Palo: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Santana-freitas (discussão | contribs)
m +cat
m recaat
Linha 1: Linha 1:
'''Palo''' é o nome que se dá a cada sub-estilo do [[Flamenco]]. Dependendo das características mais destacadas de suas canções, estas podem classificar-se segundo os palos, de forma que canções em um mesmo palo apresentam características semelhantes. Dentre os principais palos flamencos destacam-se a [[Bulería]], a [[Alegría]], a [[Rumba]], a [[Soleá]], o [[Tango]] e a [[Sevillana]]. Vale notar que existem vários outros palos além destes, como [[Canastera]], [[Seguiriya]], [[Alboreá]], [[Petenera]], etc. Cada palo contém algumas características marcantes que podem identificá-los. Há contudo canções que apresentam uma certa mistura dessas características, sendo difíceis de se classificar. Alguns palos são bastante interessantes, como a [[Bulería]], que explora mais a sensação de misterioso da escala flamenca. Já a [[Petenera]], apesar de ser um palo bem raro de ser encontrado, possui toda uma lenda por trás, segundo à qual o compositor que compusesse uma [[Petenera]] seria vítima de tal azar que seus dias estariam contados. Sendo assim, geralmente é escrita quando o autor está bastante deprimido, com letras associadas à morte (já que o autor "está ciente" de que vai morrer). Relembrando que é apenas superstição, o que enriquece ainda mais o estilo tendo uma história por detrás.
'''Palo''' é o nome que se dá a cada sub-estilo do [[Flamenco]]. Dependendo das características mais destacadas de suas canções, estas podem classificar-se segundo os palos, de forma que canções em um mesmo palo apresentam características semelhantes. Dentre os principais palos flamencos destacam-se a [[Bulería]], a [[Alegría]], a [[Rumba]], a [[Soleá]], o [[Tango]] e a [[Sevillana]]. Vale notar que existem vários outros palos além destes, como [[Canastera]], [[Seguiriya]], [[Alboreá]], [[Petenera]], etc. Cada palo contém algumas características marcantes que podem identificá-los. Há contudo canções que apresentam uma certa mistura dessas características, sendo difíceis de se classificar.


Alguns palos são bastante interessantes, como a [[Bulería]], que explora mais a sensação de misterioso da escala flamenca. Já a [[Petenera]], apesar de ser um palo bem raro de ser encontrado, possui toda uma lenda por trás, segundo à qual o [[compositor]] que compusesse uma [[Petenera]] seria vítima de tal azar que seus dias estariam contados. Sendo assim, geralmente é escrita quando o autor está bastante deprimido, com letras associadas à morte (já que o autor "está ciente" de que vai morrer). Relembrando que é apenas superstição, o que enriquece ainda mais o estilo tendo uma história por detrás.
[[Categoria:Estilos musicais]]

[[Categoria:Flamenco]]

Revisão das 12h01min de 25 de junho de 2005

Palo é o nome que se dá a cada sub-estilo do Flamenco. Dependendo das características mais destacadas de suas canções, estas podem classificar-se segundo os palos, de forma que canções em um mesmo palo apresentam características semelhantes. Dentre os principais palos flamencos destacam-se a Bulería, a Alegría, a Rumba, a Soleá, o Tango e a Sevillana. Vale notar que existem vários outros palos além destes, como Canastera, Seguiriya, Alboreá, Petenera, etc. Cada palo contém algumas características marcantes que podem identificá-los. Há contudo canções que apresentam uma certa mistura dessas características, sendo difíceis de se classificar.

Alguns palos são bastante interessantes, como a Bulería, que explora mais a sensação de misterioso da escala flamenca. Já a Petenera, apesar de ser um palo bem raro de ser encontrado, possui toda uma lenda por trás, segundo à qual o compositor que compusesse uma Petenera seria vítima de tal azar que seus dias estariam contados. Sendo assim, geralmente é escrita quando o autor está bastante deprimido, com letras associadas à morte (já que o autor "está ciente" de que vai morrer). Relembrando que é apenas superstição, o que enriquece ainda mais o estilo tendo uma história por detrás.