Campo Formoso: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
VDA
→‎Rede de telefonia celular: Reversão desnecessária!
Etiquetas: Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel
Linha 139: Linha 139:
=== Rede de telefonia celular ===
=== Rede de telefonia celular ===
{{Lista simples|
{{Lista simples|
* Rede de telefonia TIM (2G)
* Rede de telefonia TIM (2G,3G e 4G)
* Rede de telefonia VIVO (2G e 3G)
* Rede de telefonia VIVO (2G e 3G)
* Rede de telefonia OI (2G e 3G)
* Rede de telefonia OI (2G e 3G)

Revisão das 16h20min de 11 de outubro de 2019

Campo Formoso
  Município do Brasil  
Vista em Campo Formoso (Ao lado - Igreja de Santo Antônio)
Vista em Campo Formoso (Ao lado - Igreja de Santo Antônio)
Vista em Campo Formoso (Ao lado - Igreja de Santo Antônio)
Símbolos
Bandeira de Campo Formoso
Bandeira
Brasão de armas de Campo Formoso
Brasão de armas
Hino
Gentílico campo-formosense
Localização
Localização de Campo Formoso na Bahia
Localização de Campo Formoso na Bahia
Localização de Campo Formoso na Bahia
Campo Formoso está localizado em: Brasil
Campo Formoso
Localização de Campo Formoso no Brasil
Mapa
Mapa de Campo Formoso
Coordenadas 10° 30' 32" S 40° 19' 15" O
País Brasil
Unidade federativa Bahia
Municípios limítrofes Senhor do Bonfim, Juazeiro, Mirangaba, Sento Sé, Umburanas,Jaguarari, Sobradinho, Antônio Gonçalves
Distância até a capital 401 km
História
Fundação 28 de julho de 1880 (143 anos)
Administração
Prefeito(a) Rosangela Maria Monteiro de Menezes (PSD, 2017 – 2020)
Características geográficas
Área total 7,258,574 km²
População total (estimativa IBGE/2016 [1]) 73 118 hab.
 • Posição BA: 28°
Densidade 9,1 hab./km²
Clima Semiárido Tropical (BSh)
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2013 [2]) 0,613 médio
Gini (PNUD/2010[3]) 0,57
PIB (IBGE/2013 [4]) R$ 480.939 mil
PIB per capita (IBGE/2013 [4]) R$ 6 725,76
Sítio Sítio oficial (Prefeitura)

Campo Formoso é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2016 era de 73.118[1] habitantes, segundo o IBGE.

Histórico

O Município de Campo Formoso teve sua emancipação política em 28 de Julho de 1880, através da lei provincial de nº 2051, sendo desmembrado do município de Senhor do Bonfim. O local onde está situada a cidade de Campo Formoso foi, nos seus primórdios, um aldeamento indígena. Os missionários da Companhia de Jesus incumbidos da catequese dos silvícolas da região, prestando aos primeiros habitantes assistência espiritual e orientando-os também na vida secular, contribuíram decisivamente para a prosperidade da povoação que aí se formou. Seus primeiros colonizadores foram os portugueses, que escravizaram os índios que existiam. Esses colonizadores trouxeram novos hábitos culturais, tradições e heranças religiosas do catolicismo, e o culto aos santos.   As primeiras edificações dos portugueses, além de suas casas, foram as igrejas, para as cerimônias religiosas e dias santos. Santo Antônio, santo português nascido em Lisboa, defensor dos fracos e oprimidos e também conhecido com santo casamenteiro, foi adotado como padroeiro da cidade e até hoje é comemorado o dia de Santo Antônio.

Campo Formoso também é conhecido como "cidade das esmeraldas ", por existir no povoado de Tuiutiba um garimpo com esmeraldas distinguidas como de melhor qualidade, em comparação com outros garimpos de esmeraldas do Brasil. A cidade também recebe esse título pela comercialização dessas pedras no centro da cidade - "feira do rato" - onde se comercializam as pedras do município e das cidades vizinhas, e que é o conhecido "rolo", troca de pedras por televisores, celulares, casas, entre outros. A "feira do rato" surgiu com a descoberta das minas em Carnaíba, a 42 Km de Campo Formoso. Os garimpeiros costumavam se encontrar nesse local porque era de fácil acesso para os compradores e por lá existir bares e restaurantes. 

