Luciana Abreu: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 133: Linha 133:
|[[2019]]-[[2020]]
|[[2019]]-[[2020]]
|[[Terra Brava (telenovela)|Terra Brava]]
|[[Terra Brava (telenovela)|Terra Brava]]
|''Cristina «Tina» (Elenco Principal)''
|''Cristina «Tina» Macedo (Elenco Principal)''
|}
|}



Revisão das 15h26min de 22 de outubro de 2019

Luciana Abreu
Luciana Abreu
Informação geral
Nome completo Luciana Abreu Sodré Costa Real
Nascimento 25 de maio de 1985 (38 anos)
Local de nascimento Porto, Distrito do Porto
Portugal Portugal
Nacionalidade portuguesa
Ocupação(ões) Atriz, cantora, apresentadora

Luciana Abreu Sodré Costa Real[1] (Massarelos, Porto, 25 de Maio de 1985) é uma cantora, atriz, apresentadora e dobradora portuguesa.

Luciana participou, em 1999, com apenas 15 anos, no programa da SIC Cantigas da Rua, do qual se sagrou vencedora. Regressou às luzes da ribalta em 2004, no programa Ídolos. No ano seguinte, representou Portugal no Festival Eurovisão da Canção 2005. Mais tarde, alcançou um novo patamar de fama ao interpretar a protagonista da versão portuguesa de Floribella, na SIC, que obteve um grande êxito. Fez a dobragem de Selénia em Artur e os Minimeus. Em participou na terceira edição de Dança Comigo, concurso RTP, que venceu. Em 2008 presentou o espaço infanto-juvenil O Programa da Lucy nas manhãs de fim de semana da SIC. Mais tarde interpretou a personagem Carla na novela Perfeito Coração, da SIC, e participou no programa de humor Último a Sair, da RTP. Em 2012 sagrou-se vencedora da segunda série de A Tua Cara Não Me É Estranha, da TVI.[2]

Interpretou a personagem Rita Rollo na novela da Louco Amor, da TVI. De regresso à SIC, fez parte do elenco fixo do programa Vale Tudo em 2013 e depois interpretou a personagem Fatinha em Sol de Inverno, cujo tema musical do genérico foi também interpretado por Luciana. Em 2014 e 2015, apresentou juntamente com João Baião e Andreia Rodrigues o programa Grande Tarde, talk-show vespertino da SIC. No mesmo programa, entrava em segmentos humorísticos, onde interpretava a personagem Fatinha. Em 2015, interpretou a personagem Sandra Moita na novela Coração D'Ouro e em 2017 fez de Filipa Nogueira na novela Espelho d'Água.

Biografia

A estreia de Luciana foi em 1999 no programa da SIC Cantigas de Rua que venceu com as interpretações do tema Lusitana Paixão de Dulce Pontes, na cidade do Porto e do tema Papel Principal de Adelaide Ferreira, na final em Guimarães.

Em 2002, integrou o elenco da peça O Casamento de Seiva Trupe. No ano seguinte desempenhou o papel da protagonista Beatriz no musical Cabaret Carioca, de Carlos Leça, um bailarino da Broadway, inspirado em músicas de Chico Buarque.

Em 2005 participou no programa Ídolos, no qual ficou conhecida como Borboleta, saindo na quinta gala. Nesse concurso interpretou diversos temas como Fallin (Alicia Keys), Povo que Lavas no Rio (Amália Rodrigues - Pedro Homem de Mello, Joaquim Campos), Run to You (Whitney Houston), I Will Survive (Gloria Gaynor) e Sympathy for the Devil (The Rolling Stones).

Ainda em 2005 viria a representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção, em Kiev, com a canção Amar, em conjunto com Rui Drummond no duo 2B. A canção era da autoria de Ernesto Leite, Zé da Ponte e Alexandre Honrado.

Em 2006 é convidada para protagonizar a novela da SIC, Floribella. Da novela foram lançados três CDs, em que a maioria das músicas são cantadas por Luciana. Este CD foi considerado o maior sucesso do ano. O segundo álbum, alusivo a músicas de Natal e intitulado O Melhor Natal, foi dupla platina (43.887 exemplares vendidos) e o terceiro e último CD da novela também ultrapassou também a dupla platina. Foram ainda comercializados 2 DVDs de karaoke e um vídeo-jogo da Floribella.

Ainda à volta da novela foi desenvolvido um musical, RI-FIXE - O Musical Floribella e que também lançou um DVD, além dos diversos Showtógrafos - um conceito criado pela SIC que aliava um concerto a uma sessão de autógrafos.

Ainda em 2006, Luciana foi convidada para ser a Rainha da Parada das Comemorações do Dia de Portugal, na Comunidade portuguesa em Newark, Nova Jersey. No final de 2006 deu voz a Selénia, em Artur e os Minimeus.

