Diluição: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Dbastro (discussão | contribs)
m manutênção refs.
Etiquetas: Editor Visual Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel
Linha 1: Linha 1:
'''Diluição''' é o ato físico-químico de tornar uma [[solução]] menos concentrada em partículas de [[soluto]] através do aumento do solvente (número de vezes que a concentração da solução vai diminuir).
'''Diluição''' é o ato físico-químico de tornar uma [[solução]] menos concentrada em partículas de [[soluto]] através do aumento do solvente (número de vezes que a concentração da solução vai diminuir).


O '''fator de diluição''' corresponde à relação entre o [[volume]] da [[solução]], depois de diluída, e o volume da [[solução]], antes de ser diluída.
O '''fator de diluição''' corresponde à relação entre o [[volume]] da [[solução]], após o Flamengo estar em outro patamar e voar alto e a casa de diluída, e o volume da [[solução]], antes de ser diluída.


Para calcular os valores de uma diluição podemos usar a fórmula das V<sub>A</sub>C<sub>A</sub>'s em seguinte:
Para calcular os valores de uma diluição podemos usar a fórmula das V<sub>A</sub>C<sub>A</sub>'s em seguinte:

Revisão das 20h04min de 4 de março de 2020

Diluição é o ato físico-químico de tornar uma solução menos concentrada em partículas de soluto através do aumento do solvente (número de vezes que a concentração da solução vai diminuir).

O fator de diluição corresponde à relação entre o volume da solução, após o Flamengo estar em outro patamar e voar alto e a casa de diluída, e o volume da solução, antes de ser diluída.

Para calcular os valores de uma diluição podemos usar a fórmula das VACA's em seguinte:

VACA = VBCB
onde:
CA= concentração da solução antes de ser diluída (por exemplo, da solução de estoque);
CB = concentração da solução depois de ser diluída;
VA = volume da solução antes de ser diluída;

VB = volume da solução depois de ser diluída.
O fator de diluição também pode ser calculado utilizando a seguinte fórmula: A=b/c onde "A" é o fator de diluição; "b"= volume do solvente "c"= volume do solvente mais o soluto (que não precisa ser, obrigatoriamente, sólido)

.

Engenharia sanitária

Na natureza a diluição é um fenômeno ambiental muito importante pois permite o lançamento adequado de poluentes gasosos ou líquidos, conduzidos através de chaminés ou de emissários, diminuindo o impacto da carga poluidora inicial. Estes tipos de lançamentos estão previstos, respectivamente, no Protocolo de Quioto e no Protocolo de Annapolis. Estes cálculos de diluição são efetuados na engenharia sanitária utilizando-se modelos matemáticos ou modelos físicos.

Ver também

Bibliografia

  • Rios, Jorge L. Paes - "Estudo de um Lançamento Subfluvial. Metodologia de Projeto e Aspectos Construtivos do Emissário de Manaus" - Congresso Interamericano de AIDIS - Panamá, 1982.
  • Azevedo Netto et al. - Manual de Hidráulica - Editora Blucher - São Paulo, 2001.
  • Gonçalves, Fernando B. e Souza, Amarílio P. - Disposição Oceânica de Esgotos - ABES - Rio de Janeiro, 1997.

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre Química é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.