Teorema de Nielsen–Schreier: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m
m
Linha 25: Linha 25:
'''Teorema.''' (Schreier-Reidemeister)
'''Teorema.''' (Schreier-Reidemeister)


Seja <math>G</math> o grupo apresentado <math>\langle X\mid R\rangle</math>, isto é, <math>G=F(X)/\langle R\rangle^{F(X)}</math>, o subgrupo pelo qual estamos fatorando sendo o fecho normal do subgrupo gerado pelo conjunto <math>R\subset F(X)</math> de relatores. Seja <math>H</math> um subgrupo de <math>G</math> e seja <math>K</math> a pré-imagem de <math>H</math> em <math>F(X)</math>. Se <math>\theta:K\to F(W)</math> é um isomorfismo de <math>K</math> com o grupo livre sobre o conjunto <math>W</math> e se <math>T</math> é uma transversal ''qualquer'' de <math>W</math> em <math>F(X)</math>, então temos a apresentação <math>H\cong\langle W\mid S\rangle</math>, onde o conjunto <math>S</math> de relatores é <math>S=\big\{ (trt^{-1})^{\theta}\mid t\in T,r\in R\big\}</math>.
Seja <math>G</math> o grupo apresentado <math>\langle X\mid R\rangle</math>, isto é, <math>G=F(X)/\langle R\rangle^{F(X)}</math>, o subgrupo pelo qual estamos fatorando sendo o fecho normal do subgrupo gerado pelo conjunto <math>R\subset F(X)</math> de relatores. Seja <math>H</math> um subgrupo de <math>G</math> e seja <math>K</math> a pré-imagem de <math>H</math> em <math>F(X)</math>. Se <math>\theta:K\to F(W)</math> é um isomorfismo de <math>K</math> com o grupo livre sobre o conjunto <math>W</math> e se <math>T</math> é uma transversal ''qualquer'' de <math>K</math> em <math>F(X)</math>, então temos a apresentação <math>H\cong\langle W\mid S\rangle</math>, onde o conjunto <math>S</math> de relatores é <math>S=\big\{ (trt^{-1})^{\theta}\mid t\in T,r\in R\big\}</math>.


A demonstração é imediata pois temos a igualdade entre fechos normais <math>\langle R\rangle^{F}= \langle tRt^{-1}\mid t\in T\rangle^{K}</math>.
A demonstração é imediata pois temos a igualdade entre fechos normais <math>\langle R\rangle^{F}= \langle tRt^{-1}\mid t\in T\rangle^{K}</math>.

Revisão das 17h14min de 11 de fevereiro de 2020

O Teorema de Nielsen-Schreier é um importante resultado da Teoria dos Grupos que demonstra que todo subgrupo de um grupo livre é livre sobre algum conjunto.

Conjuntos fechados por prefixos

Seja um grupo livre sobre o conjunto . Um subconjunto de será dito fechado por prefixos quando para toda palavra , , reduzida como escrita, temos . Note que um subconjunto fechado por prefixos necessariamente contém a palavra vazia . (É verdade que o grupo livre é construído como o conjunto de classes de equivalência de palavras, mas é natural identificar uma classe com o único elemento em forma reduzida que contém.)

Transversais de Schreier

Se é um subgrupo do grupo livre , uma transversal à direita de em será dita transversal de Schreier quando for um subconjunto fechado por prefixos. É um fato que, dado um subgrupo de um grupo livre, existe uma transversal de Schreier correspondente.

O enunciado

Teorema. (Nielsen-Schreier)[1][2][3]

Seja um grupo livre sobre o conjunto e seja . Fixe uma transversal à direita para em e, dado um elemento , seja o único elemento de tal que . Assuma-se que . Então

  • O subgrupo é gerado pelo conjunto .

A cada elemento não-idêntico do conjunto dos , , associe um símbolo e forme o conjunto .

  • Se a transversal for uma transversal de Schreier, o epimorfismo que estende é um isomorfismo. Em outras palavras, o (sub)grupo é livre, livremente gerado por . Vale também que tem posto .

A substância do Teorema está no segundo item.

O Teorema de Schreier-Reidemeister

O Teorema de Nielsen-Schreier permite exibir uma apresentação de um subgrupo a partir de uma para o grupo que o contém. Para isso, temos o seguinte

Teorema. (Schreier-Reidemeister)

Seja o grupo apresentado , isto é, , o subgrupo pelo qual estamos fatorando sendo o fecho normal do subgrupo gerado pelo conjunto de relatores. Seja um subgrupo de e seja a pré-imagem de em . Se é um isomorfismo de com o grupo livre sobre o conjunto e se é uma transversal qualquer de em , então temos a apresentação , onde o conjunto de relatores é .

A demonstração é imediata pois temos a igualdade entre fechos normais .

É também imediato o seguinte

Corolário. São finitamente apresentáveis subgrupos de grupos finitamente apresentáveis que possuem índice finito.

Haja vista que o índice da pré-imagem será finito, implicando que o será também o posto da pré-imagem como grupo livre; além disso, .

Um exemplo

Seja e . De fato, . Afirmo que é um grupo Abeliano livre de posto , isto é, . Note que . Seja a imagem inversa de em (usar-se-á o mesmo símbolo para denotar um elemento de e sua imagem em ; esperadamente, não haverá confusão). Temos a transversal de Schreier para . Pelo Teorema de Nielsen-Schreier, é livre de posto , com a associação (estendendo-se a) um isomorfismo cuja inversa será denotada por . Calculando, temos , ,,, , , . Note que os elementos de obtidos de comprimento são permutações cíclicas uns dos outros, portanto são conjugados, logo constituem um conjunto de relatores redundantes, dos quais precisamos de apenas um; o mesmo vale para aqueles de comprimento . O gerador some. Temos daí que . Finalmente, e ; agora é fácil estabelecer, por exemplo, via Teorema de Von Dyck, um isomorfismo . Isso prova a afirmação inicial.

Referências

  1. ROBINSON, Derek J. (1996). A Course in the Theory of Groups. [S.l.]: Springer-Verlag 
  2. JR, Marshall Hall. The Theory of Groups. [S.l.]: AMS-Chelsea Publishing 
  3. MAGNUS, Wilhelm; SOLITAR, Donald; Karrass, Abraham. Combinatorial Group Theory. [S.l.]: Dover Publications