Aardman Animations: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Wow
Etiquetas: Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel
Wow
Etiquetas: Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel
Linha 21: Linha 21:
|presidente =
|presidente =
|vice-presidente =
|vice-presidente =
|principais pessoas = [[Peter Lord]]<br />David Sproxton<br />[[Nick Park]]
|principais pessoas = [[Peter Lord]]<br />David Sproxton<br />[[Nick Park]]<br />[[Barry Puvers]]
|num empregados =
|num empregados =
|produtos =
|produtos =

Revisão das 12h24min de 26 de março de 2020

Aardman Animations, Ltd.
Aardman-logotipo.png
privada
Atividade Animação em stop-motion, Animação em CGI, Animação em desenho
Fundação 1972
Fundador(es) Peter Lord
David Sproxton
Sede Bristol, Inglaterra
 Reino Unido
Los Angeles, Califórnia,
 Estados Unidos
Locais Manhattan, Nova Iorque
 Estados Unidos
Pessoas-chave Peter Lord
David Sproxton
Nick Park
Barry Puvers
Divisões Aardman Features
Aardman Digital
Aardman Commercials
Aardman Broadcast
Aardman International
Aardman Rights
Aardman Effects
Aardman 3-D Systems
Aardman Nathan Love
AardBoiled
Website oficial aardman.com

Aardman Animations, Ltd., também conhecida como Aardman Studios, Ltd., ou simplesmente Aardman, é um estúdio de animação britânico e nipo-americano localizado com sedes em Bristol, Inglaterra, Los Angeles, California e Manhattan, Nova York especializado na técnica stop-motion. O estúdio foi fundado em 1972 por Peter Lord e David Sproxton. Os seus trabalhos mais notáveis são a série de curtas-metragens de Wallace e Gromit e o filme Chicken Run (2000).

Início

O estúdio começou produzindo curtas-metragens para a televisão, especialmente para o Canal 4 da BBC. Os sucessos de audiência comprovou que o público comprovava a técnica e que os roteiros inteligentes mesclados com animações bem produzidas resultava em expectativas bem positivas. Mas, quando Peter Lord chamou Nick Park para terminar seu projeto de faculdade intitulado de Wallace e Gromit - Dia de Folga, o estúdio resolveu lançá-lo no Canal 4. O sucesso estrondoso fez do primeiro curta de Wallace e Gromit um sucesso total, sendo até indicado ao Oscar. Depois de vários curtas ainda produzidos para a televisão, Wallace e Gromit retornariam para o canal de televisão novamente com Calças Trocadas. O ganho do Oscar comprovou o sucesso estrondoso de um curta feito para a TV. Depois, Wallace e Gromit voltaram a TV com o curta Tosa Completa, com um roteiro bem escrito e com milhares de fãs já ganhos. Wallace e Gromit receberam outro Oscar, tornando o nome de Peter Lord e Nick Park mundialmente conhecido, além de contar com a presença de Peter Sallis como a voz de Wallace desde o primeiro curta lançado na televisão. Um dos trabalhos notáveis do estúdio é a série Shaun the Sheep.

Parceria

Em 1997 a Aardman assinou um contrato com a norte-americana DreamWorks Animation para co-produzir alguns de seus futuros filmes. O contrato deu início com o lançamento de Chicken Run (2000), que gerou, 5 anos depois de seu lançamento, o longa solo de Wallace & Gromit: The Curse of the Were-Rabbit (2005), que resultou em um estrondoso sucesso de bilheteria e mais um Oscar, totalizando já três apenas para a dupla que comissiona proteger seu bairro. Em 2006 foi lançado o filme Flushed Away, primeiro filme em CGI da produtora, que não se saiu tão bem nas bilheterias comparando aos outros dois enormes sucessos anteriores da Aardman. Isso levou a DreamWorks a cancelar o contrato com a Aardman, que fez a Aardman ser parceira de distribuição a Sony Pictures Entertainment até 2012. Desde 2015, a empresa está em parceria com a franco-britânica StudioCanal para produzir seus futuros filmes.

Filmografia

Filmes lançados
Próximos filmes
Séries de televisão
Curtas-metragens

Ligações externas