Transição de gênero: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Etiquetas: Editor Visual Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel
Etiquetas: Editor Visual Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel
Linha 3: Linha 3:


==Adequação==
==Adequação==
A transição de gênero, ou sexual, dura anos e é um processo dispendioso e muitas vezes traumático, mas que na maioria dos casos é a única solução. No passado tentou-se fazer o contrário, ao tentar adequar a [[mente]] ao corpo através de terapia comportamental e hormonal, o que redundou em grandes insucessos. A esmagadora maioria das pessoas transexuais e [[transgênero]]s que se submetem a uma transição completa relatam que finalmente encontraram a tranqüilidade que buscavam após anos de sofrimento em um “corpo que diziam não os pertencer”. Contudo, o processo não necessariamente culmina na [[Cirurgia de redesignação sexual]], já que esta dependerá das necessidades do paciente e de onde ele quer chegar. Um diagnóstico de disforia mal-feito pode levar a arrependimentos futuros.
A transição de gênero, ou sexual, dura anos e é um processo dispendioso e muitas vezes traumático, mas que na maioria dos casos é a única solução. No passado tentou-se fazer o contrário, ao tentar adequar a [[mente]] ao corpo através de terapia comportamental e hormonal, o que redundou em grandes insucessos. A esmagadora maioria das pessoas [[transgênero]] que se submetem a uma transição completa relatam que finalmente encontraram a tranqüilidade que buscavam após anos de sofrimento em um “corpo que diziam não os pertencer”. Contudo, o processo não necessariamente culmina na [[cirurgia de redesignação sexual]], já que esta dependerá das necessidades do paciente e de onde ele quer chegar. Um diagnóstico de disforia mal-feito pode levar a arrependimentos futuros.


==Transição paulatina==
==Transição paulatina==

Revisão das 13h28min de 6 de março de 2020

Transição de gênero é o período pelo qual uma pessoa passa no momento em que se submete a tratamentos hormonais e cirúrgicos para paulatinamente transformar suas características primárias e secundárias nas do sexo desejado. Por exemplo, pode ser o caso de uma mulher transgênero (atribuída como do sexo masculino ao nascer e em transição para mulher) ou um homem transgênero (atribuído como do sexo feminino ao nascer e em transição para homem. O objetivo da transição de gênero é adequar o sexo biológico ao típico da identidade de gênero.[1]

Adequação

A transição de gênero, ou sexual, dura anos e é um processo dispendioso e muitas vezes traumático, mas que na maioria dos casos é a única solução. No passado tentou-se fazer o contrário, ao tentar adequar a mente ao corpo através de terapia comportamental e hormonal, o que redundou em grandes insucessos. A esmagadora maioria das pessoas transgênero que se submetem a uma transição completa relatam que finalmente encontraram a tranqüilidade que buscavam após anos de sofrimento em um “corpo que diziam não os pertencer”. Contudo, o processo não necessariamente culmina na cirurgia de redesignação sexual, já que esta dependerá das necessidades do paciente e de onde ele quer chegar. Um diagnóstico de disforia mal-feito pode levar a arrependimentos futuros.

Transição paulatina

Atualmente, muitos médicos e terapeutas recomendam a transição paulatina, denominada método casulo, que é ir aos poucos mudando do sexo de origem para o escolhido, mas ainda vivendo discretamente no papel social do sexo de origem, sem chamar muito a atenção, para que assim traumas no convívio social sejam evitados ou abrandados.

Referências

  1. Brown, M. L. & Rounsley, C. A. (1996) True Selves: Understanding Transsexualism – For Families, Friends, Coworkers, and Helping Professionals Jossey-Bass: San Francisco ISBN 0-7879-6702-5

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre gênero é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.