Conselho das Índias: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Etiquetas: Editor Visual Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel
Eu alterei a letra maiúscula inicial da palavra rei
Linha 1: Linha 1:
O '''Conselho das Índias''' foi o órgão mais importante da administração colonial espanhola (para a [[América]] e para as [[Filipinas]]), já que assessorava o Rei na função executiva, legislativa e judiciária. Não tinha uma sede física fixa, mas se trata de um lugar a outro com o Rei e sua corte. Este conselho atuou com o monarca; em algumas matérias excepcionalíssimas atuou só.<ref name="Conselho das Índias">Fernando Cervantes, "Council of the Indies" in ''Encyclopedia of Mexico'', vol. 1, p. 36163. Chicago: Fitzroy Dearborn 1997.</ref><ref>[https://books.google.com/books?id=Qyjla7Hut0IC&pg=PA102 El Consejo Real de Castilla y la Ley]</ref>
O '''Conselho das Índias''' foi o órgão mais importante da administração colonial espanhola (para a [[América]] e para as [[Filipinas]]), já que assessorava o rei na função executiva, legislativa e judiciária. Não tinha uma sede física fixa, mas se trata de um lugar a outro com o Rei e sua corte. Este conselho atuou com o monarca; em algumas matérias excepcionalíssimas atuou só.<ref name="Conselho das Índias">Fernando Cervantes, "Council of the Indies" in ''Encyclopedia of Mexico'', vol. 1, p. 36163. Chicago: Fitzroy Dearborn 1997.</ref><ref>[https://books.google.com/books?id=Qyjla7Hut0IC&pg=PA102 El Consejo Real de Castilla y la Ley]</ref>


==História==
==História==

Revisão das 17h20min de 6 de novembro de 2019

O Conselho das Índias foi o órgão mais importante da administração colonial espanhola (para a América e para as Filipinas), já que assessorava o rei na função executiva, legislativa e judiciária. Não tinha uma sede física fixa, mas se trata de um lugar a outro com o Rei e sua corte. Este conselho atuou com o monarca; em algumas matérias excepcionalíssimas atuou só.[1][2]

História

Pensa-se que começou a funcionar ao redor de 1524. Como instituição se formou pouco a pouco, e já os Reis Católicos designaram a Juan Rodríguez de Fonseca para estudar os problemas da colonização das Indias com Cristóvão Colombo. Ao morrer Fernando II de Aragão assume a coroa de Castela, na qualidade de regente, o Cardeal Cisneros, que não tinha boas relações com Rodríguez de Fonseca, de forma que o separa de suas funções e lhe encarrega a dois membros do conselho de Castela: Luis de Zapata e Lorenzo Galindes de Carvajal, para que formem um pequeno conselho, que se passou a chamar "Junta das Índias". Em 1516, quando Carlos I de Espanha assume as possessões na América, continua existindo esta junta e já em 1524 passa a chamar-se definitivamente Conselho das Índias. Seu primeiro presidente foi o frei García de Loayza, que se tornaria depois o arcebispo de Sevilha...

As reformas napoleônicas de 1814, com a criação dos ministros de despacho, retiram as atribuições administrativas e legais do Conselho, ficando, até sua abolição definitiva em 1834, como um organismo consultor.

Funções

  • O Governo Temporal: toda a administração governamental compete ao Conselho das Índias:
    • Planejamento e proposta ao rei das políticas relativas ao Novo Mundo (povoamento, relação com os aborígines, comércio, etc.).
    • Organização administrativas das Índias, seja com a criação de novos vice-reinos, novas governações, e assim por diante, bem como a manutenção de sua autonomia em respeito à metrópole.
    • Proposta ao rei dos cargos de grandes autoridades americanas (vice-reis, governadores, ouvidores, etc.).
    • Tutela do bom funcionamento das autoridades, ditando medidas de probidade administrativa e nomeando um Juiz de Residência, para que realize o respectivo juízo de residência.
    • Revisão cotidiana da correspondência que vem da América e dos demais domínios, assim como autorização da exportação ou importação de livros para o novo continente.
    • Desde 1614, autorização da aplicação da legislação castelhana nas Índias.
    • Elaboração nas normas que seriam vigentes nas Índias, ditadas pelo rei, como Reais Cédulas ou Reais Provisões (similares às Reais Cédulas porém mais solenes).
  • No Governo Espiritual: preocupação com as matérias de ordem espiritual, analisando os direitos outorgados pela Santa Sé, como por exemplo:
    • Exercício do direito de apresentação.
    • Divisão dos bispados.
    • Revisão das bulas papais, assim como do Exequatur ou Passe Régio, sem o qual não se cumpriam as bulas.
    • Examinação das disposições da Igreja na América e dos sínodos; estes não são realizados sem a aprovação do Conselho das Índias.
  • Durante a Guerra:
    • Reunião com o Conselho de Guerra na Junta de Guerra das Índias (1600), elaborando as estratégias militares. Em fins do século XVI e início do século XVII foram integrados a esta junta os "ministros de capa e espada" (conselheiros militares).
  • Nas Finanças:
    • Examinação das contas dos oficiais reais.
  • Na Justiça:

Referências

  1. Fernando Cervantes, "Council of the Indies" in Encyclopedia of Mexico, vol. 1, p. 36163. Chicago: Fitzroy Dearborn 1997.
  2. El Consejo Real de Castilla y la Ley