Saltar para o conteúdo

Diferenças entre edições de "Exorcista"

59 bytes adicionados ,  11h03min de 28 de agosto de 2019
sem resumo de edição
m (sockalhadas)
Etiqueta: Reversão
 
{{Fontes primárias|data=março de 2015}}
 
== O Exorcismo ==
O Exorcismo Maior é um ritual litúrgico em que a Igreja pede, com a autoridade de Jesus Cristo, a libertação ou proteção de alguém ou algo contra a ação do maligno, do [[Demónio]]. Tendo em conta a grande variedade de doenças e distúrbios de ordem psíquica que podem numa primeira fase ser confundidos com uma possessão, o acompanhamento e discernimento sobre a real da condição da pessoa é uma responsabilidade enorme do Padre Exorcista que deve avaliar o caso se necessário com ajuda de profissionais da Psiquiatria.
Sinais que podem comprovar uma possessão demoníaca, como listados no Ritual dos Exorcismos são:
''"dizer muitas palavras de língua desconhecida ou entender quem assim fala; revelar coisas distantes e ocultas; manifestar forças acima da sua idade ou condição natural. Estes sinais podem fornecer algum indício. Como, porém, os sinais deste género não são
necessariamente atribuíveis à intervenção do diabo, convém atender também a outros, sobretudo de ordem moral e espiritual, que manifestam de outro modo a intervenção diabólica, como p. ex. a aversão veemente a Deus, ao Santíssimo Nome de Jesus, à Bem-aventurada Virgem Maria e aos Santos, à Igreja, à palavra de Deus, a objectos e ritos, especialmente sacramentais, e às imagens sagradas. Finalmente, por vezes é preciso ponderar bem a relação de todos os sinais com a fé e o combate espiritual na vida cristã, porque o Maligno é principalmente inimigo de Deus e de tudo o que relaciona os fiéis com a acção salvífica."''.
 
== Na Culturacultura popular ==
Desde sempre, o Exorcismo é um tema que interessa e intriga várias gerações, pelo que existem vários filmes sobre a temática.
Em 1973, foi produzido um filme adaptado do livro de William P. Blatty, de 1971, cujo enredo fala de um padre que exorcisou um demônio que possuiu uma garota, o fime ganhou cinco sequências ao longo dos anos, seu título é [[O Exorcista]], sendo a referência cinematográfica mais conhecida sobre o tema. Outras adaptações, como [[O RitualExorcismo de Emily Rose]] ou [[O ExorcismoRitual]], debaseado Emilyno Rose]]livro do mesmo nome do Jornalista Matt Baglio, são também conhecidas.
 
Nos [[mangás]] e [[animes]] pode se citar como exemplo as séries [[Ao no Exorcist]] , [[D.Gray-Man]] e [[Chrno Crusade]]
 
{{Referências|col=1}}
Utilizador anónimo