Henriqueta de França: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m
Linha 14: Linha 14:
| local da morte = Palácio de Versalhes, Versalhes, França
| local da morte = Palácio de Versalhes, Versalhes, França
| data de enterro =
| data de enterro =
| local de enterro = [[Basílica de Saint-Denis]], [[Saint-Denis (Seine-Saint-Denis)|Seine-Saint-Denis]], [[França]]
| local de enterro = [[Basílica de Saint-Denis]],<br/>[[Saint-Denis (Seine-Saint-Denis)|Seine-Saint-Denis]], [[França]]
| assinatura = Henriette Anne de France signature, 1749.jpg
| assinatura = Henriette Anne de France signature, 1749.jpg
| religião = [[Igreja Católica|Catolicismo]]
| religião = [[Igreja Católica|Catolicismo]]

Revisão das 01h59min de 4 de dezembro de 2019

Henriqueta
Princesa de França
Henriqueta de França
Retrato póstumo por Jean-Marc Nattier, 1754
Nascimento 14 de agosto de 1727
  Palácio de Versalhes, Versalhes, França
Morte 10 de fevereiro de 1752 (24 anos)
  Palácio de Versalhes, Versalhes, França
Sepultado em Basílica de Saint-Denis,
Seine-Saint-Denis, França
Nome completo  
Henriqueta Ana[nota 1]
Casa Bourbon
Pai Luís XV de França
Mãe Maria Leszczyńska
Religião Catolicismo
Assinatura Assinatura de Henriqueta

Henriqueta Ana de França[1][2] (Henriette Anne; 14 de agosto de 172710 de fevereiro de 1752), por vezes chamada como Ana Henriqueta (Anne-Henriette), foi uma princesa francesa[nota 2] e irmã gêmea de Luísa Isabel de França. Era a segunda filha do rei Luís XV de França e da rainha Maria Leszczyńska.

Biografia

Início de vida

Henriqueta como Flora, por Jean-Marc Nattier, 1742

Henriqueta e sua irmã gêmea Isabel nasceram no Palácio de Versalhes em 14 de agosto de 1727. Era a mais nova das gêmeas e foi conhecida na corte como "Madame Séconde". Como a filha do rei, era uma fille de France (Filha da França). Mais tarde foi conhecida também como Madame Henriqueta. Enquanto o nascimento das gêmeas foi mal recebido na corte francesa, uma vez porque a Lei sálica as desqualificava como herdeiras do trono, seu pai, o rei ficou encantado e exclamou com alegria: "Foi-me dito impotente e eu fiz golpe duplo". Henriqueta recebeu seu nome em homenagem de sua bisavó paterna, a duquesa de Orleães. O Primeiro-ministro Luís Henrique, Duque de Bourbon e a Mademoiselle de Charolais, Luísa Ana de Bourbon foram seus padrinhos.

Os filhos mais velhos de Luís XV, as gêmeas Isabel e Henriqueta, as princesas Maria Luísa e Adelaide e seu irmão, Luís, o Delfim, foram criados em Versalhes sob a supervisão da duquesa de Tallard, enquanto suas irmãs mais novas, Vitória, Sofia, Teresa e Luísa, foram enviados para serem criados na Abadia de Fontevraud em junho de 1738.

Em 1739, seu irmã gêmea Isabel casou-se com o infante Filipe, terceiro filho do rei Filipe V de Espanha. O noivado foi mal recebido na corte francesa, uma vez que Filipe era apenas o terceiro na linha de sucessão, sendo reduzida a possibilidade de alguma vez vir a ocupar o trono espanhol. O adeus de Isabel à família foi copioso, tendo-se despedido de Henriqueta com as seguintes palavras: "É para sempre, meu Deus, é para sempre!" (C’est pour toujours, mon Dieu, c’est pour toujours!).

Vida adulta

Henriqueta como uma virgem vestal, por Jean-Marc Nattier, c. 1749

Após a partida de Isabel, os olhos da corte focalizaram-se na mais reservada das gêmeas. Henriqueta caiu no amor com seu primo, Luís Filipe, Duque d'Orleães, e os dois desejaram casar-se, entretanto, seu pai foi ultrajado pela ideia de uma união entre uma Fille de France e um príncipe menor de Bourbon com nenhuma esperança de herdar um trono. Eles foram separados e como todas as suas irmãs mais novas Henriqueta permaneceria solteira até morrer. Crescendo no Palácio de Versalhes, Henriqueta estava em constante contato com as amantes do seu pai, a mais famosa era Madame de Pompadour. As crianças do rei odiavam Pompadour, porque ela fez com que seu pai negligenciasse sua mãe, a rainha. Quando Isabel retornou de Parma por um ano de visita, ela e Madame de Pompadour ficaram amigas próximas. Isto conduziu a um estranhamento provisório entre as irmãs.

Como seus irmãos e irmãs Madame Henriqueta recebeu uma formação completa em música. Jean-Marc Nattier retratou-a Madame Henriqueta tocando viola de gamba, instrumento que seu tutor de música Jean-Baptiste Forquerays a ensinou a tocar.

Morte

Em fevereiro de 1752, Henriqueta sentiu-se um tanto mal e cansada, mas quando o rei pediu-lhe para acompanhá-lo em um passeio de trenó, ela não deu sinais de desconforto e aceitou o convite. Ela ficou gravemente afetada pelo clima frio e morreu após três dias de varíola aos vinte e quatro anos. Luís XV reagiu de forma "violenta" a sua morte.

Para melhorar o luto público, seus restos foram colocados nas Tuileries em vez de Versalhes antes do funeral, e Henriqueta foi vestida com um de seus melhores vestidos. No entanto, a recepção pública do funeral desagradou o rei, pois o público "bebeu, riu e se divertiu", o que foi tomado como sinal da diminuição da reputação da monarquia. Na época, o público interpretou a morte de Henriqueta como um um castigo divino como um sinal de desaprovação divina do estilo de vida do rei adúltero.

Seu coração foi enterrado na Abadia de Val-de-Grace, enquanto seus restos foram enterrados na Basílica de Saint-Denis, juntamente com sua irmã Isabel. Seu túmulo, como outros túmulos reais em Saint-Denis, foi profanado durante a Revolução Francesa.

Galeria

Ancestrais

Notas

  1. Por vezes referida como Ana Henriqueta
  2. As filhas dos reis franceses ostentavam o título de Fille de France (Filha de França).

Referências

  1. Achaintre, Nicolas Louis, Histoire généalogique et chronologique de la maison royale de Bourbon, Vol. 2, (Publisher Mansut Fils, 4 Rue de l'École de Médecine, Paris, 1825), 154.
  2. Antoine, Michel, Louis XV, Fayard, Paris, 1989, p. 467, ISBN 2-213-02277-1
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Henriqueta de França