Estabilidade química: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Substituição do texto não adequado ao título e cujo conteúdo está contido em "Gás nobre#Propriedades químicas"
Adicionou ligações
Etiquetas: Edição via dispositivo móvel Edição via aplic. móvel Edição via aplic. Android
Linha 1: Linha 1:
'''Estabilidade química''' refere-se à '''estabilidade termodinâmica''' de um sistema químico.<ref>[[IUPAC Gold Book]]: [http://goldbook.iupac.org/html/S/S05900.html 'stable']</ref> Um sistema químico é [[termodinâmica|termodinamicamente]] estável quando se encontra no seu mais baixo [[nível de energia ]] ou quando está em [[equilíbrio químico]] com o seu ambiente. Esse equilíbrio pode ser um [[equilíbrio dinâmico]], no qual átomos individuais ou moléculas mudam de forma, mas seu número global, em uma dada particular, continua inalterado. Esse tipo de [[equilíbrio termodinâmico]] químico permanece indefinidamente, a menos que o sistema seja mudado. Sistemas químicos podem incluir mudanças de [[Fase (matéria)|fase da maéria]] ou um conjunto de [[reações químicas]].
'''Estabilidade química''' refere-se à '''estabilidade termodinâmica''' de um sistema químico.<ref>[[IUPAC Gold Book]]: [http://goldbook.iupac.org/html/S/S05900.html 'stable']</ref>[[Sistema Químico]]Um sistema químico é uma parte especifica do universo a qual reservamos para estudo. Copo com gelo, sistema aberto onde ocorre troca de energia e matéria. Em um sistema temos duas regiões importantes, fronteira e vizinhança. [[termodinâmica|termodinamicamente]] estável quando se encontra no seu mais baixo [[nível de energia ]] ou quando está em [[equilíbrio químico]] com o seu ambiente. Esse equilíbrio pode ser um [[equilíbrio dinâmico]], no qual átomos individuais ou moléculas mudam de forma, mas seu número global, em uma dada particular, continua inalterado. Esse tipo de [[equilíbrio termodinâmico]] químico permanece indefinidamente, a menos que o sistema seja mudado. Sistemas químicos podem incluir mudanças de [[Fase (matéria)|fase da maéria]] ou um conjunto de [[reações químicas]].


Um estado A é dito mais estável termodinamicamente do que o estado B se a [[Energia livre de Gibbs|energia de Gibbs]] (ou [[entalpia livre]]) da reação que transforma A em B é positiva.
Um estado A é dito mais estável termodinamicamente do que o estado B se a [[Energia livre de Gibbs|energia de Gibbs]] (ou [[entalpia livre]]) da reação que transforma A em B é positiva.

Revisão das 01h02min de 3 de setembro de 2019

Estabilidade química refere-se à estabilidade termodinâmica de um sistema químico.[1]Sistema QuímicoUm sistema químico é uma parte especifica do universo a qual reservamos para estudo. Copo com gelo, sistema aberto onde ocorre troca de energia e matéria. Em um sistema temos duas regiões importantes, fronteira e vizinhança. termodinamicamente estável quando se encontra no seu mais baixo nível de energia ou quando está em equilíbrio químico com o seu ambiente. Esse equilíbrio pode ser um equilíbrio dinâmico, no qual átomos individuais ou moléculas mudam de forma, mas seu número global, em uma dada particular, continua inalterado. Esse tipo de equilíbrio termodinâmico químico permanece indefinidamente, a menos que o sistema seja mudado. Sistemas químicos podem incluir mudanças de fase da maéria ou um conjunto de reações químicas.

Um estado A é dito mais estável termodinamicamente do que o estado B se a energia de Gibbs (ou entalpia livre) da reação que transforma A em B é positiva.

Referências

Ver também

Ícone de esboço Este artigo sobre Química é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.