Participou na Gala da Disney de Natal, da SIC, onde interpretou Longe do Mundo, originalmente cantada por Sara Tavares, canção do filme O Corcunda de Notre Dame.

Foi nomeada para duas das categorias dos Globos de Ouro, que aconteceu no mês de Abril, vencendo uma delas e levando para casa o seu primeiro Globo. Ainda em 2007 foi rainha do Carnaval em Sines e Estarreja.

No mês de Maio, Luciana foi ainda convidada para discursar na Assembleia da República, numa tertúlia relacionada com a prevenção de maus-tratos infantis.

Ainda em 2007 participou na 3ª edição do programa Dança Comigo, da RTP, do qual saiu vencedora. Foi convidada a participar no especial de Natal do mesmo programa, no final desse ano.

Em Fevereiro de 2008 Luciana foi capa da revista masculina FHM que bateu os recordes de vendas desse tipo de publicações. Teve ainda participação na série Protagonistas, do Biography Channel, onde é contada a sua biografia.

Luciana foi também cara da Missão Sorriso, visitando muitas instituições e unidades hospitalares do país. Participou ainda noutros projectos, nomeadamente de apoio à nossa selecção nacional, como por exemplo A mais bela bandeira do Mundo, Está na SIC o Mundial e Cordão Humano.

Luciana participou do projecto da SIC Esperança para o Dia Mundial da Criança. Assim, no dia 1 de Junho, apresentou O Melhor do Mundo. Gravou ainda para este mesmo projecto um single, considerado o hino da causa,[carece de fontes?] juntamente com Marco Medeiros, Paulo Gonzo, Catarina Pereira, Filipa Azevedo, Anjos, Tim, João Pedro Pais, entre outros.

Deslocou-se à cidade de Luanda, em Angola, ainda no decorrer do mês de Junho para mais dois espectáculos. Teve também participação especial no 1º programa de comédia VIP Manicure, protagonizado por Ana Bola e Maria Rueff, da SIC.

Lucy, era o nome do programa que marcava o regresso de Luciana Abreu aos ecrãs da SIC e onde lançou também um CD intitulado Lucy.

Em 2009 participou no Festival RTP da Canção com o tema Juntos Vamos Conseguir (Yes, We Can), mas não conquistou a vitória. Foi ainda convidada a fazer parceria na interpretação de uma música com os Irmãos Verdade, para a Fundação da Criança. Fez parte também do projecto, e single, coordenado pela repórter Alexandra Borges, Filhos do Coração.

Já em 2010 participou como actriz em Perfeito Coração, novela da SIC na qual interpretou a personagem Carla Cunha.

Em 2011 participou também no programa de humor Último a Sair, da RTP, onde fez parte do elenco de um "Reality Show", no qual interpretava uma das personagens que acabou por ser finalista, juntamente com Bruno Nogueira e Roberto Leal.

No início de 2012 foi convidada especial do concurso A Tua Cara Não Me É Estranha, da TVI, onde interpretou Beyoncé com o tema Listen. Depois foi convidada para a segunda série desse mesmo programa. Sagrou-se a vencedora da noite na primeira gala com a imitação de Céline Dion com o tema It's All Coming Back To Me Now. Na segunda gala interpretou Dulce Pontes, com o fado de Amália Rodrigues, Lágrima, acabando também por conquistar o primeiro lugar da noite, embora sem a votação do júri..[3] Nessa mesma noite conseguiu ser a primeira portuguesa a chegar aos Trending Tópics do Twitter.[4] Na sétima gala foi também a vencedora da noite, ao interpretar Jennifer Hudson com o tema One Night Only. Na grande final, Luciana acaba por se sagrar a vencedora do programa A Tua Cara Não Me É Estranha, ao interpretar If I Were a Boy de Beyoncé. Regressa ao concurso A Tua Cara Não Me É Estranha numa nova edição com duetos. Luciana Abreu participa com o seu par Ricardo Soler que venceram as duas primeiras galas e ficam em 2º lugar na final.

Interpretou a personagem Rita Rollo na novela da TVI, Louco Amor.

De regresso à SIC, fez parte do elenco fixo do programa Vale Tudo, apresentado por João Manzarra e, interpretou a personagem Fatinha em Sol de Inverno, cujo genérico é também cantado por Luciana, com o tema "Sol de Inverno", original de Simone de Oliveira.

Em 2014, recebeu o troféu de melhor humorista, na Gala TV7 Dias. Também neste ano tornou-se a primeira portuguesa a cantar o hino dos EUA, numa festa para a comunidade portuguesa residente na Califórnia.[5]

No ano de 2017 entroi como capitã numa das equipas no programa Agarra a Música, da SIC. Lançou os singles "Dói Demais ,"Tu & Eu ,"Eu Não" "Fica Também" e "El Camarón". Adicionalmente, foi rainha no desfile de Carnaval de Figueiró dos Vinhos.

