Lista dos reis do Congo: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Etiquetas: Remoção considerável de conteúdo Editor Visual
m Desfeita(s) uma ou mais edições de Carlitossim98, com Reversão e avisos
Linha 1: Linha 1:
{{Corrigir}}
{{Corrigir}}
Esta é uma lista de todos os governantes do [[Reino do Congo]], conhecidos comummente pelo título de '''[[Manicongo]]''' (em kikongo: ''Mwenekongo''). Em [[kikongo]], as províncias eram conhecidas como ''wene''. Os senhores destas ''wene'' eram conhecidos como ''Mwene'' (plural: ''Awene''). O senhor do Congo era o ''mwene'' mais poderoso da região e reconhecido como o ntinu rei da região pelos [[portugueses]] desde a sua chegada em 1483.
<br />


==''Kandas'', Gerações e Casas==
==''Kandas'', Gerações e Casas==
Linha 7: Linha 7:
As ''kandas'' geralmente recebiam o nome de uma pessoa (ie. Nimi, Nlaza ou Mpanzu), mas podiam também receber o nome de uma ocupação (Mbala) ou local de nascimento (Kwilu ou Nsundi).
As ''kandas'' geralmente recebiam o nome de uma pessoa (ie. Nimi, Nlaza ou Mpanzu), mas podiam também receber o nome de uma ocupação (Mbala) ou local de nascimento (Kwilu ou Nsundi).
O prefixo ''ki'' em KiKongo é adicionado a esses nomes para demonstrar "pessoas com algo em comum".
O prefixo ''ki'' em KiKongo é adicionado a esses nomes para demonstrar "pessoas com algo em comum".
Essas facções eram reconhecidas como gerações ou casas (linhagem) nos docume
Essas facções eram reconhecidas como gerações ou casas (linhagem) nos documentos do Congo escritos em [[português]].
Até meados do [[século XVII]], após a [[Batalha de Ambuíla|batalha de Mbwila]], essas facções eram de curta duração e flutuavam. Porém, após a batalha, as facções passaram a ser muito mais firmes e duradouras, durando gerações, particularmente os Kimpanzu e os Kinlaza.


==Eleições==
==Eleições==

Revisão das 11h41min de 9 de outubro de 2019

Esta é uma lista de todos os governantes do Reino do Congo, conhecidos comummente pelo título de Manicongo (em kikongo: Mwenekongo). Em kikongo, as províncias eram conhecidas como wene. Os senhores destas wene eram conhecidos como Mwene (plural: Awene). O senhor do Congo era o mwene mais poderoso da região e reconhecido como o ntinu rei da região pelos portugueses desde a sua chegada em 1483.

Kandas, Gerações e Casas

A governação no Congo baseava-se primeiramente na kanda. Cada kanda (plural: makanda) era uma facção baseada no grupo afectivo ou filiação. As kandas geralmente recebiam o nome de uma pessoa (ie. Nimi, Nlaza ou Mpanzu), mas podiam também receber o nome de uma ocupação (Mbala) ou local de nascimento (Kwilu ou Nsundi). O prefixo ki em KiKongo é adicionado a esses nomes para demonstrar "pessoas com algo em comum". Essas facções eram reconhecidas como gerações ou casas (linhagem) nos documentos do Congo escritos em português. Até meados do século XVII, após a batalha de Mbwila, essas facções eram de curta duração e flutuavam. Porém, após a batalha, as facções passaram a ser muito mais firmes e duradouras, durando gerações, particularmente os Kimpanzu e os Kinlaza.

Eleições

A escolha dos Reis do Congo era feita através de uma série de princípios dado que os Reis anteriores decidiam diferentes métodos de selecção nas suas cartas onde anunciavam a sucessão. Normalmente o reino passaria por eleições e pelos eleitores, mudando o processo utilizado ao longo dos tempos e de acordo com as circunstâncias. As eleições frequentes deveram-se a uma combinação de princípios electivos e hereditários.

Reis do Congo

A secção seguinte está dividida por períodos baseados na kanda ou casa dominante. A maior parte das casas reinaram num período distinto com poucos ou nenhuns intervalos. Este não é o caso, contudo: após a guerra civil do Congo. Durante este período poderá ver o nome da kanda de cada rei ao lado do seu reinado. o fundador deste vasto reino foi lukeni, um rei guerreiro, conquistador e poderoso. com o seu pequeno grupo atravessou o rio Zaire e fixou-se na sua margem esquerda. Reuniu à sua volta os povos ja encontrados e formou o reino do congo. o rei nimi-a-lukeni era também conhecido por ntinu wene ou ntotela.

Dinastia de Lukeni lua Nimi

Dinastia Kwilu Kanda

Dinastia Nkanga a Mvika Kanda

Dinastia Kwilu Kanda

Dinastia Mpanzo Kanda

Dinastia Nlaza Kanda

  • Álvaro VI (1636 - 1641)
  • Garcia II (1641 - 1660)
  • Antônio I (1660 - 1665) O Rei foi capturado e morto pelos portugueses em 1665, sendo o ultimo monarca congolês independente.

Fragmentação do Reino durante a Guerra Civil

Dinastia de Á Mbanza (Reinando em São Salvador)

Trono vago em São Salvador entre 1678 e 1691.

Dinastia de Kibangu (Reinante em Água Rosada)

Reunificação do Reino

Dinastia alternadas

Reino do Congo sob a vassalagem de Portugal

Ver também