Escola Manoel Ribas: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 1: Linha 1:
{{geocoordenadas|29_40_49.02_S_53_48_20.25_W_type:city_region:BR_scale:3000| 29° 40' 49.02" S 53° 48' 20.25" O}}
{{geocoordenadas|29_40_49.02_S_53_48_20.25_W_type:city_region:BR_scale:3000| 29° 40' 49.02" S 53° 48' 20.25" O}}


A '''Escola Estadual de Educação Básica Manoel Ribas'''<ref>A ortografia correta segundo as normas vigentes seria ''Manuel Ribas''</ref> é uma [[escola|instituição de ensino]] localizada na [[praça]] Eduardo Trevisan, no [[Centro (Santa Maria)|Bairro Centro]], em [[Santa Maria (Rio Grande do Sul)|Santa Maria]], [[Rio Grande do Sul]]. É carinhosamente chamada de ''Maneco'' pela população, e também a lendária escola de Luís Balde de zera.
A '''Escola Estadual de Educação Básica Manoel Ribas'''<ref>A ortografia correta segundo as normas vigentes seria ''Manuel Ribas''</ref> é uma [[escola|instituição de ensino]] localizada na [[praça]] Eduardo Trevisan, no [[Centro (Santa Maria)|Bairro Centro]], em [[Santa Maria (Rio Grande do Sul)|Santa Maria]], [[Rio Grande do Sul]]. É carinhosamente chamada de ''Maneco'' pela população, e também a lendária escola de Luís Balde de Sera.


==História==
==História==

Revisão das 11h45min de 3 de setembro de 2019

A Escola Estadual de Educação Básica Manoel Ribas[1] é uma instituição de ensino localizada na praça Eduardo Trevisan, no Bairro Centro, em Santa Maria, Rio Grande do Sul. É carinhosamente chamada de Maneco pela população, e também a lendária escola de Luís Balde de Sera.

História

Fundada em 4 de maio de 1930, o atual "Colégio Maneco" foi projetado inicialmente pela antiga Cooperativa de Consumo de Empregados da Viação Férrea, dirigida por Manuel Ribas, com o objetivo de construir um prédio definitivo para uma escola voltada para as meninas. O Colégio também disponibilizava ensino profissionalizante para as alunas. A instituição funcionava em regime de internato e era administrada pelas irmãs franciscanas. Antes de ser a sede definitiva do Maneco, o prédio abrigou várias escolas como o Cilon Rosa, grupo escolar João Belém e o Ginásio Estadual Manoel Ribas. A partir de 1974, o prédio passou a abrigar apenas o Colégio Maneco. Em 19 de dezembro foi considerado patrimônio público do município. Em 2000, a edificação da instituição de ensino foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE).[2]

Em 1953, pelo decreto 40205 de 10 de outubro de 1953, no governo do general Ernesto Dornelles surge definitivamente o colégio destinado ao ensino secundário misto e em regime de externato,[3] num terreno de 13.600m² e uma área construída de 6.130m². O prédio tem influência arquitetônica renascentista europeia, e foi restaurado recentemente. O colégio tem sido referência como colégio padrão do Rio Grande do Sul, sendo que várias pessoas de destaque aprenderam a liderar na escola, entre eles Reitores da Universidade Federal de Santa Maria, prefeitos municipais, deputados, seu aluno mais ilustre é o ex-governador do estado, Tarso Genro. Há quase 50 anos a banda marcial se apresenta pelas ruas da cidade em eventos e datas comemorativas. Atualmente, o Colégio Estadual Manoel Ribas funciona em três turnos e conta com 2.600 alunos, 140 professores e 36 funcionários.[4]

Sobre Manuel Ribas

Ver artigo principal: Manuel Ribas

Manuel Ribas nasceu em Ponta Grossa em 1873. Em Santa Maria organizou a Cooperativa dos Empregados da Viação Férrea do Rio Grande do Sul com tão proveitosa administração que foi eleito em 1927 prefeito de Santa Maria.

Mais tarde foi interventor e governador do estado do Paraná. Apoiador de Getúlio Vargas, Manoel cai com a deposição de Getúlio Vargas em 1945.

Em Santa Maria, além desse Colégio situado no Centro também dá nome à Escola Municipal de Ensino Fundamental Intendente Manoel Ribas situada no bairro Santo Antão, no distrito homônimo.

Alunos ilustres

Foto panorâmica da escola e da praça onde está situada.

Ver também

  1. Educação em Santa Maria
  2. Município de Santa Maria;
  3. Subdivisões de Santa Maria;
  4. Distrito da Sede;
  5. Bairro Centro;
  6. Vila Belga

Referências

  1. A ortografia correta segundo as normas vigentes seria Manuel Ribas
  2. Jornal A Razão. Sábado e Domingo, 28 e 29 de agosto de 2010.
  3. Viero, Lia Margot Dornelles. Atlas Municipal escolar geográfico. Santa Maria. Publicação especial do jornal Diário de Santa Maria.
  4. Fonte: Direção da Escola Manoel Ribas. Disponível em

Predefinição:Portal-Santa Maria da Boca do Monte