Em janeiro de 2019, lançou "Suda Suda", um single em espanhol em que colabora com a cantora brasileira Gretchen.[6]

Vida pessoal

Luciana Abreu é filha de Luís Carlos Sodré Costa Real e de Ludovina Maria Abreu Leite Sarmento (Porto, Massarelos, 11 de Novembro de 1962), e tem duas irmãs: Liliana Abreu Sodré Costa Real (1982) e Ana Luísa a mais nova (1991).

Em 2016 o pai Luís Costa Real processou a filha e vários meios de comunicação social por difamação[7][8], exigindo uma indemnização de 40 mil euros solidária com outros réus, depois de Lucy ter dado o seu testemunho sobre violência doméstica na Assembleia da República. O tribunal não lhe deu razão e a atriz saiu absolvida em maio de 2018.[9]

Também em 2016 revelou que não vê o pai há 20 anos e que Luís Carlos Sodré Costa Real nunca a tentou reencontrar.[10] O pai de Luciana afirmou em dezembro de 2016 que foi mal recebido e agredido por profissionais da SIC, quando tentou visitar a filha por duas vezes, mas está disposto a um reencontro.[11]

No dia 13 de janeiro de 2011 (13 anos) deu à luz sua primeira filha, Lyonce Viiktórya, fruto do seu relacionamento com o jogador de futebol Yannick Djaló, com quem casou a 13 de Maio de 2010. O casal anunciou, mais tarde que esperava a sua segunda filha em conjunto, Lyannii Viiktórya, nascida a 20 de março de 2012 (12 anos). Em Junho de 2012 o casal separou-se, segundo confirmação de ambos, mas alguns meses depois o casal reatou até que se divorciou no último dia de 2013 (31 de dezembro).[12][13][14]

Em novembro de 2016, Luciana Abreu convidou a mãe e a irmã, Ana Luísa, a deixar a sua casa, por motivos de desentendimento, declarando que sempre foram as suas más influências, e não o seu pai conforme foi enganada durante anos, explicando que perdeu a confiança na mãe. Luciana paga à sua mãe, uma renda de um apartamento, uma mensalidade e um automóvel.

A 4 de setembro de 2017 anunciou que estava grávida de gémeos. Em 21 de outubro de 2017, casou-se com Daniel Souza, guia turístico, na Igreja de Santo António, no Estoril.[15]

Em 23 de dezembro de 2017 (6 anos) nasceram prematuras as suas filhas gémeas, Amoor Viktória e Valentine Viktória, fruto do casamento com Daniel Souza.[16]

No final de 2018 separou-se de Daniel Souza e em março de 2019 anunciou o divórcio[17]. Luciana apresentou queixa, acusando Daniel Souza de violência doméstica[18].


Televisão

Ficção nacional

Ano Título Personagem Emissora
2006-2008 Floribella Ana Flor Valente Rebelo de Andrade (Protagonista) SIC
2009-2010 Perfeito Coração Carla Cunha (Elenco Principal)
2012-2013 Louco Amor Rita Rollo (Elenco Adicional) TVI
2013-2014 Sol de Inverno Fátima Cardoso (Elenco Secundário) SIC
2015-2016 Coração d'Ouro Sandra Moita (Elenco Recorrente)
Alisa - A Heroína do Futuro Angelina( Elenco Fixo) RTP, Canal Biggs
2017-2018 Espelho d'Água Filipa Nogueira (Antagonista) SIC
2019-2020 Terra Brava Cristina «Tina» Macedo (Elenco Principal)

Programas

Ano Título Emissora
1999 Big Show SIC SIC
1999 Cantigas da Rua (Talent Show) SIC
2004 Ídolos (Talent Show) SIC
2005 Festival Eurovisão da Canção RTP1
2007 Dança Comigo (Talent Show) RTP1
2008 Protagonistas (Biográfico) Biography Channel
2008 Lucy (Apresentadora) SIC
2008 O Melhor do Mundo (Apresentadora) SIC
2011 Último a Sair (Comédia) RTP1
2012 A Tua Cara Não Me É Estranha (Talent Show) TVI
2013-2014 Vale Tudo (Talent/Comedy Show) SIC
2014-2015 Grande Tarde (Talk Show) SIC
2015 Baía das Estrelas SIC
2017 Agarra a Música (Talent/Comedy Show) SIC

Teatro

Ano Título Personagem Notas
2002 O Casamento ----------------- Peça de Teatro
2003 Cabaret Carioca Beatriz Musical
2006 RI-FIXE - O Musical Floribella Flor Musical
2007 Missão Sorriso Ela mesma Musical
2012-2013 Aladino - O Musical no Gelo Jasmine Musical

