Concreto: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Foram revertidas as edições de 186.200.55.10 para a última revisão de Marcos Elias de Oliveira Júnior, de 18h27min de 8 de maio de 2019 (UTC)
Etiqueta: Reversão
Reganati (discussão | contribs)
m vantagens e desvantagens de utilizar concreto
Linha 41: Linha 41:
* Aditivo — plastificante, retardador de pega, aumenta fluidez;
* Aditivo — plastificante, retardador de pega, aumenta fluidez;
* Adições — metacaulim, [[cinza]] volante, [[pozolana]]s, [[cal]], pó de pedra;
* Adições — metacaulim, [[cinza]] volante, [[pozolana]]s, [[cal]], pó de pedra;
{{commonscat|Concrete}}
{{commonscat|Concrete}}[[Ficheiro:Museo del Hormigón Angel Mateos.jpg|thumb|200px|left|''Museo del Hormigón Angel Mateos'', em [[Salamanca]].]]

== Vantagens do Concreto ==
Há muitas vantagens em utilizar o concreto usinado<ref>{{Citar web|titulo=Conheça tudo sobre|url=https://www.concretousinado.com.br/noticias/empresa-de-concreto-usinado/|obra=Concreto Usinado|acessodata=2019-10-07|lingua=pt-br}}</ref>, uma delas é possibilidade de se obter concretos de alta resistência, com isso, o engenheiro estrutural pode criar estruturas mais esbeltas, pois sabe que pode especificar um concreto de resistência característica maior e compra-lo em concreteiras especializadas, outras vantagens para o concreto usinado são:

* Maior controle da qualidade do concreto;
* Redução do desperdício de materiais;
* Aumento da produtividade no canteiro de obras;
* Redução no espaço físico necessário para armazenamento de materiais no canteiro de obras;
* Possibilidade de realizar a concretagem de elementos estruturais muito robustos (grandes lajes e blocos de fundação) em um único dia.

== Desvantagens do Concreto ==
Existem algumas desvantagens no uso do concreto usinado, como por exemplo a necessidade de um pedido com volume mínimo de concreto, a NBR 7212:2012 estabelece que o pedido mínimo de concreto usinado seja de 3m³ com o caminhão betoneira, desta forma, em obras muito pequenas, seu uso acaba não sendo muito vantajoso. Outras desvantagens são:

* Possibilidade de atraso na entrega devido a imprevistos no transito;
* Custo relativamente maior;

<br />[[Ficheiro:Museo del Hormigón Angel Mateos.jpg|thumb|200px|left|''Museo del Hormigón Angel Mateos'', em [[Salamanca]].]]


== Referências ==
== Referências ==

Revisão das 02h12min de 7 de outubro de 2019

 Nota: Para outros significados, veja Concreto (desambiguação).
 Nota: Para outros significados de Betão, veja Betão (desambiguação).
Construção em concreto.
Blocos de concreto em área de construção.
Detalhe de uma parede de concreto.
Fundação de uma casa sendo feita com concreto.

O concreto (português brasileiro) ou betão (português europeu) é o material mais utilizado na construção civil, composto por uma mistura de água, cimento e agregados.

O cimento é o aglomerante do concreto que une os agregados. Estes podem ser agregados miúdos (areias naturais ou artificiais) ou agregados graúdos (pedras britadas ou seixos). Associando esses materiais de diferente maneiras pode-se ter:

  • Pasta, Nata ou Calda: cimento + água;[1]
  • Argamassa: pasta + agregado miúdo;[1]
  • Concreto: argamassa + agregado graúdo;[1]

A estas associações podem ser acrescidos aditivos e adições.

Contrariando o que é comumente difundido, a adição de agregados de maiores dimensões para compor o concreto não tem a finalidade, apenas, de diminuir o custo do seu volume unitário. As razões, além da redução do custo, são também os ganhos significativos relacionados à sua funcionalidade e vida útil, uma vez que tais agregados garantem menos retração na cura (podendo ser 10 vezes menor que a retração apresentada pela pasta de cimento pura), evitando assim fissurações, e garantindo menor fluência (também podendo chegar a ser 10 vezes menor que a fluência apresentada pela pasta de cimento pura).[2]

Historicamente, os romanos foram os primeiros a usar uma espécie de concreto para assentar seus tijolos cerâmicos maciços. Eles utilizavam como cimento pozolana natural e cal. Embora o primeiro uso é muito antigo, o cimento e concreto ficaram esquecidos por conta da ruralização da Europa e idade média. O material só veio a ser novamente desenvolvido e pesquisado no século XIX.

