Recurso não renovável: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
bot: revertidas edições de 177.54.123.247 ( modificação suspeita : -13), para a edição 56751631 de Creditor Editor
m Protegeu "Recurso não renovável": Vandalismo excessivo (progressivo) ([Editar=Permitir apenas utilizadores autoconfirmados] (expira a 01h15min de 18 de fevereiro de 2020 (UTC)) [Mover=Permitir apenas utilizadores autoconfirmados] (expira a 01h15min de 18 de fevereiro de 2020 (UTC)))
(Sem diferenças)

Revisão das 01h15min de 18 de novembro de 2019

Um recurso não renovável é um recurso natural que não pode ser regenerado ou reutilizado a uma escala que possa sustentar a sua taxa de consumo.

Esses recursos existem muitas vezes em quantidades fixas, ou são consumidos mais rapidamente do que a natureza pode produzi-los. Os combustíveis fósseis como o petróleo são exemplos de recursos não renováveis, enquanto que recursos como madeira (quando colhida de forma sustentável) ou metais (que podem ser reciclados) são considerados recursos renováveis. No entanto, estas definições não levam em consideração o aumento do consumo: para que a madeira seja um recurso renovável, é necessário aumentar a sua produção de acordo com as necessidades da sociedade; por outro lado, os metais existentes na crosta terrestre são finitos e a sua reciclagem pode diminuir as consequências do aumento normal do consumo apenas em parte.[1]

  • Petróleo: O petróleo é originado de restos fossilizados de plantas e animais que viveram há centenas de milhões de anos atrás. Uma vez que as fontes de petróleo se esgotam, elas não podem ser substituídas. É usado para criar gasolina, diesel e combustível de aviação. É também utilizado na fabricação de materiais plásticos e produtos químicos industriais.
  • Carvão: O carvão é o recurso não renovável mais abundante do mundo e é usado para criar mais da metade da eletricidade usada nos Estados Unidos. A extração de carvão das minas cria inúmeros problemas para os seres humanos e o meio ambiente. As minas são perigosas para os mineiros, pois os túneis podem desmoronar e o gás acumulado pode explodir. Eles também criam subsidência, o que significa que o nível do solo diminui quando o carvão é removido. Além disso, a combustão do carvão contribui para a poluição do ar, mudanças climáticas globais, entre outros problemas ambientais.
  • Gás Natural: O gás natural é o resultado da decomposição de plantas e animais que ficaram presos debaixo de rochas há milhões de anos atrás. Embora o gás natural seja considerado um combustível fóssil relativamente “limpo”, os impactos ambientais de extraí-lo prejudica o habitat dos animais selvagens e as águas subterrâneas.
  • Energia Nuclear: Embora a energia nuclear seja muitas vezes apontada como uma alternativa viável ao carvão e ao petróleo, não é uma fonte de energia renovável. A energia nuclear requer urânio, um elemento metálico radioativo que deve ser extraído da terra e não é rapidamente reposto. Ela não gera poluição do ar, no entanto, produz resíduos radioativos que devem ser eliminados e que pode causar problemas para os seres humanos e ecossistemas.

Ver também

Referências

  1. America's Climate Choices: Panel on Advancing the Science of Climate Change; National Research Council (2010). Advancing the Science of Climate Change. Washington, D.C.: The National Academies Press. ISBN 0-309-14588-0 
Ícone de esboço Este artigo sobre ambiente é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.