Belezas naturais da cidade

A cidade de Campo Formoso é conhecida por suas grutas e pelo comércio de esmeraldas. Localiza-se na Chapada Diamantina e tem em seu território muitas cavernas com diversos tipos de formação interior, além maior gruta, em extensão, do Hemisfério Sul: a Toca da Boa Vista, maior caverna conhecida do Brasil e Hemisfério Sul com mais de 120 km de galerias mapeadas até 2007, é um dos mais importantes sítios espeleológicos e paleontológicos brasileiros. Conjuntamente com as cavernas vizinhas Toca da Barriguda, Toca do Calor de Cima, Gruta do Convento, Toca do Pitu e Toca do Morrinho, constituem um conjunto de relevância geológica mundial.

Vilas e povoados

A cidade de Campo Formoso possui 167 povoados e vilas distantes da sede do município:

  • Queixo Dantas
  • Poços
  • Tiquara
  • Lage dos Negros
  • Brejão da Caatinga
  • Lagoa do Porco
  • Tuituba
  • São Tomé
  • Caraíbas

As comunidades quilombolas de Lage dos Negros e São Tomé

Dentro do município de Campo Formoso há diversas comunidades quilombolas reconhecidas pela Fundação Cultural Palmares, sendo a maior delas, a Lage dos Negros que tem mais de 15.000 habitantes e distante quase 100 Km da sede do município. Outra comunidade quilombola de destaque é o povoado de São tomé.

População

De acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a população do município é de 66.616 habitantes, sendo esta predominantemente rural. A distribuição espacial da população apresenta uma baixa densidade demográfica, media de 9,1 hab./km².  Dentre as povoações do município, merecem destaque: Poços, Tiquara, Laje dos Negros, São Tomé, Brejão da Caatinga, Tuiutiba, e Caraíbas. 

Clima

Em função de sua localização geográfica, na região norte do município de Campo Formoso encontra-se no Polígono da Secas aonde tem o clima semi-árido, e na região sul aonde encontra-se a cidade de Campo Formoso tem um clima semi-tropical, apresentando um clima bem variável portanto o clima do estado de Campo Formoso é predominantemente semi-árido e semi-tropical.  A zona das grotas e a dos tabuleiros apresenta um clima mais ameno. A zona das grotas apresenta maior incidência de chuvas, as quais concentram-se no inverno, que são bastante frios.

Relevo

Todo o município é cercado de serras pertencentes à Chapada Diamantina. Dentre elas destacam-se a Serra da Jacobina, Serra dos Morgados, a Serra do São Francisco, a Serra do Mulato e a Serra do Angelim.  A geologia revela a existência de rochas antigas e metassedimentares da Serra da Jacobina, além de coberturas Terciárias e Quaternárias recentes em planícies aluviais dos rios. Nas áreas mais elevadas da Serra da Jacobina prevalecem solos Podzólicos que apresentam boas condições físicas e de fertilidade.

O município possui inúmeras cavernas, dentre elas destacam-se:

  • Gruta do Convento, situa-se nas proximidades do povoado de Baixa Grande e Abreus, sua extensão é calculada em 6 km;
  • gruta da Toca da Onça, se encontra no Povoado de Tiquara, tem grande importância científica, pois, no seu interior encontramos uma grande variedade de pinturas rupestres, embora em sua maioria já depredadas;
  • Gruta de Abreus ou do Cesário, apresenta inscrições atribuídas aos índios que viviam nas suas imediações;
  • Gruta Icó, situa-se proximidades do povoado de Caraíbas. 

Nas proximidades do povoado de Lage dos Negros estão a Gruta da Barriguda e Toca da Boa Vista, as quais têm sido atrativas para estudiosos não somente devido à beleza, mas também devido as suas extensões e à presença de fósseis no interior dessas cavidades.

Vegetação

No município predominam as formações vegetais de caatinga dos tipos arbórea, arbustiva e de aluviões distribuídas segundo as condições climáticas, o relevo e as condições hídricas. A floresta estacional decidual surge nas áreas mais úmidas, na Serra da jacobina.

Conforme a vegetação o município é dividido em três zonas distintas: a Zona da Caatinga, Zona das Grotas e zona da jacobina Nova. A Zona da Caatinga é formada por vegetação com predominância de arbustos de pequeno porte com galhos retorcidos e desfolhados. Os rios são temporários e as chuvas são escassas. A zona das Grotas é de vales e grotões férteis com rios e riachos permanentes. Está situada entre os morros que formam a serra da Jacobina. A vegetação ai é exuberante com árvores frondosas  bosques e matas. A Zona da Jacobina Nova é formada por extensos tabuleiros situados entre a Serra do São Francisco, Serra Escurial, Serra do Mulato e Rio Salitre. A vegetação ai assemelha-se à das grotas com árvores de grande porte formando matas e bosques.  A sede do município está a 600 m acima do nível do mar.