O concreto simples possui uma razoável resistência a compressão (esmagamento), entretanto uma baixa resistência a tração (cerca de 10% do valor da compressão). Como na maioria das estruturas é comum se encontrar os dois tipos de esforços, o uso do concreto se dá normalmente junto com um outro material (na maioria das vezes aço carbono).[3]

O tipo de armadura empregada caracteriza o concreto. Usualmente, chama-se de concreto armado, quando o aço é disposta nos locais apropriados (armadura passiva). Quando o aço colocado na estrutura sofre a aplicação de um alongamento (tracionado antes ou depois de concretado), recebe o nome de concreto protendido.[1][3]

Além disso existem vários tipos de concretos especiais, como o concreto autoadensável, concreto leve, concreto pós-reativo, concreto translucido, concreto colorido, concreto com fibras, que são utilizados de acordo com necessidades especificas de cada projeto.

Resistência

Sua resistência e durabilidade dependem da proporção entre os materiais que o constituem. A mistura entre os materiais constituintes é chamada de dosagem ou traço.

Na mistura para a composição do concreto, o cimento é o elemento fundamental de ligação (cola) entre os agregados, essa cola é o elemento mais fraco da composição, portanto é ela que determina a resistência final do concreto.

A água utilizada contribui para a reação química que transforma o cimento portland em uma pasta aglomerante. Se a quantidade de água for muito pequena, a reação não ocorrerá por completo e também a facilidade de se adaptar às formas ficará prejudicada, porém se a quantidade for superior a ideal, a resistência diminuirá em função dos poros que ocorrerão quando este excesso evaporar. A porosidade, por sua vez, tem influência na impermeabilidade e, consequentemente, na durabilidade das estruturas confeccionadas em concreto. A proporção entre a água e o cimento utilizados na mistura é chamada de fator água/cimento. As proporções entre areia e brita na mistura tem influência na facilidade de se adaptar às formas e na resistência.

Constituição

Materiais constituintes do concreto:

  • Aglomerante — cimento portland;
  • Agregado Miúdo — areia natural ou artificial (pó de pedra beneficiado), pó de pedra;
  • Agregado Graúdo — pedra britada ou seixo natural;
  • Água — pode ter parte ou totalidade substituída por gelo;
  • Aditivo — plastificante, retardador de pega, aumenta fluidez;
  • Adições — metacaulim, cinza volante, pozolanas, cal, pó de pedra;
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Concreto

Vantagens do Concreto

Há muitas vantagens em utilizar o concreto usinado[4], uma delas é possibilidade de se obter concretos de alta resistência, com isso, o engenheiro estrutural pode criar estruturas mais esbeltas, pois sabe que pode especificar um concreto de resistência característica maior e compra-lo em concreteiras especializadas, outras vantagens para o concreto usinado são:

  • Maior controle da qualidade do concreto;
  • Redução do desperdício de materiais;
  • Aumento da produtividade no canteiro de obras;
  • Redução no espaço físico necessário para armazenamento de materiais no canteiro de obras;
  • Possibilidade de realizar a concretagem de elementos estruturais muito robustos (grandes lajes e blocos de fundação) em um único dia.

Desvantagens do Concreto

Existem algumas desvantagens no uso do concreto usinado, como por exemplo a necessidade de um pedido com volume mínimo de concreto, a NBR 7212:2012 estabelece que o pedido mínimo de concreto usinado seja de 3m³ com o caminhão betoneira, desta forma, em obras muito pequenas, seu uso acaba não sendo muito vantajoso. Outras desvantagens são:

  • Possibilidade de atraso na entrega devido a imprevistos no transito;
  • Custo relativamente maior;


Museo del Hormigón Angel Mateos, em Salamanca.

Referências

  1. a b c d Carvalho e Figueiredo (2014). Cálculo e detalhamento de estruturas usuais de Concreto Armado. São Carlos: EDUFSCAR 
  2. Brooks, Neville (2010). TECNOLOGIA DO CONCRETO. [S.l.]: Bookman 
  3. a b FUSCO, Péricles Brasiliense (2008). Tecnologia do Concreto Estrutural. São Paulo: PINI 
  4. «Conheça tudo sobre». Concreto Usinado. Consultado em 7 de outubro de 2019