --Bageense(fala) 14h47min de 21 de junho de 2019 (UTC)
Por ser uma condecoração do EB, deveria está na infocaixa a baixo da condecoração Ordem do Mérito Militar.

Predefinição

Olá, recentemente criei a Predefinição:Série Jair Bolsonaro para poder substituir a Predefinição:Jair Bolsonaro. Escolhi utilizar este modelo de predefinição baseado na Predefinição:Dilma Rousseff que é usada no verbete Dilma Rousseff e na Predefinição:Fernando Henrique Cardoso que está presente em verbetes sobre o governo FHC (como este). Venho aqui justamente para perguntar se a minha predefinição tem os parâmetros corretos para ser usada no artigo e se ela possui algum erro estrutural grave que a impediria de ser usados em outros artigos que fazem parte da série. Além disso, qualquer proposta de mudança na predefinição, seja conceitual ou estética, será bem vinda. Grato! --JorgeBenJorge Chama o síndico! 22h34min de 22 de junho de 2019 (UTC)

@JorgeBenJorge: Eu pessoalmente sou contra todas essas barras laterais para presidentes. Quando foi criada a da Dilma, me opus à sua criação e inclusive iniciei uma discussão de eliminação. Acho elas gritantes demais e que elas ocupam muito espaço. Para esse tipo de coisas, temos as navecaixas. --Bageense(fala) 20h48min de 25 de junho de 2019 (UTC)

Árvore genealógica

O código da árvore está corrompido e não consigo identificar o problema. Alguém consegue resolver? Leefeniaures audiendi audiat 06h50min de 29 de junho de 2019 (UTC)

Feito.--SirEdimon (discussão) 07h01min de 29 de junho de 2019 (UTC)
@SirEdimon: O bom e velho WikiBlame nunca falha. O erro no código foi inserido nesta edição de 16 de junho pelo Gabriel bier. Claro que não foi culpa dele, foi apenas um acidente. Mas de fato, a tabela ficou totalmente quebrada por 2 semanas. Felizmente, não é tanto tempo assim. Que bom que você percebeu o problema, Leefeni de Karik. --Bageense(fala) 13h08min de 29 de junho de 2019 (UTC)

Seção "Ver também"

Faço a pequena sugestão de adicionar o artigo "Governo Jair Bolsonaro" à lista da seção, como nos artigos Michel Temer e Dilma Roussef. Cumprimentos, ★ Claus Canddie Olá 01h54min de 3 de julho de 2019 (UTC)

@Claus Canddie: Não precisa solicitar esse tipo de coisa, basta fazer a edição. Eu acho desnecessário, pois a ligação interna já consta no texto do verbete, mas essa regra nunca é seguida rigorosamente. Faça o que quiser. --Bageense(fala) 01h57min de 3 de julho de 2019 (UTC)
@Bageense: Estou sugerindo pois não sou autorrevisor e portanto não posso editar o artigo. Anteriormente consultei a recomendação da seção "Ver também" e notei do mesmo modo que a mesma não é sempre seguida; de qualquer forma, deixo a sugestão para manter os artigos de presidentes biografados padronizados nesse aspecto. Cumprimentos, ★ Claus Canddie Olá 02h10min de 3 de julho de 2019 (UTC)
@Claus Canddie: Bom, decidi acatar sua sugestão. Se trata de um artigo que é quase que uma expansão do artigo do Bolsonaro e que tem muito menos visualizações (média de umas 280 por dia, enquanto o artigo do Bolsonaro tem uma média de milhares). Por fim, trata-se de um artigo importante. --Bageense(fala) 15h07min de 7 de julho de 2019 (UTC)
@Bageense: De acordo, saudações. ★ Claus Canddie Olá 08h15min de 9 de julho de 2019 (UTC)

Controvérsias vagas

Chronus Boa noite. As controvérsias tratam-se de casos específicos, de acontecimentos particulares, e não de coisas vagas, como "mulheres". Já faz um tempo que eu venho pensando em corrigir isso. Separemos então a seção controvérsias em casos particulares, como aquelas ofensas à Maria do Rosário ou a declarações homofóbicas (em vez de "homosexuais". Ora, "homosexuais" não é uma controvérsia). Etc.

Senão as controvérsias se confundem simplesmente com suas posições políticas. --Bageense(fala) 00h11min de 4 de julho de 2019 (UTC)

Concordo que as controvérsias tratam de casos específicos, mas suas edições não deixavam os títulos mais precisos. De qualquer forma, já fiz novos ajustes no texto e atualizei as informações. Chronus (discussão) 00h42min de 4 de julho de 2019 (UTC)
Fez bem ao colocar Vida pessoal no final do artigo. Eu já vinha pensando em fazer isso. Quem sabe, genealogia e a tabela dos ancestrais deveriam ir junto --Bageense(fala) 02h08min de 4 de julho de 2019 (UTC)
Bageense O comum é que os ancestrais e a genealogia fiquem ao final do artigo.FábioJr de Souza msg 02h36min de 4 de julho de 2019 (UTC)

───────────────────────── Acho que nesse caso faz mais sentido que "Genealogia" fique dentro da seção "Juventude" mesmo. Chronus (discussão) 03h09min de 4 de julho de 2019 (UTC)

Me parece que a genealogia é mais relacionada à vida pessoal do biografado, pois se trata de algo, digamos, estático. A seção que descreve a juventude de Bolsonaro faz parte da biografia dele,mas a genealogia, bem como a vida pessoal dele atual, são mais atemporais, digamos. Quer dizer, não se encaixam numa narrativa cronológica. --Bageense(fala) 03h12min de 4 de julho de 2019 (UTC)
Mas quanto à árvore genealógica dele, isso sem dúvida deve ficar no final sim --Bageense(fala) 03h15min de 4 de julho de 2019 (UTC)
Feito. Chronus (discussão) 03h20min de 4 de julho de 2019 (UTC)

Sem título

A primeira frase do artigo sobre a patente militar está errada: Bolsonaro não é mais um militar da reserva, mas um militar reformado, como matéria do Nexo explicou aqui. "Bolsonaro, porém, não é mais “da reserva” das Forças Armadas. Isso desde o dia 21 de março de 2015, quando passou a ser “capitão reformado”". Confusão comum pelo pouco conhecimento da diferença de militar "reformado" e "da reserva" popularmente, mas acredito que tira um pouco a credibilidade do artigo essa falta de correção. --Ju1i3 (discussão) 17h51min de 9 de julho de 2019 (UTC)

@Ju1i3: Caramba, que coisa importante. Obrigado por compartilhar isso conosco! Já irei corrigir. --Bageense(fala) 19h18min de 9 de julho de 2019 (UTC)
@Bageense: Por nada. Usuária nova, fico feliz em contribuir. Bom ver que o feedback é rápido. --Ju1i3 (discussão) 18h26min de 10 de julho de 2019 (UTC)
@Ju1i3: O feedback é rápido. O que demora é alguém ter a paciência de vir aqui apontar um erro no artigo como você fez. A página ficou por 4 anos contendo uma informação errada logo na primeira linha. Se achar outra parte do artigo que precise de correção, nos avise. Boa tarde, e obrigado por ajudar no artigo. :) --Bageense(fala) 18h47min de 10 de julho de 2019 (UTC)