Tela: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Foram revertidas as edições de 168.181.144.145 para a última revisão de Gpousao, de 00h38min de 17 de novembro de 2019 (UTC)
Etiqueta: Reversão
Linha 6: Linha 6:
== Tela/Ecrã de projeção ==
== Tela/Ecrã de projeção ==
<br />[[Ficheiro:AWIPS-3-head-workstation.jpg|thumb|350px|direita|Telas de monitor]]
<br />[[Ficheiro:AWIPS-3-head-workstation.jpg|thumb|350px|direita|Telas de monitor]]
As telas (ou ecrãs) fazem parte de várias tecnologias de uso da imagem (sobretudo em movimento), principalmente as telas de projeção [[Cinema|cinematográfica]] e as telas de [[Televisor|televisão]]. Até recentemente, a maior parte das telas dos aparelhos [[televisor]]es era abaulada ou curva, mas estas vêm sendo substituídas por telas planas que, supostamente, distorcem menos a imagem. A principal diferença entre a tela de uma sala de exibição de cinema e a de um televisor é que, enquanto a primeira é fosca (não tem luz própria) e recebe a luz do [[Projetor cinematográfico|projetor]], a segunda emite luz.
As telas (ou ecrãs) fazem parte de várias tecnologias de uso da imagem (sobretudo em movimento), principalmente as telas de projeção [[Cinema|cinematográfica]] e as telas de [[televisão]]. Até recentemente, a maior parte das telas dos aparelhos [[televisor]]es era abaulada ou curva, mas estas vêm sendo substituídas por telas planas que, supostamente, distorcem menos a imagem. A principal diferença entre a tela de uma sala de exibição de cinema e a de um televisor é que, enquanto a primeira é fosca (não tem luz própria) e recebe a luz do [[Projetor (cinema)|projetor]], a segunda emite luz.


== Tela/Ecrã de pintura ==
== Tela/Ecrã de pintura ==

Revisão das 14h23min de 24 de janeiro de 2020

 Nota: Para outros significados, veja Tela (desambiguação).

Uma tela é uma superfície esticada, feita com tecido ou vidro, utilizada para cobrir um vão ou projetar uma imagem sem impedir a passagem de luz.[1] O termo "tela", mesmo no sentido de "suporte de uma imagem", pode se referir a diferentes objetos.

Tela/Ecrã de projeção


Telas de monitor

As telas (ou ecrãs) fazem parte de várias tecnologias de uso da imagem (sobretudo em movimento), principalmente as telas de projeção cinematográfica e as telas de televisão. Até recentemente, a maior parte das telas dos aparelhos televisores era abaulada ou curva, mas estas vêm sendo substituídas por telas planas que, supostamente, distorcem menos a imagem. A principal diferença entre a tela de uma sala de exibição de cinema e a de um televisor é que, enquanto a primeira é fosca (não tem luz própria) e recebe a luz do projetor, a segunda emite luz.

Tela/Ecrã de pintura

Detalhe de tela feita de lona

Artistas geralmente usam pedaços pequenos (ou por vezes bem grandes) de tela (lona) como base para seus trabalhos de arte. Essa tela é esticada numa armação de madeira denominada "tensor" e é coberta com gesso, antes de ser usada (embora alguns artistas modernos, como o pintor Francis Bacon e Helen Frankenthaler pintem sobre a tela nua). As telas antigas eram feitas de linho, um tecido rijo, acastanhado, de considerável resistência. No início do século XX, o algodão começou a ser usado. O algodão, que estica mais e possui uma trama mecânica lisa, é menos preferido do que o linho por artistas profissionais. Todavia, a considerável diferença de preço incentiva muitos iniciantes, e mesmo artistas de nível médio, a escolher o algodão em vez do linho.

Podem-se comprar pequenas telas preparadas que são coladas a um fundo de papelão e revestidas já na fábrica. Todavia, essas telas só estão disponíveis em alguns tamanhos e não estão livres de acidez, de modo que sua vida útil é extremamente limitada. São geralmente utilizadas para esboços rápidos em estúdio. Telas pré-gessadas em tensores também estão disponíveis. Artistas profissionais geralmente preparam as suas telas da maneira tradicional.

Para remover os vincos do material, recomenda-se usar um ferro de passar morno (não quente) e umedecer a tela antes de realizar o procedimento.

Em serigrafia, uma tela de monofilamentos de poliester ou poliamida é utilizada para compor, em negativo, a imagem que receberá a pasta que será transposta para o tecido.

Preparação da tela

Uma das mais evidentes diferenças entre as técnicas atuais de pintura e aquelas dos mestres flamengos e holandeses refere-se à preparação da tela. As técnicas atuais tiram vantagem tanto da textura da tela quanto da própria pintura. Um artista principiante frequentemente descobre ser quase impossível aproximar-se do realismo da arte clássica, apesar de sua habilidade em aplicar a tinta. Na verdade, os mestres renascentistas empregavam medidas extremas para assegurar que nada do relevo da tela sobressaísse. Isto requeria um processo esmerado, de meses de duração, de cobrir a tela nua, geralmente com tinta branco de chumbo, polir a superfície e repetir o processo. O produto final tinha pouca semelhança com tecido, lembrando mais um acabamento brilhante de esmalte. Embora isto possa parecer drástico demais para um pintor contemporâneo, é crucial se o objetivo for a obtenção de um realismo fotográfico.

Com uma tela apropriadamente preparada, o pintor descobrirá que cada camada subsequente de cor desliza sobre a outra, quase como manteiga, e que com a apropriada consistência da aplicação (técnica do "gordo sobre magro"), uma pintura inteiramente desprovida de marcas de pinceladas pode ser rapidamente atingida.

Material

Telas de pintura

Em padronagem, é o ligamento mais simples e que demanda teares menos sofisticados. Possui avesso e direito idênticos, sendo que no reps e canele essa característica se perde; no caso dos panama, mantém-se.

Outros contextos

Em Decoração e Design de interiores, uma tela é utilizada principalmente em janelas para vedar o ambiente sem impedir a passagem de luz e ar, como no caso das telas contra mosquitos e outros insetos (em Portugal e Moçambique chamam-se redes mosquiteiras).

Em termos radiológicos, o ecrã tem como função intensificar e responder aos raios X em forma de luz. A imagem gerada no ecrã é relacionada às diferenças de densidades que compõe o corpo humano, onde as estruturas ósseas geram sombra, pois absorvem os feixes de raios-X, e os tecidos geram no ecrã, emissão de luz. O ecrã é fabricado com elementos químicos da família fosforosa, pois os raios X conseguem durante a interação com esses elementos químicos a fosforescência (emissão de luz). Dentro do chassi, há dois ecrãs, um chamado anterior e outro posterior. Aparentemente os dois parecem ser iguais, mas o posterior é mais grosso que o anterior. Esse sistema foi desenvolvido para sanar a perda da intensidade do feixe principal de raios-X, devido a atenuação decorrente da interação do feixe principal com a parte (paciente), o ecrã anterior e o filme.

O ecrã é muito sensível, por isso ao ecrã posterior (localizado na tampa do chassi) foi acoplado a uma fina chapa de chumbo, para que o chassi, com a tampa voltada para a ampola produtora de raios X não deturpe o filme antes ou depois de utilizado.

Ver também

Referências

  1. tela in Dicionário infopédia da Língua Portuguesa com Acordo Ortográfico [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-12-30 16:41:38]. Disponível na Internet: https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-
Ícone de esboço Este artigo sobre Tecnologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.