Cinema

Ano Título Personagem
2017 Malapata Ana

Dobragens

Ano Título Personagem Notas
2006 Artur e os Minimeus Selénia Voz original de Madonna
2016 Norm - O Herói do Ártico Vera Birightly Voz original de Heather Graham
2016 Ratchet & Clank Cora Veralux Voz original de Bella Thorne
2017 My Little Pony: The Movie - A Magia dos Póneis Tempestade Voz original de Emily Blunt

Discografia

Capa do álbum Informações sobre o álbum
Floribella
  • Data de lançamento: 12 de Junho de 2006
  • Melhor Posição: 1º (Portugal),
  • Certificação portuguesa: 12x Platina (240.000 unidades)
  • Singles: Floribella, Quando eu te vejo, Pobres dos Ricos
Floribella: O Melhor Natal
  • Data de lançamento: 27 de Novembro de 2006
  • Melhor Posição: 1º (Portugal),
  • Certificação portuguesa: 3x Platina (60.000 unidades)
  • Singles: Chegou o Natal, No Meu Mundo, Assim Será (versão Natal)
Floribella II
  • Data de lançamento: 31 de Maio de 2007
  • Melhor Posição: 1º (Portugal)
  • Certificação: 7x Platina (140.000 unidades)
  • Singles: Corações ao Vento, Ding Dong, Desde que te vi
O Melhor Do Mundo
  • Data de lançamento: 1 de Junho de 2008
  • Melhor Posição: 1º (Portugal)
  • Certeficação: 2x Platina(40.000 unidades)
  • Singles: O Sol Tem Luz Que Chegue Para Todos
  • Cantores: Luciana Abreu, Marco Medeiros, Catarina Pereira, Filipa Azevedo, Anjos…
Lucy
  • Data de lançamento: 2 de Outubro de 2008
  • Melhor Posição: 1º (Portugal)
  • Certificação: 6x Platina(120.000 unidades)
  • Singles: Lucy, Jamais, Em Frente ao Espelho

Referências

  1. «Luciana Abreu Sodré Costa Real gestor de LVAM, UNIPESSOAL, LDA». Einforma Portugal. Consultado em 21 de Abril de 2015 
  2. «Luciana Abreu apresenta Lyannii Viiktória». Diário de Notícias (Portugal). Consultado em 30 de abril de 2012 
  3. «Luciana Abreu vence segunda gala de "A Tua Cara Não Me é Estranha" (veja aqui as imitações da próxima semana)». Propagandista Social. Consultado em 15 de abril de 2012 
  4. «Luciana Abreu em destaque no Twitter mundial». Propagandista Social. Consultado em 13 de abril de 2012 
  5. «Lucy é a "primeira portuguesa a cantar o hino dos EUA"». Diário de Notícias. 9 de agosto de 2014. Consultado em 11 de agosto de 2014 
  6. «GRETCHEN GRAVA FEAT COM ESTRELA PORTUGUESA LUCIANA ABREU». QUEM. 20 de fevereiro de 2019. Consultado em 24 de janeiro de 2019 
  7. «RÉUS». Luciana Abreu pai Luís Sodré. Consultado em https://www.youtube.com/watch?v=qEtDAscgd58&list=PLKGbqunwzL51SKdNbRas2LGkrLeHRZFeV&index=3&t=0s  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  8. Luciana Abreu Pai Luís Sodré (19 de março de 2017), Réus do processo de difamação de Luciana Abreu, consultado em 16 de abril de 2019 
  9. «Luciana faz relato assustador do inferno vivido em casa». https://www.youtube.com/watch?v=qEtDAscgd58&list=PLKGbqunwzL51SKdNbRas2LGkrLeHRZFeV&index=2. Luciana Abreu pai Luís Sodré  Parâmetro desconhecido |Réus do processo de difamação de Luciana Abreu= ignorado (ajuda)
  10. «Luciana Abreu: "Não acredito no amor para sempre"» 
  11. «Pai ataca Luciana: "nunca me procurou"» 
  12. «Yannick Djaló confirma separação de Luciana Abreu». Revista Lux. 13 de junho de 2012. Consultado em 13 de junho de 2012 
  13. «Luciana quebra o silêncio». Revista Lux. 15 de junho de 2012. Consultado em 15 de junho de 2012 
  14. «Luciana Abreu e Yannick Djaló estão divorciados» 
  15. «Luciana Abreu e Daniel Souza casam-se no Estoril» 
  16. «Filhas de Luciana Abreu já nasceram» 
  17. «Luciana Abreu anuncia divórcio» 
  18. «Luciana Abreu faz queixa do marido» 

Ligações externas

  • Citação vazia (ajuda)