Saltar para o conteúdo

Diferenças entre edições de "Destilação"

474 bytes adicionados ,  00h57min de 15 de março de 2020
sem resumo de edição
m (Desfeita(s) uma ou mais edições de 187.10.25.29, com Reversão e avisos)
Etiquetas: Editor Visual Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel
[[Ficheiro:Destilaria conhaque.jpg|thumb|Uma destilaria de [[conhaque]].]]
 
A '''destilação''' é ouma processotécnica de separação de [[mistura]]s. Em termos práticos, quando temos duas ou mais [[Substância|substâncias]] formando uma mistura líquida, a destilação pode ser um método para separá-las.
 
Um exemplo de destilação que remonta à antiguidade é a destilação de bebidas alcoólicas. A bebida é feita pela condensação dos vapores de álcool que escapam mediante o aquecimento de um mosto fermentado. Como o ponto de ebulição do álcool é menor que o da água presente no mosto, o álcool evapora, dando-se assim a separação da água e o álcool.
A destilação tem suas limitações. Não se pode separar [[azeótropo|misturas azeotrópicas]] por destilação comum.
 
Para o processo de destilação, usa-se um recipiente normalmente de vidro com a mistura dentro. Se aquece o recipiente e o liquido que tem o ponto de ebulição mais baixo evapora e vai para o [[Condensador]], um aparelho que tem um tubo na parte interna e outro na parte externa. Na parte externa, se coloca água, que resfria o tubo da parte interna e assim o gás la dentro [[Condensação|condensa]], assim se transformando em um líquido e caindo em um [[Erlenmeyer (balão)|Erlenmeyer]]. Assim, você terá um líquido da mistura em um recipiente e o resto da mistura em outro.
Destilação é o processo de vaporizar o líquido para depois condensá-lo e recolhê-lo em um outro recipiente.
 
'''Destilação fracionada''' é o produto de separação onde se utiliza uma coluna de '''fracionamento''' na qual é possível realizar a separação de diferentes componentes que apresentam propriedades químicas distintas, como o ponto de ebulição.
Utilizador anónimo