Hidrografia

O município é banhado por muitos rios e ribeiros, perenes e temporários, sendo estes últimos os predominantes. Na zona da caatinga os rios são temporários devido à escassez de chuvas. Na zona das grotas predominam rios e riachos permanentes.  A zona dos tabuleiros assemelha-se à das grotas com a predominância de lindos riachos e cachoeiras.

O município é drenado por duas grandes bacias hidrográficas, a Bacia do rio Itapicuru e a Bacia do rio Salitre. A Bacia do rio Itapicuru é de grande relevância para a região uma vez que a maior parte dos povoados que formam a grande área habitada do município se abastece das águas dessa bacia. Muitos dos rios e riachos da região têm suas nascentes em grotões e vales próximos à cidade. Os rios mais importantes desta bacia que cortam o município são: Rio Campo Formoso, Rio das Pedras, Rio Gia, Rio água Branca, Rio Brejo do Coelho, Rio Itapicuru Mirim, Rio Barroca. A Bacia do Salitre está interligada a bacia do São Francisco e drena a zona da caatinga e tabuleiros, abrangendo assim a área mais árida do município. São seus principais afluentes: Rio Pacui, Rio Preto, Rio da Lage, Rio Escurial, Rio Tanquinho, Riacho das Piabas, Riacho do Morim e Riacho Ventura.

Turismo

Localizada na encosta da Serra da Jacobina, Campo Formoso é uma cidade cheia de ladeiras e colinas. Sobre o Morro dos Alecrins situa-se o centro comercial, as repartições públicas, os hotéis, hospital, igrejas e antigas residências. O visitante pode percorrer a pé ou em montarias de cavalo ou jumento trilhas encantadoras, entre prados e campos verdejantes, contemplando cenários emoldurados por serras e montes, rios e riachos.

Prefeitura municipal

A prefeitura municipal de Campo Formoso esta localizada na praça da bandeira no centro de campo formoso. O atual prefeito do município é Rosangela Maria Monteiro de Menezes.

Lista de Prefeitos

  • Pedro Gonzaga Menezes 1993 - 1996
  • José Joaquim de Santana (PFL) 1997-2004
  • Iracy Andrade de Araújo (PFL) 2005 - 2006
  • João José de Carvalho Dantas (João Campelo) (PFL) 2006
  • Francisco Sales do Nascimento (PMDB) 2006-2008
  • Iracy Andrade de Araújo (PR) 2009 - 2012
  • Eurico Soares do Nascimento (PSD) 01/2013 - 10/06/2013
  • Elmo Nascimento (PR) 10/06/2013 - 11/06/2013
  • Eurico Soares do Nascimento (PSD) 12/06/2013 - 04/07/2013
  • Elmo Nascimento (PR) 05/07/2013 - 13/03/2014
  • Eurico Soares do Nascimento (PSD) 14/03/2014 - 20/03/2014
  • Elmo Nascimento (PR) 21/03/2014 - 12/2014
  • Nagy Pinto Martins (PHS) 01/01/2015 - 22/01/2015
  • Eurico Soares do Nascimento (PSD) 23/01/2015 - 31/12/2016
  • Rosangela Maria Monteiro de Menezes .

Câmara de vereadores

A câmara de vereadores de Campo Formoso esta localizada no Loteamento Parque Santa Luzia, 22 - Centro. É ainda sendo composta por 15 vereadores.

Comunicações

Rede de telefonia celular

  • Rede de telefonia TIM (2G,3G e 4G)
  • Rede de telefonia VIVO (2G e 3G)
  • Rede de telefonia OI (2G e 3G)
  • Rede de telefonia CLARO (2G e 3G)

Rádios

  • 98 FM
  • Rádio Esmeralda FM - (Faixa Comunitária) de Campo Formoso
  • Rádio Vitória FM (Faixa Comunitária) do Povoado de Tuiutiba

Emissoras de TV

  • Emissora TV SÃO FRANCISCO/GLOBO
  • Emissora TV ARATU/SBT
  • Emissora BAND BAHIA/BAND
  • Emissora RECORD BAHIA/RECORD
  • Emissora CANÇÃO NOVA
  • Emissora TV APARECIDA

Sites

  • Site Esmeralda Noticias
  • Site Campo Formoso Noticias
  • Site Campo Formoso Teen
  • Site Portal Tiquara News

Referências

  1. a b Brasil - Bahia - Campo Formoso Site Cidades - IBGE - acessado em 13 de junho de 2017
  2. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil» (PDF). Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2010. Consultado em 7 de agosto de 2013 
  3. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (2010). «Perfil do município de Campo Formoso - BA». Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013. Consultado em 4 de março de 2014 
  4. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005» (PDF). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 19 de dezembro de 2007. Consultado em 11 de outubro de 2008 

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre um município da Bahia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.